Andebol responde às derrotas com vitórias

Sp. Horta 28 Benfica 31

No Sábado passado, na sempre difícil deslocação aos Açores, o Benfica venceu o Sporting da Horta por 31-28, somando assim 3 pontos muito importantes para a Liga, numa altura em que vinha de duas derrotas consecutivas. Zaikin e Rui Silva, com 7 golos cada, foram os melhores marcadores do Benfica.

Benfica 24 ABC 23

Na noite de 4ªfeira o Pavilhão EDP recebeu uma emotiva e disputa partida, com o ABC a entrar melhor, fruto da soberba exibição de Carlos Ferreira, que aos 41 anos parece cada vez melhor na baliza do ABC. Eficazes, os bi-campeões nacionais foram sempre dominando o marcador, mas o Benfica não baixou os braços e voltou melhor para a segunda parte.

Expulsões originam reviravolta

Iam decorridos 11 minutos da 2ªparte, quando se deu o primeiro momento quente do jogo, quando Eduardo Ferreira agrediu Rui Silva. O árbitro, que não pareceu estar nada atento ao acontecimento, expulsou os 2 jogadores, que chegaram a vias de facto no túnel de acesso aos balneários. Este acontecimento despertou mais o Benfica e enervou estranhamente o ABC, sendo que o Benfica conseguiu passar o resultado de 17-19 para 20-19, e nos minutos seguintes até aos 23-20, tudo resultado de sucessivas falhas técnicas do ABC ou então por mérito de João Ferreirinho, um gigante nesta fase da partida.

Final alucinante

Mas à entrada dos últimos 5 minutos, e após um desconto de tempo, o ABC meteu 3 golos sem resposta, numa altura em que o Benfica parecia perder a calma. À entrada do último minuto Carlos Carneiro fez o 24-23, tendo o último minuto do jogo sido disputado sempre junto à área do Benfica. A 8 segundos do fim, quando Zelenovic se preparava para rematar, Zaikin impediu o gesto de forma ostensiva e foi também ele expulso com vermelho directo. Na marcação do livre de 9 metros o ABC jogou previsivelmente para Luís Bogas, que subiu e rematou contra o bloco (ou melhor, contra o muro!) de João Lopes, com a bola a sobrar para dentro da área onde Ferreirinho a segurou até se escoar os derradeiros segundos. Já com o jogo terminado, o descontrolado emocionalmente José Costa viu também o cartão vermelho por protestos. Arbitragem má, com maior prejuízo para o Benfica.

 

Na partida disputada na Horta, referente à 5ªjornada, alinharam e marcaram pelo Benfica: João Ferreirinho e Nuno Silva; João Lopes, João Pais (1), Zaikin (7), Cláudio Pedroso, David Mira, Luís Gomes (4), Luís Nunes (3), Carlos Carneiro (5), Rui Silva (7), Pedro Jerónimo (4) e João Antunes.

Relativamente ao encontro com o ABC:

Ficha de Jogo
SL BENFICA 24-23 ABC (10-13 ao intervalo)
Liga Halcon Viagens, 6ªJornada
Pavilhão EDP, cerca de 700 espectadores
Árbitros: Rui Tomás e Fernando Branquinho

Benfica: João Ferreirinho e Nuno Silva; Georgi Zaikin (7), Carlos Carneiro (5), Luís Gomes (3); Luís Nunes (5), Rui Silva (2) e Pedro Jerónimo (2). João Lopes e João Antunes.
Não jogaram: António Areia, Pavel Tsiunchyk, Claúdio Pedroso e João Pais.
Treinador: Alexsander Donner

ABC: Carlos Ferreira e Ivo Silva; Luís Bogas (4), Tiago Pereira (1) e Vladimir Zelenovic (4); Dario Andrade (7), José Costa (4) e Eduardo Gaifém. Eduardo Ferreira, Fábio Magalhães (2) e Hugo Rocha.
Não jogaram: Alberto Basto, José Rolo e José Rodrigues.
Treinador: Jorge Rito