Artur Jorge

Como avançado:

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Main team: 6 seasons (1969-1975), 132 matches (10293 minutes), 105 goals

Titles: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Como treinador:

Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Main team: 2 seasons (1994-1995), 48 matches (27 wins, 11 draws, 10 losts)

Elvis the Pelvis

#645
Foi um excelente jogador e óptimo treinador no seu auge.

O papel que teve no Benfica foi péssimo to say the least. Foi antes de mais, um inside job a mando de Pinto da Costa.

Parece que era um tipo com uma inteligência e cultura acima da média para o futebolista típico, mas isso não apaga o que fez no Benfica.

slbenfica_croft

Sentimentos à família.

Impossível para o universo Benfiquista não ser uma figura de extremos.

Como jogador foi seguramente um dos imortais. Nem sequer há discussão.

Como treinador, mesmo sem ser o único e talvez o maior culpado, foi seguramente trágico e impactante num golpe quase fatal a um BENFICA que estava nessa altura já de gatas, agarrado às cordas e prestes a cair.

Reitero, ainda assim, que não  foi de todo o único culpado nem o maior culpado. E convém lembrar isto porque a irracionalidade não pode imperar e não se pode perpetuar a ideia de que o SLBENFICA ficou de gatas durante décadas por causa de uma única personagem, seja ela qual for. Não tem obviamente adesão à realidade, ainda que tenha sido tal como referi acima absolutamente trágico para o BENFICA num momento em que era fundamental aguentar o barco.

Independentemente de tudo, o BENFICA esteve naturalmente bem em fazer-se representar institucionalmente. Nem poderia ser de outra forma por muitas marcas que tenhamos.

Pancho Lopes 67

#647
O triste é que eu lembro-me bem dessas novelas do Verão de 1994, apesar da saída de bons jogadores havia uma grande expectativa com as vindas do melhor guarda-redes do Mundo, Preud'Homme, o melhor treinador português talvez de sempre nessa altura, Artur Jorge (Pedroto era o outro grande nome na história dos treinadores tugas), e tb o parceiro de Maradona no ataque argentino, Caniggia. A parceria com a Parmalat tinha tudo para ter sido um sucesso mas não soubemos tirar proveito devido aos incompetentes que tomavam decisões no clube. Fomos de um Verão de entusiasmo, para um filme de terror do qual demoramos 15 anos a levantar-nos...