José Antonio Camacho

Fernando Santos demitido

A imprensa escrita diária já dava conta esta manhã da instabilidade vivida no Benfica, e cuja consequência podia ser a saída de Fernando Santos. Assim foi já sem espanto que ao fim da manhã o Sport Lisboa e Benfica comunicou oficialmente a saída de Fernando Santos e do seu adjunto Jorge Rosário. Já da parte da tarde, o técnico deslocou-se ao Seixal para se despedir do plantel, tendo prestado breves declarações, declarando-se "surpreendido", mas "não magoado" com a decisão da Direcção encabeçada por Luís Filipe Vieira. Fernando Santos remeteu mais explicações para os próximos dias, tendo o treino da tarde sido conduzido por Fernando Chalana.

José Antonio Camacho contratado

Rapidamente surgiu o rumor e rapidamente se confirmou. Camacho está de regresso ao Benfica, 3 anos depois de ter saído para o Real Madrid, de onde viria a sair mês e meio volvido, fruto de discordância total com o modelo de gestão do clube. Camacho manteve-se sem treinar até então, tendo estado envolvido nas eleições do Real Madrid no Verão passado, onde era apontado como director-geral dos merengues, na lista que foi derrotada à tangente pela actual presidência. Camacho regressa assim, depois de ano e meio ao leme do Benfica, entre 2002 e 2004, onde se destacaram momentos simbólicos como a despedida da velha Luz para a inauguração da nova Catedral, como a tragédia de Miki Féher e claro, a saborosa conquista da Taça de Portugal em 2004, ao FC Porto campeão europeu.

As primeiras palavras

Camacho chegou pouco antes das 20h a Portugal, tendo falado por breves instantes aos jornalistas presentes no aeródromo de Tires. Camacho afirmou: "Estou muito contente, mas amanhã falamos melhor. Sim, a amizade teve um papel importante neste regresso, mas também sou benfiquista e tive agora a oportunidade de voltar". O novo técnico, quando questionado sobre o reforço da equipa, referiu "é uma possibilidade que haja reforços, mas o Benfica tem jogadores de grande qualidade. O objectivo é o título? Sim, vamos tentar conquistá-lo. Como todos... Os adeptos sabem que estamos aqui para trabalhar com seriedade". Nas restantes palavras, Camacho referiu ainda que vai trabalhar com a equipa técnica da sua confiança (Pepe Carcelén, o seu adjunto, está também já de volta ao Benfica), sendo por isso ainda de esperar algumas movimentações na equipa técnica nos próximos dias.

Apresentação e... trabalho!

Terça-feira pelas 10h30 da manhã decorrerá no Caixa Futebol Campus a apresentação aos jornalistas do novo treinador. Por essa razão, o treino foi adiado para a tarde, de modo a que Camacho já esteja ao leme. E muito trabalho vai ter o espanhol, com um jogo do campeonato já no Sábado, frente a um motivado Guimarães, seguido da deslocação a Copenhaga, onde o Benfica joga uma grande parte da época. Além do trabalho dentro do campo, há também muito trabalho para fazer fora dele, numa altura em que faltam 11 dias para fechar o mercado.