Benfica começa play-off a ganhar

Reencontros

A tarde de Domingo no Restelo promoveu vários reencontros: os comandados de Alípio Matos apresentaram de inicio Majó, Jardel e Drula, todos ex-Benfica, além de Carlo e Guga. Adil Amarante, sem contar com o castigado Costinha e o lesionado Rogério Vilela, escolheu Bebé, Zé Maria, Gonçalo Alves, André Lima e Ricardinho.

11 minutos demolidores

A história do jogo resume-se basicamente aos primeiros 11 minutos, onde o Benfica chegou aos 0-3. Muito pressionante e objectivo na busca do golo, coube a André Lima abrir o activo, iam decorridos 4 minutos, através de uma desmarcação nas costas da defesa do Belenenses, que deixou o capitão com a baliza escancarada para aproveitar a bela assistência de Ricardinho. O Belenenses sentiu o golo e pouco depois deixou-se surpreender por um canto do Benfica, com Ricardinho a atirar à vontade para o 0-2. Defendendo muito bem, o Benfica chegou ao terceiro golo no contra-ataque: Amandus caminhou pela ala esquerda e fez um lindo chapéu ao GR Carlo. Grande pormenor individual do "gigante" do Benfica.

Reacção Belenense

Alípio pediu o seu desconto de tempo e trocou toda a equipa: entraram Pedro Caetano, Miguel Fernandes e Xavier (todos ex-Sporting), além de Marco Reis. E o que é certo é que o Belenenses conseguiu reagir e chegar ao golo, por Miguel Fernandes, na ressaca de uma excelente jogada individual do capitão Pedro Caetano. No entanto, o Benfica aprendeu com a falha defensiva e não concedeu mais liberdades, e das poucas vezes que o Belenenses desatou o nó, Bebé respondeu a grande altura.

4ºgolo e gestão de esforço

A abrir a 2ªparte, Ricardinho bisou (e já vão 41 golos no campeonato), novamente em contra-ataque, com André Lima a retribuir a assistência do primeiro golo do Benfica. Este golo teve o condão de acalmar o Benfica e obrigar o Belenenses a ir à procura do jogo. Contudo, a reacção dos visitados foi fraca, não mostraram capacidade para mudar o rumo dos acontecimentos, o que permitiu ao Benfica dominar a seu pelo prazer, e descansar durante largos minutos André Lima, Zé Maria e Ricardinho, numa altura em que Sidnei, Estrela e Jony criaram boas oportunidades de golo, com o "pontapé canhão" de Sidnei a estar por 2 vezes muito perto do golo. Nesta última fase do jogo, destaque ainda para o jogo inteligente de Gonçalo Alves, a comandar os seus colegas, dando à equipa a tranquilidade necessária para controlar a partida até final

Mostrar a Taça na Catedral e fechar a eliminatória no Sábado

No intervalo do Benfica-Académica, da 30ªJornada da Liga bwin, a secção de Futsal foi até ao centro do relvado da Catedral, para mostrar a Taça de Portugal conquistada em Gaia, na semana passada. Por outro lado, e numa altura em que todas as modalidades do Benfica já acabaram as suas épocas (falando de jogos oficiais), logo o futsal é a única modalidade em actividade, é a altura de apoiar a equipa rumo ao título. Assim, no próximo Sábado pelas 16h, o Benfica recebe o Belenenses na Luz. A vitória coloca o Benfica nas meias-finais, onde encontrará o vencedor da eliminatória entre Freixieiro e Sp.Pombal, que para já, sorri ao Pombal, que venceu em casa por 3-2. O Freixieiro precisa agora de 2 vitórias para seguir em frente, e tem o factor casa a seu favor. Nos outros jogos da eliminatória, Fundação e Sporting venceram Alpendorada e Olivais, respectivamente, e podem agora em casa selar a passagem às meias-finais.

Ficha de jogo
Campeonato Nacional da 1ªDivisão - Play-Off - Quartos de Final - 1ºjogo
CF "OS BELENENSES" 1 - 4 SL BENFICA (1-3 ao intervalo)
Pavilhão Acácio Rosa, Restelo
Árbitros: Leandro Siopa e Alberto Pereira

Belenenses: Carlo Cardoso; Majó, Drula, Jardel e Guga. Miguel Fernandes (1), Pedro Caetano (cap), Xavier, Marco Reis, Canina e Ricardinho.
Não jogou: Nuno Almeida.
Treinador: Alípio Matos

Benfica: Bebé; Zé Maria, Gonçalo Alves, André Lima (1, cap) e Ricardinho (2). Amandus (1), Sidnei, João Marçal, Estrela e Jony.
Não jogaram: Zé Carlos; Renan.
Treinador: Nélito (por castigo de Adil Amarante)

Disciplina: Cartões amarelos a Guga, Marco Reis e Miguel Fernandes; Zé Maria.

Marcha do marcador: 0-1 André Lima (4'); 0-2 Ricardinho (8'); 0-3 Amandus (9'); 1-3 Miguel Fernandes (12'); 1-4 Ricardinho (22').