Escolas A dão "show" no Luxemburgo

Benfica continua o seu brilhante desempenho



Depois da vitória por 3-2 no terreno do Belenenses, os Escolas A do Benfica seguiram de imediato viagem para o Luxemburgo, onde disputaram durante dois dias (Domingo e Segunda-Feira) nove jogos. Actualmente na primeira posição do campeonato, os Escolas A do Benfica, a realizarem um campeonato de extrema qualidade, venceram de forma categórica o “Hesperange Eurocup Alphonse Theis”.

Depois de só terem chegado ao Luxemburgo já de madrugada, os jogadores encarnados tinham jogo pelas onze da manhã, frente ao Kwillburgo. Os encarnados não fizeram por menos, e venceram por 7 golos em resposta, com André Horta, Daniel Gama, Filipe Ferreira, Sebastião Castela, Fernando Gonçalves e Gonçalo Guedes por duas vezes, a inserirem o seu nome no registo de golos do encontro.

Sem descanso, e em partidas de 12 minutos muito intensas, os encarnados disputaram mais quatro jogos no Domingo, onde venceram o HMM-Benfica (filial do Sport Lisboa e Benfica no Luxemburgo) por 2-0 com golos de Sebastião Castela e Tiago Dias, seguindo-se uma vitória frente ao Swist1 por 2-0, marcando Filipe Ferreira e João Filipe e uma vitória frente ao Beetenburg por 1-0 com o golo solitário a ser apontado já no derradeiro 12º minuto, por Sebastião Castela, num jogo extremamente emocionante. No jogo seguinte, frente ao Westerlo, um clube com imensa tradição no Torneio, os encarnados sofreram o único golo em 9 jogos, conseguindo um empate que soube a pouco, pelo que foi o desempenho dos jogadores portugueses em todo o desafio.

Ontem, segunda-feira, o Benfica teria de disputar mais quatro jogos, antes da aguardada final. Frente ao Coblense, os encarnados conseguiram vencer por 1-0, golo de André Horta. No jogo seguinte, frente ao Dudelange, Gonçalo Guedes apontou os dois golos com que os encarnados venceram o desafio. Sempre com uma grande intensidade de jogos, o Benfica disputaria ainda mais dois desafios frente a Swist2, que bateu por 2-0, golos de André Horta e João Filipe e o Rostock, um jogo extremamente complicado, por 2-0, com dois golos de muita qualidade, apontados ambos ao primeiro poste, de cabeça, por Pascoal João e Ruben Santos.

A final da prova, frente ao Westerlo, já com duas partes de vinte minutos, foi extremamente intensa, tendo o Benfica chegado ao primeiro golo já no decorrer da segunda parte, por intermédio de André Horta. Aos 38 minutos, Pascoal João, acabaria por fechar as contas do marcador, com os encarnados a festejarem uma saborosa e espectacular vitória no Torneio.

A prestação dos encarnados na prova foi de enorme qualidade, tendo merecido inclusivamente honras no “Le Quotidien”, com a seguinte frase: “Benfica c’est le espectacle”.

O técnico da equipa, João Tralhão, em declarações ao Serbenfiquista, elaborou o seguinte comentário em relação ao torneio:

“Começámos o torneio com uma excelente qualidade, uma atitude muito forte, concentrados e fundamentalmente empenhados, por um lado, em cumprir os objectivos específicos que definimos com a participação neste torneio e também para poder oferecer a todos os portugueses em geral e benfiquistas, em particular residentes no Luxemburgo, uma vitória!

Ao longo desta prova, com uma densidade de jogos muito acentuada, a regularidade das nossas performances foi um factor decisivo no desnível que criamos em relação às equipas adversárias que demonstraram igualmente excelentes níveis competitivos.

Na final defrontámos a equipa que havia empatado connosco na 1ª fase da prova, a equipa belga do Westerlo. Apesar do adversário apresentar um excelente nível qualitativo e competitivo, a nossa força, ambição, atitude e qualidade fez com que o controlo e domínio do jogo fosse da nossa equipa, criando muitas situações de finalização e anulando as situações de perigo no nosso meio-campo defensivo.

Fecho o meu comentário à nossa participação no torneio deixando, em 1º lugar, uma palavra de reconhecimento à importância do trabalho das pessoas que nos acompanham diariamente no sentido de promover as melhores condições e aprendizagens para os nossos atletas e, em 2º lugar, um muito obrigado a todos os acompanhantes e em geral aos portugueses do Luxemburgo e em particular aos membros da casa do Benfica local que tudo fizeram para que a nossa estadia e participação neste torneio fosse fechada com sucesso!

Nada começa aqui, nada termina aqui. Foi mais um momento para podermos aumentar a qualidade das nossas aprendizagens numa perspectiva de continuidade.”

Parabéns aos campeões. Eles são: Rafael Conceição, Rafael Lopes, João Filipe, Pascoal João, Tiago Dias, Ruben Santos, Daniel Gama, Gonçalo Guedes, Filipe Ferreira, Sebastião Castela, André Horta e Fernando Gonçalves.

A qualidade destes jogadores é enorme e os resultados estão à vista de todos. Sábado, em Alfragide, frente ao Foot21, os rapazes disputam a quarta jornada da Fase Final do Distrital de Escolas, onde se espera que consigam mais uma vitória, caminhando a passos largos para o desejado título. O apoio dos benfiquistas será fundamental!



André Sabino.