Crónica: Um vazio de euros na carteira...

Submitted by K_POBORSKY on
Ao fim de dois jogos na SuperLiga, os «encarnados» somam já duas vitórias, o que dá um total de seis pontos, os suficientes para que a turma da Luz parta para a terceira jornada deste campeonato na primeira posição, lugar este que os adeptos desejam certamente no final do campeonato, para que possam festejar o título que há muito foge da Luz.

Esta sábado na Luz o Benfica estreou-se na SuperLiga em casa, frente ao Moreirense e para dar apoio à equipa, estiveram cerca de 25 mil adeptos. Foram poucos certamente, tendo em conta que este era o jogo que marcava o arranque da SuperLiga na Luz, acontecimento que costuma causar grande curiosidade por parte dos adeptos. O facto do jogo ser transmitido em directo na TVI e por nos encontrár-mos em Setembro, poderá ter sido a causa ou as causas do fracasso na assistência.

Setembro é também o mês do regresso às aulas para muitos alunos, o que implica grandes custos na aquisição de livros, custos estes suportados pelos pais, que decidem por vezes assistir aos jogos pela televisão, ao invés de gastarem dinheiro no ingresso de acesso.

Mas muitas vezes são também os preços dos bilhetes que afastam os adeptos dos estádios portugueses. Sabe-se que o nível de vida em Portugal não é dos piores, mas também não é certamente dos melhores e para tal basta comparar-mos os salários nacionais com os do país vizinho.

{mostrarimagem("Sictvi.jpg","right","A televisão roubou adeptos aos estádios")}Com a construção dos novos estádios, surgiram novos serviços e maior comodidade, é certo, mas porque não reduzir os preços dos bilhetes, para que a procura seja maior, tirando assim os clubes um maior proveito. Pois neste caso parece que o negócio das antigas lojas dos 300$ (hoje em dia 1,50 euros) resulta. Pois o facto do produto ser mais barato leva ao consumidor, adquirir em maior quantidade e já viu o que seria um chefe de família decidir levar consigo a família ao estádio para assistir a um espectáculo, em vez de se decidir a prosseguir sosinho?...

Pois se tomar-mos como exemplo a última partida na Luz frente ao Moreirense, constatamos que 19 euros era o preço mais baixo para se poder assisitr ao encontro. Coloca-se então novamente a questão: Não será um pouco puxado para um jogo frente a um modesto clube do norte, num jogo que até é transmitido em sinal aberto de televisão?

Certamente que seriam mais de 25 mil adeptos se os ingressos tivessem um preço mais acessível às carteiras dos portuguêses. É que actualmente assistimos a um vazio de euros nas carteiras e a a continuar assim, a situação tende a agravar-se. Resta então apelar aos altos responsáveis do futebol nacional para que pensem em baixar o preços dos bilhetes para que o povo português possa aproveitar o fim-de-semana para esquecer o stress do trabalho e poder assim assistir no estádio aos jogos das suas equipas.

O Benfica não foge à regra e neste ano em que se deseja o título, é cada vez mais exigido o apoio dos adeptos e para que tal aconteça, vamos lá a rever os preços dos bilhetes sr. presidente...

Crónica de Rafael Santos - SL-Benfica.com