Voleibol ataca os títulos

Regresso à competição

Desde o passado 1 de Setembro, após 4 meses e meio de defeso, o voleibol voltou aos trabalhos, tendo em vista a estreia no campeonato, marcada com uma jornada dupla na Luz, a 6 e 7 de Outubro. Constituído por 13 atletas, o novo plantel de José Jardim apresenta-se bastante renovado e com um grande sotaque brasileiro. Após 5 semanas de trabalho, chegou a hora dos jogos “a doer”.

Reforços à altura das baixas

Das saídas do ano passado, duas delas saltam à vista: André Lukianetz e Marcílio Silva, dois dos melhores da época passada. No entanto, o Benfica investiu forte na compensação destas baixas. Para o lugar de Marcílio chegou Luis Samuels, o jovem cubano que foi a figura de proa do Esmoriz nas 2 últimas temporadas. Para o lugar de Lukianetz chegou o brasileiro Gaúcho, de 31 anos, um desejo antigo do Benfica. Além que há que contar com o reforço “interno”, Manuel Silva, que após um ano a debelar uma grave lesão, está de volta às opções da equipa.

Aumento da competitividade

De resto, a equipa titular do ano passado mantém-se toda: Joel Perosa, Aurélio Silva, João Dias e André Lopes. Só que todos eles vão ter concorrência de peso esta época. Joel vai lutar na distribuição com o brasileiro Evandro Batista, que já tinha sido hipótese para o Benfica na época passada. Aurélio e João Dias vão discutir o lugar de central com Fábio Jardel, outro jogador que deu boas indicações em Portugal nas últimas 2 épocas, ao serviço do Castêlo. Chegou ainda Fábio Brandini, um jogador versátil para a entrada e saída de rede, que promete baralhar as contas a José Jardim.

Sp. Espinho e Guimarães mais fortes

Se o Benfica está mais forte, é preciso dizer que os grandes candidatos ao título também estão. O Sp. Espinho conta com uma equipa muito experiente, com 6 elementos entre os 35 e 37 anos, como Miguel Maia, João Brenha, Sandro Correira, Gilberto, José Pedrosa e o reforço Jacques Yoko, um francês muito bem cotado na modalidade. Conta ainda com um novo central, o brasileiro Paulão e mantém jogadores portugueses de grande valor como Roberto Reis, Hugo Ribeiro e Miguel Costa. Já o Guimarães conta com o regresso de Flávio Cruz, mantendo outros elementos portugueses no clube como Hugo Gaspar, Pedro Azenha, Eurico Peixoto e Filipe Cruz, tendo ainda acrescentado Nelson Brizida. No cento de rede, asseguraram um brasileiro, Nei, renovaram com o veterano Cocato e recrutaram Jonatas Nascimento ao Machico.. São adversários mais que à altura para o Benfica a luta promete ser grande!

Primeiros ensaios

Antes do começo da época o Benfica teve um pequeno estágio em Moura, entre 6 e 9 deste mês e disputou 2 torneiros. Dias 15 e 16 no Torneio do Nacional Ginástica, onde teve o Sp. Espinho e CNG pela frente, vencendo os 2 jogos, e no fim-de-semana seguinte em Lamego, no Torneio das Vindimas, onde teve pela frente, à semelhança das edições anteriores, Sp. Espinho e Vit. Guimarães, derrotando os campeões nacionais por 3-2 e sendo derrotado pelos vice-campeões por 3-1.

Dupla Jornada a abrir

O Benfica começa o campeonato com uma dupla jornada na Luz, Sábado pelas 15h30 recebe o Castêlo da Maia e Domingo pelas 16h o Fonte Bastardo. Serão dois testes interessantes, até porque são as duas equipas que se esperam que sejam os dois "out-siders" da prova, logo atrás dos 3 claros candidatos.

Cobertura SerBenfiquista.com

Como não podia deixar de ser, já pode consultar os dados sobre o plantel e o calendário aqui no nosso site. Aqui ficam os links:

Plantel 2007/2008: http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogadores.php_cid_4_tipo_volei_modulo_jogadores

 Calendário: 2007/2008: http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_cid_13_tipo_volei_modulo_modalidades