CN Playoff - Final J3: SL Benfica 83 - 76 FC Porto, 10Jun. Seg. 15h00 *BTV | RTP 2*

SL Benfica 83 - 76 FC Porto

    Competition
    Match phase
    Playoff - Final
    Round
    Jogo 3
    Data
    Mon, 10 June, 2024, 15:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    BTV | RTP 2

     

    TRICAMPEÕES NACIONAIS!

     

    Empurrado pelo público que encheu o Pavilhão Fidelidade, o Benfica venceu o FC Porto, por 83-76, no jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic e completou uma prestação imaculada na decisão do Campeonato.

     

    O Benfica sagrou-se tricampeão nacional de basquetebol após vencer nesta segunda-feira, 10 de junho, o FC Porto por 83-76, no jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic. O fervor do público num Pavilhão Fidelidade lotado ajudou a equipa a completar uma prestação imaculada (3-0) na decisão do Campeonato.

     

    Motivados pelo Presidente Rui Costa, que, antes do apito inicial, cumprimentou os jogadores um a um junto ao banco, os encarnados não demoraram a aquecer o Pavilhão Fidelidade. Logo nos primeiros minutos, Ivan Almeida fez o 4-0 com um afundanço de costas e, segundos depois, Betinho Gomes acertou um triplo e ampliou para 7-0.

     

    No entanto, o FC Porto não demorou a responder ao início forte das águias, dando o mote para uma partida marcada por alternância no marcador e várias reviravoltas. Mais agressivos na luta pelas tabelas e eficazes no jogo exterior (cinco triplos anotados no 1.º quarto), os portistas terminaram os primeiros 10 minutos de jogo com uma vantagem de 20-25.

     

    Respondendo à altura no 2.º quarto, o Benfica implementou uma pressão a todo o campo para condicionar o adversário e a estratégia resultou. Lutando com raça por cada bola, a equipa contagiou os adeptos, que a empurraram até à reviravolta no marcador (33-32) num contra-ataque finalizado por Toney Douglas. As águias foram para o intervalo a vencer por 41-35 e cederam o palco às campeãs nacionais Sub-18, que tiveram direito a um justo reconhecimento do público pelo título conquistado.

     

    O 3.º quarto foi palco de nova reação azul e branca. À boleia da pontaria de Tanner Omlin (melhor marcador da partida com 24 pontos), o FC Porto virou o resultado para 50-51 e chegou a ter cinco pontos de vantagem (52-57). No entanto, após um desconto de tempo pedido por Norberto Alves, Trey Drechsel puxou dos galões e anotou quatro pontos nos últimos minutos para reduzir o diferencial (56-59) antes de soar a buzina.

     

    Perante uma comunhão total entre público e equipa, o Tricampeonato começou a ser desenhado nos últimos cinco minutos de uma grande partida de basquetebol. Com 66-68, os árbitros assinalaram uma falta antidesportiva a Nuno Sá após revisão da jogada com o auxílio de vídeo e, com dois lances livres de Aaron Broussard e um triplo de Toney Douglas, o Benfica somou cinco pontos, saltou para a frente do marcador (71-68) e não mais abandonou a posição de liderança.

     

    Um alley-oop construído por Trey Drechsel e Terrell Carter, para o 73-68, inflamou ainda mais os adeptos, e as bancadas do Pavilhão Fidelidade foram definitivamente abaixo com o 79-74, obra de um triplo de Betinho Gomes. Animado pelo cântico "Tudo a saltar", o público passou o resto do jogo de pé a incentivar a equipa, que, perante as constantes faltas do FC Porto, manteve-se focada e concretizou os quatro lançamentos livres de que dispôs para vencer por 83-76 e fechar a final do play-off da Liga Betclic por 3-0.

     

    A buzina deu o mote para festejos efusivos na quadra. Com o Presidente Rui Costa de punho erguido na bancada, jogadores, equipa técnica e staff trocaram abraços emocionados e retribuíram o apoio do público com uma ovação. Posteriormente, foi transmitido um vídeo nos ecrãs gigantes alusivo ao Tricampeonato, e Terrell Carter foi eleito o MVP da final. O momento mais esperado surgiu pouco depois, quando o capitão Makram Ben Romdhane ergueu o troféu perante um Pavilhão Fidelidade rendido à qualidade de uma equipa que, em 2023/24, venceu três das quatro competições internas: Liga Betclic, Taça Hugo dos Santos e Supertaça.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "O trabalho dos treinadores é ajudar os jogadores a ganhar. Servir o Clube é o mais importante. Colocar os rapazes a defender como defenderam nos play-offs é a única maneira de eu dar o exemplo de compromisso, e uma liderança que tem que ver com o exemplo é mais fácil para eles perceberem. Começámos a época a perder com o FC Porto por 18 pontos, e, quando se perde num clube exigente como o Benfica, estava tudo mal, mas o FC Porto tinha muito mérito. Percebemos nesse dia que a única maneira de ganhar o Campeonato tinha que ver com o grau elevadíssimo de qualidade defensiva. A ideia que passei aos rapazes foi de trabalhar a defesa. Tem que ver com o compromisso com o Clube. É um Campeonato em que a defesa voltou a ser decisiva. Há uma grande identificação dos nossos adeptos com esta equipa. A maioria dos jogadores está cá há muito tempo, e os adeptos sabem que os jogadores têm um comportamento exemplar, dão tudo em campo. O apoio dos adeptos foi decisivo, nomeadamente quando o FC Porto teve algumas vantagens. Esta equipa está viciada em ganhar, mas sabe o que é preciso sofrer para ganhar. No início da época, muita gente dizia que esta era uma equipa de velhos. O que eles provaram foi que o desejo de conquista vence muitas vezes. Foi uma vitória de todos, da equipa, dos nossos dirigentes, do apoio constante do Presidente Rui Costa, do vice-presidente Fernando Tavares, que estiveram sempre connosco nos bons e fundamentalmente nos maus momentos. Exigem de nós, mas estão connosco, e isso é decisivo para o sucesso que temos tido no Clube."

     

    Makram Ben Romdhane (extremo/poste e capitão do Benfica): "Estou muito orgulhoso da minha equipa. Trabalhámos forte durante toda a temporada, merecemos, e temos muita experiência. Quem controlasse melhor as emoções, quem jogasse com a mente, quem defendesse melhor, ganharia o Campeonato. Estivemos sempre juntos, a trabalhar forte. Sentimos a mentalidade dos adeptos do Benfica. Fizemos muitos sacrifícios, mas temos um espírito de equipa muito grande. Não é fácil conquistar três Campeonatos seguidos. Os adeptos acreditaram sempre em nós. Onde nós estamos, eles estão presentes. Lutamos pela camisola e pelos adeptos. Sabem que trabalhamos para eles."

     

    Terrell Carter (poste e MVP da final): "Sinto-me fantástico! A nossa equipa trabalhou muito durante a temporada. Trabalhámos forte e de forma consistente. Aumentámos a nossa intensidade defensiva no play-off. Temos muitos jogadores experientes, mas o que interessa é o coração, não a idade. São três anos a ganhar, a nossa equipa é muito especial. Precisamos dos nossos adeptos, temos os melhores adeptos do Campeonato. São muito importantes!"

     

    José Barbosa (base): "Sinto-me feliz. Foi uma época extremamente difícil. Ficámos a quatro pontos de ter vencido tudo, o que demonstra a hegemonia do Benfica. A Liga tem sido cada vez mais competitiva. Este tri é histórico, e ergui cinco dos últimos 6 seis Campeonatos, o que faz de mim um atleta muito feliz e sortudo. Faltava-me festejar em casa com os adeptos e com a minha família, e isto deixa-me completamente realizado. Guardámos a medalha de finalistas vencidos na Taça de Portugal, e cada vez que abríamos o cacifo lembrávamo-nos da final perdida. Começámos a crescer a partir daí e começámos a pôr a equipa ainda mais à frente. Essa foi a chave. Chegámos a esta fase do Campeonato de uma forma brilhante."

     

    Ivan Almeida (extremo): "É o meu primeiro Tricampeonato Nacional. Estou muito contente, é um ano de trabalho em que provámos que merecíamos ganhar. Este clube é grande, é um clube mundial. É uma honra representar o Benfica e espero continuar a fazê-lo. Somos batalhadores, com jogadores experientes, veteranos, que ao longo da época provaram o que valem. Um grande obrigado aos adeptos pelo suporte que nos deram. Espero que estejam aqui em massa na próxima época."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Cinco inicial do Benfica: Toney Douglas, Aaron Broussard, Betinho, Ivan Almeida e Terrell Carter

     

    Suplentes: Eduardo Francisco (NJ), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (NJ), Sérgio Silva (NJ) e Daniel Relvão (J)

     

    Pontuadores do Benfica: Aaron Broussard (21), Ivan Almeida (2), Betinho (11), Thomas Drechsel (23), Daniel Relvão (1), Terrell Carter (15) e Toney Douglas (10).

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/06/10/basquetebol-benfica-fc-porto-jogo-3-final-play-off-liga-betclic

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Tuesday, 25 June 2024

    Universo Benfica

    Força Benfica !


    Lima1399

    Se alguém tiver um bilhete a mais para amanhã por favor mande MP


    tbest_77

    Tenho algum receio de levar o puto a jogos destes logo nem tentei comprar bilhetes. É para fechar a temporada neste jogo. Força Benfica!

    jjlope00


    Jorge Calha García

    Citação de: jjlope00 em 10 de Junho de 2024, 03:50Fernando Rocha novamente no apito!  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:


    Melhor árbitro português com diferença. Querias que fica-se em casa no dia do título?

    João Cardoso55

    Citação de: Jorge Calha García em 10 de Junho de 2024, 08:21
    Citação de: jjlope00 em 10 de Junho de 2024, 03:50Fernando Rocha novamente no apito!  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:


    Melhor árbitro português com diferença. Querias que fica-se em casa no dia do título?
    de longe

    MeteGelo

    Citação de: João Cardoso55 em 10 de Junho de 2024, 08:38
    Citação de: Jorge Calha García em 10 de Junho de 2024, 08:21
    Citação de: jjlope00 em 10 de Junho de 2024, 03:50Fernando Rocha novamente no apito!  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:


    Melhor árbitro português com diferença. Querias que fica-se em casa no dia do título?
    de longe
    É o melhor mas na pocilga borrou-se todo e foi caseiro do princípio ao fim. Oxalá melhore em nossa casa. Na pocilga quase todos têm tendencia para tentar equilibrar o jogo, prejudicando-nos com faltas "por tudo e por nada" quando estamos em vantagem no próprio jogo ou na eliminatória... Por sorte um dos outros árbitros foi isento. O Rocha foi medroso e prejudicou-nos, mas como ganhámos ninguém se lembra...

    Thorondor

    Citação de: MeteGelo em 10 de Junho de 2024, 11:28
    Citação de: João Cardoso55 em 10 de Junho de 2024, 08:38
    Citação de: Jorge Calha García em 10 de Junho de 2024, 08:21
    Citação de: jjlope00 em 10 de Junho de 2024, 03:50Fernando Rocha novamente no apito!  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:


    Melhor árbitro português com diferença. Querias que fica-se em casa no dia do título?
    de longe
    É o melhor mas na pocilga borrou-se todo e foi caseiro do princípio ao fim. Oxalá melhore em nossa casa. Na pocilga quase todos têm tendencia para tentar equilibrar o jogo, prejudicando-nos com faltas "por tudo e por nada" quando estamos em vantagem no próprio jogo ou na eliminatória... Por sorte um dos outros árbitros foi isento. O Rocha foi medroso e prejudicou-nos, mas como ganhámos ninguém se lembra...

    Foi uma vergonha o jogo todo.

    MeteGelo

    Citação de: Thorondor em 10 de Junho de 2024, 11:57
    Citação de: MeteGelo em 10 de Junho de 2024, 11:28
    Citação de: João Cardoso55 em 10 de Junho de 2024, 08:38
    Citação de: Jorge Calha García em 10 de Junho de 2024, 08:21
    Citação de: jjlope00 em 10 de Junho de 2024, 03:50Fernando Rocha novamente no apito!  :rir:  :rir:  :rir:  :rir:
    A nossa sorte, nesse capítulo foi o Makram (e o Broussard) ter-se contido em algumas faltas que lhes marcou... Algumas ridículas por não terem existido simplesmente, nem perto. Há lances que até admito que marquem mesmo não existindo porque são lances no limite, e, é fácil errar mas houve várias em que nem perto de haver falta. Foi para "equilibrar" a Final... espero que esteja melhor, hoje.



    Melhor árbitro português com diferença. Querias que fica-se em casa no dia do título?
    de longe
    É o melhor mas na pocilga borrou-se todo e foi caseiro do princípio ao fim. Oxalá melhore em nossa casa. Na pocilga quase todos têm tendencia para tentar equilibrar o jogo, prejudicando-nos com faltas "por tudo e por nada" quando estamos em vantagem no próprio jogo ou na eliminatória... Por sorte um dos outros árbitros foi isento. O Rocha foi medroso e prejudicou-nos, mas como ganhámos ninguém se lembra...

    Foi uma vergonha o jogo todo.

    MeteGelo

    A nossa sorte, nesse capítulo foi o Makram (e o Broussard) ter-se contido em algumas faltas que lhes marcou... Algumas ridículas por não terem existido simplesmente, nem perto. Há lances que até admito que marquem mesmo não existindo porque são lances no limite, e, é fácil errar mas houve várias em que nem perto de haver falta. Foi para "equilibrar" a Final... espero que esteja melhor, hoje.

    20Nico Gaitan20


    ana_lopes2009