Luz Silenciada

Submitted by Pedro Neto on

Ao ser derrotado na Luz, pela primeira vez na Liga Bwin, o Benfica hipotecou de forma quase decisiva as possibilidades efectivas da conquista do título de 2007/08. A oportunidade, para reduzir a diferença para o líder, era de ouro mas a equipa acabou por acusar a pressão e permitiu que o FC Porto subisse a sua vantagem para 7 pontos. O Benfica até entrou bastante bem no jogo, dando a ideia que iriam aparecer os saudosos 15 minutos à Benfica. E eles apareceram em versão moderna, o que subentende pior, mas com um deficit gritante na finalização. Logo no 1º minuto, Nuno Gomes aparece isolado mas permite a recuperação de Pedro Emanuel… e o lance só dá canto. E a primeira parte do Benfica, em jogo corrido, foi apenas isto. O FC Porto acabou por conseguir assumir as despesas do jogo e deixou o Benfica a ver jogar até ao intervalo, acabando por marcar na sua 3ª grande oportunidade de golo – já Tarik tinha rematado ao lado do poste (32 m), e Lisandro permitido a defesa de Quim (41 m). Ricardo Quaresma aproveita o momentâneo desposicionamento defensivo do Benfica e, com uma finta genial, tira David Luiz do caminho, ficando com todo o espaço para, de trivela, desfeitear Quim.

Na segunda-parte, o Benfica, jogando em casa, aproveitou o recuo do adversário e impôs o seu futebol, apenas sofrendo alguns calafrios em contra-ataques esporádicos. Apareceram várias oportunidades de golo mas Hélton, ou o contínuo desacerto dos avançados encarnados, impediram o empate. Freddy Adu, lançado por Camacho na 2ª parte, teve, mesmo, a melhor oportunidade dos segundos 45 minutos mas o remate foi bem blocado pelo guarda-redes azul-e-branco (78 m). É certo que ainda faltam 18 jornadas para o término da Liga, mas será necessário um Benfica quase perfeito para dar a volta aos acontecimentos, e impor-se como real candidato ao trono do Futebol Português. O excesso de juventude, com a consequente inexperiência, tem prejudicado a equipa e a falta de aproveitamento de Nuno Gomes e Cardozo, os avançados mais utilizados, tem condicionado os objectivos do clube. Nada a apontar ao público benfiquista da Luz que, mais uma vez, esteve presente em bom número... mas voltou a abandonar o estádio bastante desiludido. E as más notícias não ficam por aqui, já que Cristián Rodríguez se lesionou no decorrer da partida e estará de fora do importante jogo da Champions League, contra o Shakhtar Donetsk, que irá ditar o futuro do Benfica nas Competições Europeias.

Ficha do Jogo:

12ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão, David Luiz e Léo; Petit e Katsouranis (Cardozo, 64 m); Maxi Pereira (Di María, 70 m), Rui Costa e Cristián Rodríguez; Nuno Gomes (Freddy Adu, 78 m).

FC PORTO: Hélton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção e Raúl Meireles (Bollati, 80 m); Tarik Sektioui (Hélder Postiga, 60 m), Lisandro López e Ricardo Quaresma (Mariano González 68 m).

Disciplina: Amarelos a Fucile (43 m), Tarik (52 m), Katsouranis (62 m), Di María (75 m) e Helton (86 m).

Golos: 0-1, Quaresma (42 m).