Escolas A: Benfica 5-0 Foot 21

Também os Escolas “A” na 2ª Fase do seu Distrital, tinham hoje pela frente o adversário mais complicado da Série, o Foot 21. Uma equipa que tradicionalmente apresenta boas formações, que ainda na época passada este na Final Four e, já este ano, tinha derrotado os “encarnados” na pré-temporada. Seria de esperar, por isso, um jogo emotivo, bem mais competitivo do que acabaria por ser, muito devido à qualidade de jogo apresentada pelo Benfica, que não deu grande margem de manobra aos visitantes.



Logo aos 58 segundos, Carlos Lopes, num remate cruzado, abriu a contagem a favor das “águias”. O mesmo Carlos Lopes dispôs, minutos depois, de uma bela ocasião para aumentar a vantagem mas o remate saiu por cima. O nível exibicional apresentado pelos Pupilos de João Tralhão era elucidativo da sua superioridade, sobretudo ao nível da intensidade de jogo, marca característica das equipas do técnico. Situação essa que trouxe golos, ocasiões de golo e muitas oportunidades. Aos 8 minutos, Fernando Araújo, no seguimento de um lance de insistência de João Carvalho, atirou forte para o segundo golo do Benfica.


Francisco Rodrigues "Kiko" em bom lance individual

João Carvalho minutos depois, foi o primeiro jogador do Benfica a encontrar um novo adversário pela frente: os postes da baliza do Foot 21. Sim, vai ler bem, 7 remates que encontraram a barra e os postes da baliza visitante. O Benfica mostrava boa organização ofensiva, mas também muita facilidade nas transições defensivas, como ficou bem evidente num corte exemplar de Denis Martins a evitar o golo dos visitantes à passagem do quarto de hora. O melhor golo da manhã acabaria por surgir aos 17 minutos, num canto curto cobrado por João Carvalho. O avançado “encarnado” foi receber mais à frente e aplicou um forte pontapé que entrou no lado oposto, num golo de belo efeito.

Estava endiabrado João Carvalho, mas a barra da baliza contrária tirou-lhe novo golo, ficando a contagem em três a zero ao intervalo.

Por mais cinco vezes, “águias” viram os ferros evitarem goleada expressiva

Segunda parte em tudo idêntica à primeira. O Benfica a manter o pressing forte, em cima do seu adversário, conseguindo muitas recuperações de bola, lançado rapidamente nas Alas onde procurava dar seguimento aos lances ofensivos. O “maestro” da equipa, Kiko, jogador com algumas semelhanças ao nível técnico com David Simão, ia pautando bem o jogo e rematando também bem, enviando por duas vezes, a bola ao travessão da baliza do Foot 21.


João Carvalho na finta

Novidade na segunda metade era a inclusão de Herson Alves, que assim que entrou, correu forte numa boa combinação com um companheiro e atirou cruzado para o quatro a zero. Minutos depois, Herson ofereceu o quinto golo a João Carvalho, que, hoje, novamente, mostrou excelentes apontamentos.

O Benfica venceu de forma justíssima, embora o resultado peque por escasso face ao que foram as imensas oportunidades criadas pela equipa “encarnada”. Para a semana, há Torneio de Carnaval!


Denis Martins, tranquilo, a sair a jogar

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com.