Taça UEFA: Benfica adia decisão para a Luz

Submitted by K_POBORSKY on

A noite era fria em Barcelona, mas o resultado esse, esperava-se mais acolhedor para o jogo da segunda mão. O Benfica defrontava o Español de Barcelona e tal como tinha acontecido diante o Porto, a turma de Fernando Santos entrou mal na partida e deixou o adeversário adiantar-se no marcador.

Fernando Santos que apresentou João Coímbra e Derlei no «onze» inicial, foi mesmo obrigado a mecher na equipa ainda antes do intervalo. Pois as 15 minutos já os da casa se adiantavam no marcador. Luis Garcia faz um passe a rasgar para área benfiquista, onde aparece Tamudo a antecipar-se a David Luiz, captando a bola para a seguir ganhar posição e fuzilar Quim, que não teve hipóteses de defesa.

Os «encarnados» tentavam reagir, mas sem organização ofensiva e sobretudo mantendo a desorganização defensiva. Rui Costa era então chamado para exercicios de aquecimento e as 33 minutos, de novo golo do Español. Tamudo corre pela direita, centra ao 2.º poste com Quim a ficar a meio da viagem, a bola sobra para Riera que atira de primeira - talvez para a baliza, talvez para o lado - e Nélson acaba por cabecear para dentro da sua baliza.

Estava feito o 2-0 em Barcelona. João Coimbra cedia lugar a Rui Costa e a partir daqui e já com o maestro em campo, a música prometia ser outra após o intervalo.

O primeiro lance de perigo do segundo tempo pertenceu mesmo a Rui Costa após desmarcação de Karagounis, mas sem êxito para o camisola 10 do Benfica.

Aos 58 minutos, os benfiquistas nem queriam acreditar no que viam... 3-0. Nélson perde a bola com a equipa no ataque, na resposta Riera centra da esquerda à vontade e Pandiani aparece sem marcação na área, de cabeça, a bater Quim. O Benfica tinha agora uma missão difícil que era no mínimo marcar três golos para empatar.

E parece que o terceiro golo do Español acordou mesmo a equipa de Fernando Santos que em dois minutos marcou dois golos. O primeiro aos 63 minutos. Miccoli aparece em contra-ataque a centrar à linha, e Nuno Gomes só tem de encostar. Estava feito o 3-1.

E depois aos 65 minutos por Simão. O n.º 20 recebe a bola na esquerda, flecte para a área, e remata em arco, com a bola a bater ainda num defesa, traindo Gorka. Reduzia assim a desvantagem para 3-2.

O Benfica era sem dúvida superior no segundo tempo, mas Quim ainda foi obrigado a negar um golo quase certo após perda de Simão à entrada da área benfiquista.

O Benfica perdeu por 2-3 em Montjuic após estar a perder por 0-3 com o Espanyol, resultado (obtido em 2 minutos com golos Nuno Gomes, 63' e Simão, 65') que abre boas perspectivas para a 2.ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA, na quinta-feira que vem, no Estádio da Luz.

FICHA DE JOGO:

Taça UEFA, quartos-de-final, 1.ª mão

Estádio Olímpico de Montjuic, em Barcelona

Árbitro: Eric Bramhaar (Holanda)

ESPANYOL
Gorka; Zabaleta, Torrejón, Jarque e Chica; Moisés, Rufete, e Riera; Tamudo, De la Peña e Luís Garcia.

Suplentes:Kameni, Lacruz, Velasco, Ito, Corominas, Moha e Pandiani.

Treinador:Ernesto Valverde.

BENFICA
Quim; Nélson, David Luiz, Anderson e Léo; Petit, Karagounis e João Coimbra; Simão, Nuno Gomes e Derlei.

Suplentes:Moretto, Miguelito, Beto, Rui Costa, Miccoli, Manu e Mantorras

Treinador: Fernando Santos