As respostas de Ricardo Pereira: «Vivemos momentos delicados»

Submitted by K_POBORSKY on
Num discurso simpático como o caracteriza, o avançado do Benfica, Ricardo Pereira não hesitou em aceitar responder às perguntas dos leitores do SL-Benfica.com e nesta entrevista, o hoquista fala da sua carreira, do seu futuro, do Benfica e muito mais...

Perguntas e Respostas:

Pergunta: Porque é que o Benfica nunca conseguiu ganhar a Liga dos Campeões? (Hernâni Borges de Freitas)

Ricardo Pereira: As dificuldades que o Benfica atravessa, de por vezes se falar que falta um jogador com mais experiência para ajudar (rodar para descansar outros jogadores) e não me estou a esquecer dos jogadores que estão na equipa, mas se queremos chegar mais longe é necessário algo mais, este e outros problemas, aliados àquilo que chamamos ter a “estrelinha da sorte” na altura ideal são os factores que levam a que o Benfica até este momento não tenha conquistado a tão desejada Liga dos Campeões.

Pergunta: O que sente ao entrar no pavilhão da Luz, repleto de adeptos benfiquistas? (Rafael P. Santos)

Ricardo Pereira: Entrar no pavilhão repleto de gente é algo de fascinante e motivante, estar a ouvir milhares de vozes a gritar pelo nome o Benfica é simplesmente espectacular.

Pergunta: O que sente, em particular, quando num jogo frente ao F.C.Porto ou ao Hóquei de Barcelos, em casa, tem o pavilhão cheio a vibrar com a equipa? (Ednilson)

Ricardo Pereira: Nesses momentos é algo que por vezes chega a arrepiar de espectacular que é ver o pavilhão repleto de gente. É importante a concentração dentro do campo, mas sem fugir a esta premissa é impossível deixar de reparar na multidão que nos rodeia e apoia na bancadas.

Pergunta: Vai renovar com o Benfica? (José Araújo)

Ricardo Pereira: Neste momento a única coisa que sei é que o meu contrato com o Benfica é até ao dia final de Julho. Até ao momento ainda não fui abordado por nenhum responsável do Benfica para renovar.

Pergunta: Sonhava em ser jogador de Hóquei quando era mais novo? (André Costa Ramos)

Ricardo Pereira: Sinceramente foi coisa que nunca pensei ou planeei, as coisas foram acontecendo e fico contente por tudo aquilo que originou. Quando era mais novo adorava jogar, assim como adoro agora, mas nunca disse que no futuro quando crescesse seria jogador, porque se alguém pensa que tal como fazem do futebol vida, no hóquei temos de estudar e ter algo para fazer quando um dia deixarmos de jogar. Para mim o hóquei sempre andou lado a lado com os estudos.

Pergunta: Os jogadores de hóquei sentem alguma "tristeza" por passarem um pouco ao lado do "desporto rei" que é o futebol do Benfica? Força Ricardo e força Benfica! (Pedro Santos Ortega de Almeida)

Ricardo Pereira: Para mim o “desporto rei” é o Hóquei em Patins, pois aquilo que para nós é melhor é sempre aquilo que adoramos e amamos. Hoje em dia o futebol tem mais força, mas também já houve tempos em que o hoquei em Portugal era o desporto mais amado por todos. Tristeza se calhar no facto de nós darmos sangue, suor e lágrimas pelo hoquei do Benfica e por vezes não sermos acompanhados e apoiados devidamente por quem de direito.

Pergunta: O teu site está porreiro! Diz-me uma coisa, o teu contrato também termina no final desta época? Um abraço amigo! Força! Boa sorte para tudo... (Filipe Raposo)

Ricardo Pereira: Obrigado por gostares do site, foi feito não só com intenção de dar a conhecer um pouco de mim, mas também para promover um pouco a modalidade que a tantos fascina e muitas alegrias trás a todos os Benfiquistas e Portugueses. Quanto ao meu contrato com o Benfica, esse termina no final de Julho de 2003.

Pergunta: O que sente ao ver as claques a irem aos jogos do hóquei para vos apoiar? (No Name)

Ricardo Pereira: É sempre bom e tanto eu como todos os jogadores ficam felizes de ver e ouvir quando, seja em que pavilhão do país for, existem sempre apoiantes das claques nas bancadas.

Pergunta: Cada vez mais, me levo a pensar, que o Panchito é um jogador indispensável no Benfica. Vocês que estão dentro do "ringue" também acham que o Panchito é indispensável ao SLB? Desejo-te as melhores felicidades e continues a marcar muitos golos para o nosso SLB. (Naimo Ramjanali)

Ricardo Pereira: O Panchito é um jogador importante e indispensável tal como todos os outros.

Pergunta: Primeiro parabéns pois é um grande jogador! A minha questão é se considera a equipa de hóquei do Benfica com possibilidades de ganhar o campeonato esta época com tão poucos (mas bons!) jogadores? Os jogadores sofrem um grande desgaste em todos os jogos e quando a época chegar ao fim estarão esgotados e talvez sem forças para os derradeiros jogos (como eu acho que aconteceu na época passada). Essa é a grande diferença do Benfica para alguns dos seus rivais! O que acha desta situação? Obrigada e boa sorte para o resto da época! (Andreia Amaral Pereira)

Ricardo Pereira: Na minha opinião o Benfica tem grandes hipóteses de vencer o campeonato, pois ainda faltam muitos jogos. É obvio que nós jogadores sentimos um grande desgaste, com jogos sempre às quartas-feiras e sábados, é natural que isso aconteça. Mas nós nunca viramos a cara à luta e estamos sempre prontos a dar tudo o que temos. É natural que em alturas esse desgaste seja mais evidente como tal podem existir desaires, que infelizmente podem acontecer em momentos cruciais.

Pergunta: Já alguma vez pensou em vir a ilha da Madeira para mostrar aos adeptos benfiquistas Madeirenses os seus dotes e falar a todos aqueles que gostam de hóquei um pouco da sua carreira? (Valter Gouveia)

Ricardo Pereira: Sinceramente nunca pensei, mas se um dia existisse essa oportunidade e fosse uma opção válida, sendo boa para mim e para a minha mulher, se calhar não diria que não.

Pergunta: Quais são as vossos objectivos este ano? (Gonçalo Niza)

Ricardo Pereira: Os objectivos são os mesmos de sempre a eu o Benfica se propõe, ou seja, ganhar em todas as frentes de “batalha” (Campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões).

Pergunta: Ricardo, como vê o actual momento do Benfica em hóquei, tendo em conta que o vice-presidente para as modalidades se foi embora, não há patrocinadores e o plantel este ano é reduzido? (Paulo Sérgio Oliveira da Silva)

Ricardo Pereira: Neste momento existem esforços para que a situação mude, mas são momentos delicados e que custam muito a todos nós, quer a nível desportivo como pessoal. Mas como se diz a esperança é sempre a última a morrer.

Pergunta: Qual o teu maior sonho a nível profissional? (Mafalda Cristina V. M. Silva)

Ricardo Pereira: Se considerar como profissão o curso que estou a tirar (fisioterapia), então o meu sonho será o de terminar o curso e começar a exercer; Se considerar o hoquei como profissão, então o meu sonho será de vencer novamente o campeonato pelo Benfica, assim como a Taça e a Supertaça. Já na Selecção será o de vencer o campeonato mundial, pois é a prova que apenas me resta vencer a nível de selecção.

Pergunta: Será este ano que o Benfica vai ser campeão europeu de clubes? (Fernando Rafael R. Oliveira)

Ricardo Pereira: Se está questão fosse respondida há algum tempo atrás diria que esse é o desejo de todos os jogadores e pelo qual trabalhamos, mas neste momento, pelo menos este ano, esse sonho está muito distante.

Pergunta: Ricardo, como acha que é visto o hóquei em patins em Portugal? (Vera Duarte) {mostrarimagem ("foto_final_da_taca.jpg","right","")}

Ricardo Pereira: Neste momento o hóquei em patins em Portugal é visto de forma diferente, penso que cada vez mais as pessoas vão aos pavilhões ver os jogos. É claro que o que faz falta são mais apoios a nível de patrocínios, tanto para o Benfica como para as outras equipas, para que existam cada vez mais e melhores condições de trabalho, fazendo com que o hóquei em patins seja cada vez mais um espectáculo, onde toda a família pode passar um bom bocado. Infelizmente não terá os apoios que se deseja porque como se sabe tudo os senhores que “mandam” levam “tudo” para o futebol, ficando na maioria das vezes o hóquei e outras modalidades à espera de um milagre.

Pergunta: Como qualquer jovem como você, logicamente que não gosta de perder nem à "carica" como se costumava dizer! Será que, derivado a concorrência o Benfica vai ter facilidades no Titulo de Campeão Nacional? Desejo-lhe um Ano de 2003 recheado de êxitos pessoais e desportivos, felicidades para o futuro. (Carlos Gonçalves)

Ricardo Pereira: Como se sabe o hóquei em Portugal está recheado de boas equipas, como tal, é de se esperar um campeonato bem disputado, mas o Benfica trabalha sempre com a mesma determinação para tentar vencer as provas em que entra. Agora as facilidades que poderemos encontrar são poucas até porque as outras equipas também querem vencer.

O SL-Benfica.com agradece a colaboração do Ricardo Pereira que não hesitou em responder aos leitores do SL-Benfica.com. Aproveitamos para desejar as maiores felicidades ao avançado benfiquista. Força Ricardo!

Textos: Rafael Santos / Filipe Varela
Fotos: Ricardo Pereira - Web Site Oficial