La Louviére 1 - 1 SL Benfica: «Loubos» intimidaram o voo das «águias»

Submitted by K_POBORSKY on
No regresso do Benfica à Taça UEFA, depois de falhada a oportunidade de continuar na Liga dos Campeões, a turma de Camacho deslocou-se esta quarta-feira à Bélgica onde defrontou o La Louviére. Numa partida que se aparentava fácil para os «encarnados», o resultado não foi o mais desejado para as hostes benfiquistas.

A equipa da casa nada tinha a perder neste embate com uma equipa grande na Europa, tal como afirmou no decorrer da semana, o seu treinador, Ariel Jacobs, e os «loubos» entraram em campo determinados em vencer a partida, mas ainda assim, coube ao Benfica a primeira oportunidade golo por intermédio de Simão Sabrosa que atirou por cima da baliza adeversária. Simão, que hoje voltou a envergar a braçadeira de «capitão» por decisão do técnico Camacho.

Os belgas apostavam claramente no contra-ataque e tentavam utilizar a velocidades dos seus atacantes para tentar surpreender a defesa do Benfica. Até que, aos 14 minutos, surgiu o primeiro golo, muito consentido pelo Benfica, com Sokota, no meiocampo, a fazer um passe disparatado que caiu nos pés de um jogador belga. Este lançou a bola para a frente e quando Luisão tentou cortar o lance, acabou por colocar o esférico nos pés de Odemwingie, que aproveitou a «oferta» para inaugurar o marcador.

Só aos 21 minutos o Benfica teve de novo oportunidade de reduzir a desvantagem por intermédio de Sokota, mas o remate saiu à figura de Proto. Os belgas por sua vez, mostravam ambição - algo que faltou ao Benfica - e, aos 25 minutos, podiam ter alcançado o segundo tento da noite. Odemwingie surgiu em boa posição, rematou forte, mas Moreira estava no sítio certo e evitou o pior. Os minutos iam passando e o Benfica mostrava alguma descoordenação na defesa, um meio-campo previsível e um ataque muito desorganizado.

No segundo tempo da partida, o Benfica entrou com outra atitude, isto é, com mais vontade em marcar. E foi precisamente neste período, que a turma de Camacho chegou ao golo do empate, após jogada de Miguel. Simão surgiu sem marcação e fez o golo do empate. Este foi o melhor momento da equipa portuguesa, que não dava espaços aos belgas e tentava chegar ao segundo golo. Mas, aos 59 minutos, o La Louvière podia ter marcado o segundo golo, num lance rápido de contra-ataque, com Ricardo Rocha, o melhor elemento da defesa encarnada, a cortar, no último segundo, o remate de Odemwingie. A partir deste momento, o jogo passou a ser muito mais aberto, com os lances de perigo a sucederem-se junto das balizas, mas sem que nenhuma das equipas conseguisse marcar.

O jogo terminou então com um empate amargo e se o Benfica deseja mesmo continuar em frente e passar à segunda ronda da prova, terá de mudar de atitude, na partida da segunda mão, que se realizará no Estádio do Bessa.

FICHA DE JOGO:

Árbitro: Iouri Baskakov (Rússia)
LA LOUVIÈRE - Proto; Blay, Siquet, Onyewo e Vervalle; Mamouni e Arts, Odemwingie, Djamba Shango (Klukowsi, 70 m) e Ishiaku; Murcy.
SL BENFICA - Moreira; Miguel, Argel, Luisão e Ricardo Rocha; Petit e Tiago; Geovanni (Anderson, 74 m) e Simão; Sokota (Carlitos, 63 m) e Fehér.
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: 1-0, Odemwingie (14 m); 1-1, Simão (52 m)
Cartão amarelo a Djamba Shango, Mamouni, Anderson e Petit