O Pav. Açoreana Seguros recebe hoje às 21 horas, o Benfica vs Oliveirense

O Pavilhão Açoreana Seguros recebe, na próxima quinta-feira, às 21 horas, a primeira partida do Benfica no “play-off” da Liga TMN 2004/05. A formação liderada por Norberto Alves terá de medir forças com a Oliveirense, depois de as equipas terem terminado a fase regular em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Recuperar a moral

Na memória de muitos benfiquistas ainda está a eliminação na Final 8 da Taça de Portugal, aos pés do CAB Madeira. Nessa partida, várias foram as figuras “encarnadas” que não renderam o habitual, mas afinal de contas todos temos direito a um dia menos bom. O Benfica deu a sensação de poder vir a ganhar a partida, mas acabou por perdê-la por 61-67.

Agora, nova fase da temporada se inicia e certamente que a equipa do Benfica – que tem de ser encarada como estando a viver uma espécie de ano zero – quererá mostrar que não ficou fragilizada após novo desaire diante do CAB. Será no seu recinto, com o apoio do seu fiel público, e com homens como Tyray Pearson (segundo lugar no ranking MVP) ou Alpha Bangura (o homem que fortaleceu – e de que maneira – a equipa a meio da temporada), que o Benfica terá de justificar o porquê de ter terminado a fase regular no quarto lugar.

Almas (quase) gémeas

Pela frente estará uma Oliveirense que terminou o campeonato na quinta posição, após ter batido o pé às melhores formações da Liga TMN, ao longo da fase regular. Além disso, a Oliveirense perdeu apenas nas meias-finais da Final 8 da Taça frente ao Queluz, equipa que tem demonstrado ser a mais forte de Portugal, ao longo da presente temporada e que arrebatou mesmo o troféu.

A turma de Oliveira de Azeméis tem no base Trevor Hoffman um reforço de peso, enquanto que Emiliano Morales (o jogador mais eficaz nos lançamentos duplos na Liga TMN, com 65,4% de eficácia), Kim Adams (mão certeira e um ressaltador nato), Vidal Massiah (igualmente muito forte dentro do garrafão), Francisco Jordão (forte nos triplos, com uma eficácia de 39,4%) e Filipe da Silva (um dos reis das assistências da Liga TMN) são os pilares da equipa.

Assim, nesta primeira partida do “play-off”, tudo é de esperar até porque nos dois desafios realizados na fase regular entre ambas as formações a vitória sorriu ao Benfica mas apenas por um ou dois pontos de diferença. Tratam-se de duas equipas (quase) gémeas. Por isso mesmo a organização defensiva e a inspiração revelada no ataque farão toda a diferença.


www.slbenfica.pt