Parabéns Portugal: Vitória sobre as «laranjas» dá acesso á final do Euro2004

Submitted by K_POBORSKY on
Quem diria que esta equipa chegaria á final depois de uma amarga derrota inícial frente á Grécia?!... A verdade é que os jogadores portugueses souberam dar a volta por cima e caminharam a passos largos para a final. Pois, seguiu-se a Rússia, depois a Espanha, chegou a vez da Inglaterra já nos quartos-de-final e hoje foi a Holanda nas meias-finais da prova que se realiza em Portugal.

Uma vez mais os adeptos responderam positivamente ao pedido de Scolari e vestiram-se de vermelho e verde para apoiar a selecção das quinas. Perante 45 mil espectadores em Alvalade a turma portuguesa tardou a inaugurar o marcador, muito por força da defensiva laranja, mas aos 26 minutos Cristiano Ronaldo fazia explodir os portugueses com um golo de cabeça, após a amrcação de um canto por parte de Luís Figo.

O jogo não foi dos melhores na prova e aquela que até poderia ser uma partida fácil, tornou-se difícil. Mas recuando ao filme do jogo, Portugal voltaria a marcar aos 58 minutos e adiantava a vantagem para 2-0, por intermédio de Maniche. Um grande golo do camisola 18 da turma de Scolari.

Jorge Andrade reduziu para 2-1 ao apontar um golo na própria baliza, num lance infeliz do central português. O jogo terminaria então com um Portugal á defesa e com Holanda a carregar na área de Ricardo, mas sem êxito. Portugal faz então um feito histórico na sua história. Depois de duas eliminações aos pés da França em meias-finais do Campeonato da Europa, Portugal garantiu a presença no Estádio da Luz, após um jogo muito emotivo, mas nem sempre bem jogado.

Amanhã se saberá qual o adeversário dos portugueses. Grécia ou República Checa, uma destas selecções passará á final do Euro2004. Na eventualidade de ser a grécia a vencer, será a segunda vez que ambas as selecções se encontram na prova e Portugal quererá certamente vingar-se da derrota do jogo inaugural. Contudo, são os checos que partem como favoritos e se estes conseguirem derrotar os gregos irão defrontar Portugal, aquela equipa que também quererá vingar-se da eliminação do Euro96 quando nos quartos-de-final Poborsky apontou um golo a Vítor Baía.

Uma coisa é certo, vai ser sem dúvida uma grande final. Portugal está de parabéns!