José Carlos (Hóquei em Patins)

Guarda-redes, 55 years,
Portugal
Stats: 10 seasons

Titles: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (3), Supertaça (3), Torneio de Abertura da APL (1)

Slb23


VitorPaneira7

#46
Guilherme Silva foi um grande guarda redes, a primeira memória que tenho dele é aquele mitico portugal -italia em que ganhamos 4-3 nas grandes penalidades no mundial de 1993.Defendeu tudo e mais alguma coisa.A Itália era na altura uma selecção de topo.
Mundial de 1991 foi esquisito, lembro-me que quem avançou foram o Brasil e a Holanda para as meias finais. Portugal aproveitou e foi campeão do mundo no altura palácio de cristal, pelos menos era o nome que davam na altura ao pavilhão, e agora rosa mota.


Do José Carlos, miticas aquelas exibições na liga dos campeões e em Barcelos foi segurando a baliza contra o Barcelona o que possibilitou ao Benfica chegar ao empate e ao prolongamento.

pirolito1

Citação de: Pancho Lopes 67 em 23 de Fevereiro de 2015, 10:30
Eu vi o José Carlos jogar desde os tempos do Paço d'Arcos, foi um guarda-redes que teve uma extraordinária evolução, poucos lembram-se da sua primeira passagem mal sucedida pelo Benfica em 1989-90, mas após regressar ao Paço d'arcos onde permaneceu até 1996 a sua evolução foi constante, chegando a ser o suplente do Guilherme na selecção no título Europeu de 94 na Madeira. Quando assinou pelo Benfica em 1996 continuou a melhorar e tornou-se indiscutivelmente o melhor guarda-redes português, relegando o Guilherme para o banco da selecção (conquistou 3 europeus por Portugal). Atingiu um nível soberbo e penso que nem mesmo actualmente o Trabal se bate com ele, agora não exagerem a dizer que ele era o melhor do mundo na sua altura, não se esqueçam que existia um espanhol chamado Carles Folguera que foi a grande razão do Benfica não ter sido campeão europeu nos anos 90, o Porto pode queixar-se do mesmo na Final da Champions de 2000 contra o Barcelona no Pavilhão Rosa Mota, onde o Folguera defendeu tudo que havia para defender na vitória do Barcelona por 3-2....Folguera era melhor que o José Carlos...Folguera foi um guarda-redes que quando fala-se dos melhores da história do Hóquei, penso que o top 3 são Folguera, Trullols e Ramalhete....O José Carlos foi o melhor português dos que eu vi.
Concordo, o José Carlos também foi o melhor português que vi (não sou do tempo do Ramalhete e não me lembro dos primeiros que vi na selecção - Frankelim e Chambel), mas o Folguera era qualquer coisa inacreditável.

Pancho Lopes 67

#48
Citação de: pirolito1 em 23 de Fevereiro de 2015, 13:26Concordo, o José Carlos também foi o melhor português que vi (não sou do tempo do Ramalhete e não me lembro dos primeiros que vi na selecção - Frankelim e Chambel), mas o Folguera era qualquer coisa inacreditável.

Sém dúvida, alias recomendo qualquer um a ir ao youtube e ver um resumo de 4 videos do Porto-Barcelona (2-3 para o Barça) da final da champions de 2000...Os tripeiros tem tanta razão de queixa dele como nós acreditem....Folguera era um guarda-redes que valia títulos, curiosamente o que ele fez-nos sofrer nos clubes ao impedir o Benfica e o Porto de serem campeões europeus, fizemos nós pagar-lhe na selecção...Folguera só tem 1 título de campeão do mundo em 89, quando era suplente do Huelves Álvarez do HC Liceo da Coruña (melhor equipa do mundo no final dos anos 80 e início da decáda de 90) e ZERO DA EUROPA. A dupla Rui Lopes e Pedro Alves no ataque da selecção eram demais até para o próprio Folguera, pelo menos assim foi no mundial de 93 e no europeu de 94.... Mesmo assim no europeu da Madeira o Folguera fez das suas e perdemos contra Espanha nos grupos 3-2, inexplicavelmente a Espanha perdeu com a Holanda nos grupos, algo que já tinha acontecido no mundial de 1991. No mesmo europeu vingamo-nos na final ao bater a Espanha por 3-1 no prolongamento.

Apesar do Folguera ser meia equipa do Igualada, lembro-me de um grande defesa que marcava golos como senão houvesse amanha, Santi Carda. Tem mais de 500 golos pelo Igualada, penso que seja o melhor marcador da história do clube, nessa altura o Santi Carda juntamente com o "Negro" Paéz, Enrico Mariotti e o Paulo Almeida, eram os 4 melhores defesas do mundo.

pirolito1

Lembro-me bem do Santi Carda, muito bom.

Esse Europeu foi o primeiro que acompanhei, ainda me lembro bem.

O último que teve um jogador do Sporting na selecção - Mário Conceição (nada de especial).

pirolito1

Também me lembro bem do clássico que era o Gabaldón provocar o Tó Neves e este ir para a rua.

Pancho Lopes 67

#51
Citação de: pirolito1 em 24 de Fevereiro de 2015, 11:59O último que teve um jogador do Sporting na selecção - Mário Conceição (nada de especial).

Ina o Mário Rui looool, que memórias me trouxeste.... mas atenção pilrolito1, nada de especial porque tas a compara-lo com a super selecção de 1994, e aí concordo que não devia ter sido chamado, mas se comparares o Mário Rui as selecções que temos tido nos últimos dez anos, não seria assim ridículo chama-lo... o Mário Rui depois foi para o Oliveirense e foi fundamental nas duas conquistas do Oliveirense em 1997, quando ganharam a Taça de Portugal e a Taça CERS, tendo perdido em 1996 a final taça de Portugal contra o Porto. Não dúvido que o Livramento ser sportinguista e ter treinado o sporting até essa altura, tenha contribuído muito para sua chamada, uma vez que o último representante do Sporting até 1993 era o Chambel, que em 1994 perdeu o lugar de guarda-redes suplente para o José Carlos que jogava no Paço d'arcos na altura...