GARRA NO 3.º QUARTO CONSUMOU RECUPERAÇÃO PARA O TRIUNFO
Num desafio que permitiu acertar calendário, o Benfica ultrapassou a AD Galomar (83-87), nesta tarde de sábado, 26 de outubro. No Pavilhão do Caniço, na Madeira, em jogo da 1.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, o 3.º quarto foi determinante para o desfecho.
Os encarnados evidenciaram muitas dificuldades defensivas no arranque e o adversário conseguiu uma vantagem de oito pontos (12-4). O triplo de Tyler Stone (12-8) parecia dar o mote para a recuperação, mas tal não se verificou.
Sem capacidade para levar a melhor nos duelos na área pintada, o Benfica viu o rival distanciar-se (22-10). Norberto Alves solicitou timeout a 2m09s do final do 1.º quarto, mas as indicações técnicas não surtiram o efeito desejado.
No final dos primeiros 10 minutos, a diferença nos ressaltos (14 para a AD Galomar face aos seis das águias) ajudava a explicar o resultado (27-14), num período em que o Benfica converteu apenas seis dos 16 lançamentos efetuados (37% de eficácia), enquanto a formação madeirense teve uma melhor taxa (12 em 23 lançamentos convertidos e 52% de eficácia).
Num embate marcado pelo regresso de Aaron Broussard à competição após lesão, o Benfica esteve melhor no 2.º quarto. Com Tyler Stone inspirado, as águias reduziram distâncias (34-27). Porém, alguns turnovers originaram contra-ataques concluídos com êxito pela AD Galomar, que permaneceu na frente ao intervalo (46-32).
No recomeço do desafio, os tricampeões nacionais surgiram revigorados. Diogo Gameiro e Trey Drechsel marcaram dois triplos em 17 segundos! Com maior capacidade de rotação das suas unidades, a qualidade encarnada sobrepôs-se à do rival. A intensidade defensiva contribuiu para nivelar o duelo.
Sensivelmente a meio deste 3.º quarto, o Benfica passou para a frente pela primeira vez, através de um lançamento de dois pontos de Tyler Stone (49-50).
A partir daqui, com ritmo mais forte, os encarnados controlaram as operações e o desfecho do parcial foi elucidativo: 13-35. A vencer por 59-67 à entrada para o derradeiro (4.º) quarto, as águias mantiveram-se determinadas. Todavia, a AD Galomar batalhou e, a dois minutos do final, estava a apenas três pontos (78-81).
A fase final foi assim muito emotiva. Com 80-81, Norberto Alves pediu mais um timeout. Um turnover para a equipa da casa e o ponto marcado por Trey Drechsel da linha de lance livre fecharam a partida (83-87).
Tyler Stone foi o MVP. O extremo/poste encarnado apontou 37 pontos, somou dois ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola.
O próximo desafio das águias está agendado para terça-feira, 29 de outubro. No Pavilhão Fidelidade, o Benfica recebe o Bertram Derthona Basktet, às 20h30, num duelo da 3.ª ronda do Grupo G da Champions League.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Não defendemos bem o jogador com bola, no um contra um. Estivemos mal no bloqueio direto em coisas que treinamos. Ao intervalo, foi reforçar o que trabalhamos. Duas partes muito diferentes. Na 2.ª parte conseguimos ser mais agressivos e conseguimos lançamentos mais fáceis em transição. Não estávamos a executar muito bem as coisas em cinco contra cinco."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Thomas Drechsel, Diogo Gameiro, Betinho, Nico Carvacho e Tyler Stone
Suplentes: Eduardo Francisco (J), Aaron Broussard (J), Marcus Thornton (J), José Silva (J), José Barbosa (J), Makram Ben Romdhane (J) e Daniel Relvão (J)
Pontuadores do Benfica: Nico Carvacho (7), Tyler Stone (37), Aaron Broussard (6), Daniel Relvão (6), Marcus Thornton (3), Thomas Drechsel (10), Diogo Gameiro (7), José Barbosa (6), Makram Ben Romdhane (2) e Betinho (3)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/26/basquetebol-jogo-ad-galomar-benfica-1-jornada-1-fase-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica on Sunday, 27 October 2024
- Universo Benfica on Monday, 21 October 2024
- Universo Benfica on Monday, 21 October 2024
- Universo Benfica on Friday, 18 October 2024
- Universo Benfica on Tuesday, 1 October 2024
- Universo Benfica on Thursday, 18 July 2024