ENTRADA COM O PÉ DIREITO
Em dia de estreias – era a jornada inaugural da Liga Placard 2024/25, era a primeira vez do Lusitânia no escalão maior, era o primeiro jogo oficial de Cassiano Klein de águia ao peito –, entrou melhor o Benfica, batendo o Lusitânia, por 3-6, em partida disputada neste domingo, 13 de outubro.
Matando a curiosidade por saber como iriam os encarnados apresentar-se sob novo comando técnico, o treinador brasileiro escalou Léo Gugiel, Silvestre, André Coelho, Carlos Monteiro e Jacaré como primeiro cinco inicial, disposto num 3x1 bem definido.
Pondo em prática as novas ideias, o primeiro momento de frisson surgiu aos 2', quando Arthur, o último a juntar-se ao grupo de trabalho depois de se ter sagrado campeão do mundo, aqueceu as mãos do guarda-redes açoriano.
Nada comparado com o que viria a acontecer pouco depois, quando Léo Gugiel aqueceu as mãos do muito público afeto ao Benfica, que aplaudiu o golaço que este marcou do meio da rua. O guardião subiu ao meio-campo contrário, ajeitou a bola e, em posição central, encheu o pé e fez a bola entrar no ângulo direito. Era o 0-1, aos 5'.
Supermotivada pela sua estreia na Divisão principal, a equipa do Lusitânia anularia a diferença aos 10', levando o Benfica novamente em busca do golo.
Os encarnados não demoraram muito a achar o que procuravam, chegando ao 1-2 um par de minutos depois de terem consentido o empate. Foi Jacaré quem, aos 12', à boca da baliza, só teve de encostar para dar a melhor sequência a um remate cruzado de Arthur.
Porém, aos 15', a equipa da casa lograria nova igualdade, resultado que perduraria até ao descanso: 2-2.
A segunda parte seria mais mexida, com um Benfica muito forte na reação à perda da bola, procurando ganhar as tais "pequenas vantagens" referidas por Cassiano Klein em recente entrevista à BTV.
Logo aos 23', Carlos Monteiro punha de novo as águias na frente, assinando o 2-3 num contra-ataque com superioridade numérica, fruto precisamente do descrito no parágrafo anterior.
E pouco depois, aos 27', foi Chishkala a ampliar a vantagem, para 2-4, na recarga a mais um pontapé-canhão de Arthur que o guardião tinha desviado para a barra.
Parecia quebrada a resistência anímica dos caloiros na 1.ª Divisão, mas Enzo Faustino bisou no minuto seguinte e recolocou o Lusitânia na discussão do resultado.
Nesta altura em que a vantagem benfiquista era tangencial, merece realce uma intervenção providencial de Silvestre, com Léo Gugiel fora da baliza, neutralizando um venenoso contra-ataque da equipa da casa.
Até que chegou o minuto 34, com dois golos de rajada – primeiro de Afonso Jesus, depois de Chishkala – que puseram o resultado em 3-6 e, simultaneamente, uma pedra sobre o assunto dos três pontos em disputa, que foram incluídos na bagagem para a Luz.
Luz que receberá o próximo jogo desta equipa, no dia 21 de outubro, às 20h00, para esse Benfica-Eléctrico da 2.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard.
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Silvestre Ferreira, André Coelho, Carlos Monteiro e Jacaré
Suplentes: André Correia (NJ), Afonso Jesus (J), Simão Cordeiro (NJ), Raúl Moreira (J), Lúcio Rocha (J), Higor (J), Arthur (J), Ivan Chishkala (J) e Tiago Reis (NJ)
Marcadores do Benfica: Léo Gugiel (4'), Jacaré (11'), Carlos Monteiro (22'), Ivan Chishkala (26' e 33') e Afonso Jesus (33')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/13/futsal-benfica-jogo-lusitania-1-jornada-1-fase-liga-placard
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 7 October 2024
- Universo Benfica on Monday, 7 October 2024
- Universo Benfica on Sunday, 4 August 2024