Liga: Benfica cede empate frente ao Sporting

Submitted by K_POBORSKY on

Um grande golo de Fabrizio Miccoli estancou a impressionante entrada em campo do Sporting, coroada com um golo de Liedson a aproveitar um deficiente posicionamento defensivo de Nélson. Sem o importantíssimo contributo de Simão Sabrosa, o jogo praticamente que terminou à hora de jogo, voltando-se a evidenciar as tais carências físicas e psicológicas que tão bem caracterizam as equipas de Fernando Santos. O Sporting pareceu conformado com o resultado, tal como o demonstrou o treinador do Benfica ao fazer alterações tardias e insuficientes. É isto que se tornou a equipa de 2006/07: conformada, descrente, estourada, com reduzido poder de fogo e que carburou apenas com os arranques de Petit, Léo, Rui Costa e Miccoli.

Pedro Henriques, um dos melhores árbitros portugueses, perdoou a expulsão a Caneira por duas vezes – ao agarrar Miccoli de forma evidente, sendo o último defesa; depois, já com um amarelo resultado desse mesmo agarrão, ao ceifar Karagounis num perigosíssimo contra-ataque. O árbitro de Lisboa falhou noutros lances a nível técnico e até disciplinar, de um lado e do outro, mas o jogo poderia ter tido outro rumo se o vermelho tem saído do bolso aos 8 minutos. O derby até foi bem jogado e sem quezílias, não havia necessidade de comprometer de forma tão grosseira.

Individualmente há a destacar as grandes exibições de Léo, Petit e Fabrizio Miccoli. O pequeno lateral-esquerdo terá sido o melhor jogador em campo, demonstrando uma classe que, de longe, o eleva ao melhor jogador da Liga Portuguesa na sua posição. Defendeu de forma brilhante e foi dos mais esclarecidos a atacar. Petit, mesmo lesionado, fez um grande jogo e continua a confirmar-se como um dos jogadores mais importantes da última década de Benfica. O italiano foi, também, dos melhores. Marcou um belo golo, e apresentou-se como o único que fez mexer o ataque encarnado. Nélson e Nuno Gomes voltaram a exibir-se muito aquém do que é exigido a um atleta do Sport Lisboa e Benfica.

O resultado final deixa tudo na mesma, no que diz respeito ao título, e terá confirmado o 3º lugar para o Benfica. Apesar de um cabeceamento perigoso de Miccoli no segundo tempo, a justiça do empate é indiscutível… até porque houve apenas um par de defesas difíceis por parte dos dois guarda-redes. Mais uma vez o Benfica deixa-se subjugar na primeira parte, tendo de partir para cima do adversário de forma atabalhoada, para tentar conseguir a vitória. Tal situação afigura-se preocupante e urge corrigir um erro recorrente. É, também, inadmissível que só se tenham feito duas substituições na equipa, a última das quais aos 80 minutos. Na próxima jornada o Benfica defronta a Naval, uma boa oportunidade para voltar a vencer em casa… 4 jogos depois!

Crónica de Pedro Neto

Ficha de Jogo:

27ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

SL BENFICA – Quim; Nélson, Anderson, David Luiz e Léo; Petit (Mantorras, 80 m); Katsouranis, Rui Costa e Karagounis; Nuno Gomes (Manú, 68 m) e Miccoli.

SPORTING – Ricardo; Abel (Pereirinha, 65 m), Caneira, Polga e Tello; Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Tonel, 87 m) e Nani; Yannick (Alecsandro, 65 m) e Liedson.

Disciplina: Amarelos a Caneira (8 m), Miccoli (38 m), Anderson (74 m) e Pereirinha (87 m).

Golos: 0-1, Liedson (2 m); 1-1, Miccoli (23 m).