Juvenis A: Marítimo 0-2 Benfica

Campo Complexo Desportivo do Andorinha, cerca de 150 pessoas a assistirem a mais um jogo do grupo.



O Benfica apresentou duas surpresas, desde logo a ausência de André Soares que não entrou como titular porque João Couto decidiu fazer uma gestão do plantel. A outra ausência foi a de Pedro Eugénio. Deste modo o Benfica apresentou-se da seguinte forma: na baliza Hugo Figueiredo, quarteto defensivo composto por Águamel à direita e Ricardo Caetano na esquerda e o eixo defensivo esquerdo e direito, respectivamente, pelo capitão João Pereira e o sub-capitão Abel Pereira.
No meio-campo jogou no vértice mais recuado Vítor Pacheco, como médio interior direiro Lassana Camará, como interior esquerdo Leandro Pimenta e os três homens da frente preenchidos por Toumany na extrema direita, David Simão na extrema esquerda e o avançado centro, Rui Ferreira.

O Marítimo apresentou-se com Jesus, César, Hélder, Tiago, Nuno, Jonas, Graça, Sérgio, Pestana, Michael e Sardinha(C).




O Benfica entrou muito forte no encontro, desde cedo a pressionar muito e a procurar rapidamente o golo, depois de uns primeiros minutos um pouco atabalhoados, o Benfica estendeu o seu jogo e chegou logo aos 17 minutos ao primeiro golo, o primeiro lance de golo iminente, termina mesmo nisso. Um pontapé mal executado pelo guarda-redes maritimista permite que Toumany ganhe o ressalto e vá numa cavalgada triunfante que só parou no fundo das redes da baliza do Marítimo. 0-1 e Toumany sambou(de sambar, lol).

Toumany que aos 31 minutos ia acabar por ver o amarelo por tentar marcar um golo à Maradona(com a mão) só acertou de raspão mas valeu-lhe o cartão.

2 minutos volvidos do amarelo, e o Benfica sempre a trocar muito bem a bola, podia ter feito o 2º golo, Camará pega na bola e à entrada da área remata com muita força para defesa apertada de Jesus que cedeu canto.

Até ao intervalo o Benfica ainda ia criar mais 2 lances de grande perigo, o primeiro protagonizado por Águamel, das poucas vezes que subiu o lateral recebeu um passe de Camará e dentro da área, tira um adversário do caminho e dispara para mais uma defesa apertada do guardião verde-rubro. O segundo lance acontece do lado esquerdo, grande jogada de Ricardo Caetano que já dentro de área dá atrás para David Simão que à entrada da área chuta para fora.





Intervalo. O Benfica dominou, trocou muito bem a bola e o Marítimo não criou nenhum lance de perigo.

Na segunda parte o Benfica entrou determinado em marcar cedo, nos primeiros 10 minutos da segunda parte o Benfica cria logo 4 lances de perigo para a baliza do Marítimo. A primeira em boa combinação entre Toumany e Rui Ferreira que acaba com o remate deste último para boa defesa. A segunda pela esquerda, mais uma combinação desta feita entre Ricardo Caetano e David Simão que acaba com um cruzamento para a área que Toumany não consegue fazer a emenda. A terceira, mais uma vez com Toumany na jogada a fazer um remate muito perigoso que passa a rasar o poste direito. E a quarta jogada, com…adivinhem lá? Toumany a amortecer a bola para à entrada da área Camará efectuar um remate portentoso mas que só passou perto.



O próximo lance de perigo do Benfica culmina em golo, 60 minutos, tudo começou onde acabou, Toumany amorteceu mais uma vez a bola para Camará que desta feita passou para Rui Ferreira e o avançado encarnado bastante inteligente espera que Toumany se desmarque, passa-lhe a bola e já dentro de área Toumany fuzila Jesus. E mais uma vez houve samba.




O Benfica a partir do 0-2 acalmou e limitou-se a trocar a bola, e aproveitou por isso para rodar os jogadores, aos 62 minutos sai David Simão e entra André Soares e aos 70 minutos sai Rui Ferreira e entra João Carmo.

Com o meio-campo refrescado o Benfica cria aos 74 minutos a última jogada de perigo antes do jogo terminar. André Soares passa para Camará e este à entrada da área mas descaído para a direita, finta um jogador passando-lhe a bola por cima da cabeça e sem deixar a bola cair no chão desfere um remate muito forte mas que passa um tudo nada ao lado.

Aos 76 minutos, sai Toumany para os aplausos e entra Daud Machude.

Foi um excelente jogo por parte das jovens águias, esta equipe demonstra uma maturidade em campo incrível. Queria destacar…todos, todos jogaram bem, mas houve um que se evidenciou mais que os outros sobretudo pelos quilómetros que percorreu, Lassana Camará, ele fez tudo defendeu muito bem, recuperou bolas, atacou ainda melhor enfim…é uma força da Natureza!

Flash-Interview

João Couto

-O Que achou do jogo?

JC- Achei que jogamos bem, num campo aqui na madeira que se impunha defender muito bem sair para o contra ataque organizar bem o jogo a meio campo num jogo mais directo e mais apoiado que foi aquilo que fizemos e penso que jogamos bem, de relembrar que o marítimo não criou uma única oportunidade de golo, nos não fizemos um jogo muito brilhante mas jogamos de uma forma objectiva e pratica porque o nosso objectivo era estar na terceira fase e conseguimo-lo hoje a 2 jornadas do fim o que para nós é muito bom.


-Mesmo sem a nossa peça fundamental que é o André Soares, a equipa não sentiu a sua ausência

JC- Não, o André jogou, jogou no fim era sempre uma solução para entrar, nós não nos podemos esquecer que vamos ter 3 jogos em tão curto espaço de tempo tivemos jogo no domingo, tivemos hoje e vamos jogar no próximo domingo e é preciso fazer alguma gestão de esforço do plantel o Soares estava disponível para entrar mais cedo como opção de jogo, mas não foi necessário estávamos a ganhar e conseguimos os nossos objectivos. Seja o Soares seja outro tem de ser sempre o Benfica em primeiro lugar e o colectivo.


Rui Ferreira

- Sentem-se preparados para a 3ª Fase?

RF- Acho que sim, tivemos uma segunda fase não muito competitiva mas com os nossos treinos e com a nossa vontade de ganhar o campeonato nacional acho que vamos estar preparados para enfrentar as dificuldades da 3ª Fase.


Toumany

- Esta contente por marcar os dois golos da vitória?

T- Estou muito contente por ter marcado os dois golos pelo Benfica, hoje era importante ganhar para assegurar a passagem a 3ª Fase e por isso estou muito, muito contente pela equipa.

Texto : Pedro Botelho
Fotografias e flash-interview : Gonçalo Costa e Silva