João Santos (Presidente)

Presidente, (1914-12-03 - 2005-02-15),
Portugal

tecnalgar

Um Senhor. Carregava consigo a grandeza, valores e mística do Benfica. Um homem de valor e de valores. Um desportista e desportivista nato. Queria ganhar mas não a qualquer preço.
Homem ligado ao remo, lembro-me de após o Benfica ganhar o troféu Teresa Herrera na Galiza, a equipa em viagem de regresso a Lisboa parar em Caminha e fazer uma visita ao Sporting Clube Caminhense, filial do Sporting mas a maior instituição de remo em Portugal com provas ganhas em todo o mundo. Nesse dia recebi de si, após pedido do meu querido falecido pai, o alfinete em tons dourados que trazia na lapela bem como um autógrafo do nosso grande Eusébio num guardanapo de papel Zig-Zag que ainda hoje passados tantos anos guardo com enorme carinho e gratidão.
Enorme presidente, também para mim um dos maiores de sempre. Herda uma situação financeira terrível após fecho do terceiro anel.
Faz tudo para formar uma enorme equipa e tenta atacar as provas não apenas internamente mas também a nível europeu... faltou pouco.

Viva o Benfica!!!

darkwolf

na questão do Guarda Abel podia ter feito descarrilar o PdC. não o fez.

Pancho Lopes 67

Porque é que o João Santos chamava o Pinto da Costa de "Pomba Branca"???? Por estar a cagar o futebol português?

Pancho Lopes 67

#63
Muito honestamente do que leio dele, acho-o melhor presidente em relação ao Fernando Martins que muitos inexplicavelmente consideram o melhor Presidente na história do Benfica. João Santos prometeu um Benfica Europeu e cumpriu, fomos a 2 finais da champions no futebol, campeões europeus na natação, foi com ele que iniciamos o dominio de estrada no atletismo ganhando 4 títulos europeus no seu mandato, é com ele que ganhamos a primeira competição europeia no hóquei (se bem que eu digo sempre que aquela taça das nações em 1962 era uma espécie de Champions antes desta existir), e com ele que montamos a equipa de hóquei que viria a dominar o hóquei em Portugal nos anos 90, além disso as equipas de Andebol, Basket e Voleibol foram de qualidade no seu reinado tendo Benfica's muito competitivos em todas as vertentes. E acima de tudo não abriu as pernas ao Pinto da Costa já o seu antecessor não pode dizer o mesmo, tal como não se intimidou e fez questão de vir dizer para comunicação social que o adversário do Porto com aquela direcção representava algo de muito obscuro e sujo no desporto nacional, algo que o grande João Rocha (era lagarto mas sei reconhecer a grandeza dos outros) também acusou Pinto da Costa penso eu...

Para mim um Imortal sem dúvida, e não acho nenhum crime se alguém o considerar um dos 5 melhores presidentes na história do clube, penso que só Luís Filipe Vieira (que já tem mais 12 anos de reinado do que João Santos teve), tenha tido mais títulos fora de Portugal que ele...

RedVC

João Santos era um homem corajoso e que delegou a responsabilidade do futebol, medida acertada.
Enfrentou a corrupção e a violência que se estavam a instalar no futebol Português dizendo com todas as palavras aquilo que Pinto da Costa e os seus bobbis e tarecos estavam a fazer.
Internamente, o plantel foi valorizado e o Clube revigorado e prestigiado.  O grande senão da sua presidência foi ter sido feita uma gestão financeira desiquilibrada que esteve na base dos problemas que explodiram no mandato seguinte, de Jorge de Brito.

Para mim não está entre os 5 melhores presidentes da História do Sport Lisboa e Benfica mas talvez entre nos 10 melhores. A dúvida que tenho prende-se com o facto de não conhecer bem a obra dos presidentes das primeiras décadas do nosso Clube.

Já agora os 5 melhores são sem dúvida:

Joaquim Ferreira Bogalho
Félix Bermudes
Duarte Borges Coutinho
Maurício Vieira de Brito
Manuel da Conceição Afonso



Pensar que alguém pode escolher Fernando Martins como o maior de todos é uma anedota. Fez algumas coisas boas, modernizou o Clube em algumas das suas vertentes e nos primeiros anos soube valorizar o plantel. Infelizmente alienou-se ao fascínio do betão desinvestindo por completo no futebol. Mais grave ainda, foi passivo e ingénuo ao permitir que a corrupção se instalasse no futebol Português. Se tivesse erguido a voz e actuado no tempo certo ter-se-ia limitado o crescimento do monstro lá de cima.

Pancho Lopes 67

Citação de: RedVC em 13 de Maio de 2020, 12:00
Pensar que alguém pode escolher Fernando Martins como o maior de todos é uma anedota. Fez algumas coisas boas, modernizou o Clube em algumas das suas vertentes e nos primeiros anos soube valorizar o plantel. Infelizmente alienou-se ao fascínio do betão desinvestindo por completo no futebol. Mais grave ainda, foi passivo e ingénuo ao permitir que a corrupção se instalasse no futebol Português. Se tivesse erguido a voz e actuado no tempo certo ter-se-ia limitado o crescimento do monstro lá de cima.

100% de acordo, infelizmente conheço muitos benfiquistas que veneram o trabalho dele no Benfica...

luislima

Falaram-me de uns vídeos que havia deste senhor, que estavam no seu episódio do programa da BTV Vitórias e Património que, aparentemente, desapareceram da net. Alguém os tem?

Jayson Tatum

Último presidente com carisma do Sport Lisboa e Benfica. Incrível como lá vão cerca de 30 anos...

Alexandre1976

Coloco o Sr.Jorge de Brito como o ultimo presidente que representava os mais intrinsecos e sagrados valores do Nosso clube.

Festivus

Último presidente a apresentar apresentar um Benfica verdadeiramente europeu/grande na Eurooa, tal como foi o seu lema/promessa que cumpriu, levando o clube a duas finais das Taças dos Campeões Europeus num espaço de 3 anos apenas. Pena não termos ganho nenhuma delas, mas obviamente que não culpo o João Santos por isso. Bastava termos tido um guarda-redes melhor nos penalties contra o PSV em 1988 e acredito que a coisa estava ganha.

E antes que me venham com o futebol ter mudado imenso desde então, tivemos o Ajax a ganhar a Liga dos Campeões em 1995 e o Porco em 2004. Para não falar que o Ajax teve a uma unha negra de ir à final da LC há 2 anos, eliminando o Real Madrid e a Juventus pelo caminho. Não há desculpas para o Benfica só ter passado a fase de grupos da LC 4 vezes nos últimos 25 anos ou assim.