Mega-Operação nova «Catedral»: SL-Benfica.com conta-lhe tudo sobre a noite histórica

Submitted by K_POBORSKY on
A nova Luz foi «acesa» oficialmente ás 20h15

Passavam 15 minutos após as 20 horas do dia 25 de Outubro de 2003. Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Senhor Dr. Jorge Sampaio inaugurou oficialmente o novo Estádio, descerrando a placa colocada no átrio da entrada principal do Estádio da Luz. O acontecimento foi transmitido em directo na TVI e também no interior do Estádio, para que todos os adeptos presentes nas bancadas pudessem assistir a este acto histórico na vida do clube da Luz. A placa onde se podia ler «Inaugurado em 25 de Outubro de 2003, por Sua Excelência o Presidente da República, Senhor Dr. Jorge Sampaio, com a presença de Sua Excelência o Primeiro Ministro, Senhor Dr. José Manuel Durão Barroso e da Sua Excelência o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Senhor Dr. Pedro Santana Lopes» estava coberta por uma bandeira de Portugal e por uma do Benfica, que foram destapadas por Jorge Sampaio, num momento único e que certamente terá emocionado Manuel Vilarinho e Mário Dias, sem dúvida um dia inesquecível para a direcção liderada por Manuel Vilarinho.

Muita Luz num dia histórico na vida do clube

O apelo partiu por parte do Benfica, para que todos se equipassem de vermelho e todos parecem ter aderido. O colorido verificado no novo Estádio da Luz foi emocionante e na hora de acender a Luz, cerca de 65 mil almas pressionaram os seus cartões luminosos, entregues á entrada para o estádio. A luz era branca e uniu-se ao encarnado formando assim as cores do clube. O efeito foi bonito e fez disparar muitos flash’s não só dos profissionais presentes no relvado, mas também dos milhares de anónimos que quiseram registar todos os momentos. Coube então aos benfiquistas «acenderem» a Luz na nova «Catedral». Um dia inesquecível para as cerca de 65 mil almas que estiveram presentes.

Algumas lágrimas e muitos arrepios...

A ansiedade era muita e a emoção difícil de conter. Depois das filas criadas para a aquisição do ingresso, este sábado foi a vez de se criarem várias filas, mas para se entrar, naquilo que parecia ser um sonho. O novo estádio estava já ali e era o regresso a casa, passado alguns meses. O velho amigo já era e agora resta olhar para o futuro e muitos tiveram um primeiro olhar sobre o novo estádio, rodeado pela lágrima emocional. O momento era único e nem o repórter do SL-Benfica.com se conteve. Os arrepios, esses eram muitos quer na altura em que se cantou o hino, quer na altura em que a águia pousou no emblema do clube, ou num outro momento da noite. Foi a força do verdadeiro Inferno da Luz.

Novo Estádio chegou á CNN

Aquele que será o palco da final do Euro2004, despertou grande atenção por parte dos «média» internacionais. Ao todo foram cerca de 420 os jornalistas acreditados para fazerem a cobertura desta noite mágica no Benfica e muitos não conseguiram lugar na preenchida bancada de imprensa. No estádio, o «speaker» pedia aos técnicos de rádio para que não utilizassem diversas frequências, dado que o jogo e a festa estava a ser transmitido em directo para todo o mundo. Da CNN á BBC, passando pela TVE, ninguém quis perder este dia glorioso que marcou a inauguração oficial do novo «ninho» da águia.

Prossegur destaca-se na nova Luz

Destacam-se de imediato á primeira vista, até porque envergam um colete florescente. Nas costas têm a inscrição «Assistente» e são funcionários da empresa Prossegur, empresa responsável pela segurança no interior do estádio. Perto dos torniquetes, ou na bancada, eles estão lá para auxiliar os benfiquistas, pois na verdade ainda vai levar algum tempo para que todos os adeptos conheçam o «mundo» que existe no interior do estádio, tão bem como conheciam no velho Estádio da Luz.

Muitas águias mas uma muito especial

O espectáculo prometia muita Luz, mas também, muitas águias. O público aguardava ansiosamente pelo que se iria passar até porque tudo foi guardado em segredo até á hora do espectáculo. Depois dos habituais discursos inaugurais, o espectáculo começou e cerca de nove águias surgiram da relva. Á primeira vista sobressaía apenas a cabeça do animal, mas os panos que tinham pendurados na vertical davam o efeito de asas. E foi nesses mesmos panos que foram projectadas as imagens que contaram a história da nova Catedral, desde a assembleia até ao dia de hoje, passando claro está, pela maratona das obras. Mas o espectáculo prosseguiu até que a certa altura um elemento masculino equipado a rigor se dirigiu ao centro do relvado. O público ficou curioso até que do quarto anel surgiu uma águia rumo ao relvado, passando pela equipa de futebol. Um momento único e inesquecível. O animal selvagem «aterrou» no relvado e de imediato se colocou no emblema do clube. O público entrou em transe e o treinador do animal chorou de alegria. A organização e o treinador estão de parabéns. Quem também esteve presente no novo Estádio foi José Paixão, o homem da águia, acompanhado por Rogério Narciso, o homem da bandeira. Ninguém podia faltar...



Reportagem na Luz de: Rafael Santos
Fotos de: Hugo Manita, Tomás Paulo e Hernâni Freitas