Fernando Folha

Nome completo
Fernando Manuel Parada Folha
País
Portugal
Data de nascimento
1958-01-18
Periodo no Benfica

1981 - 1982

Primeiro jogo

Sporting CP 1 - 2 SL Benfica

Qua, 3 Junho, 1981

Estádio José Alvalade, em Lisboa ,

SL Benfica: Bento (Jorge Martins [45m]), António Bastos Lopes, Laranjeira, Frederico, Pietra (Alberto [45m]), Shéu (Alhinho [45m]), João Alves (Veloso [18m]), Carlos Manuel (Toni [45m]), Chalana (Fernando Folha [73m]), Nené (Vital [22m]), César (Reinaldo [45m])
Treinador: Lajos Baroti
Golos: Vital (30), Reinaldo (82)

Último jogo

SL Benfica 3 - 0 Amora

Sex, 23 Julho, 1982

Estádio da Luz ,

SL Benfica: Delgado, Pietra (Paulo Campos [65m]), Humberto Coelho (Frederico [65m]), António Bastos Lopes (Alberto Bastos Lopes [45m]), Veloso (Álvaro Magalhães [45m]), José Luís (Diamantino [45m]), Carlos Manuel (Fernando Folha [65m]), Shéu (Padinha [45m]), João Alves (Carlos Manuel II [65m]), Nené (César [45m]) (Jorge Gomes [65m]), Filipovic
Treinador: Eriksson
Golos: João Alves (44), João Alves (60), Nené (16)

42942 - Tópico: Fernando Folha  (Lida 10354 vezes)

Shoky

• Colaborador
  • 25 de Fevereiro de 2011, 23:08

Nome Completo: FERNANDO Manuel Parada FOLHA
Posição: Extremo Esquerdo
Nacionalidade: Português (Internacional A)
Data de Nascimento: 18-01-1958
Número da Camisola: ?
Pé Preferido: ?

Épocas completas no Benfica: 1
Total de Jogos pelo Benfica: 13
Total de Golos pelo Benfica: 0
Títulos pelo Benfica:
0

1981/1982
Jogos: 13
Golos: 0
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 14:52 por Shoky »

Partizan

• Iniciado
  • *
  • Gloriosa tradição
  • 25 de Fevereiro de 2011, 23:40
Este Folha foi, segundo consta, o primeiro grande flop do Benfica. No Boavista era goleador, e chegou cá causando grande expectativa. Era uma vedeta do futebol nacional no inicio dos anos 80. Mas, como os dados o comprovam, não deixou saudades com as nossas cores.
Acho que era famoso também pela forma como festejava os golos, não sei bem como era.

Universo Benfica

• Colaborador
  • 25 de Fevereiro de 2011, 23:43
Pois olha, aqui não festejou nenhum..

Çula

• Eusébio
  • e pluribus unum
  • 26 de Fevereiro de 2011, 01:02
Este Folha foi, segundo consta, o primeiro grande flop do Benfica. No Boavista era goleador, e chegou cá causando grande expectativa. Era uma vedeta do futebol nacional no inicio dos anos 80. Mas, como os dados o comprovam, não deixou saudades com as nossas cores.
Acho que era famoso também pela forma como festejava os golos, não sei bem como era.

Dava umas valentes cambalhotas.

Saïd Old Roof

• Sénior
  • O Rodolfo Dias do SerBenfiquista.
  • Abutre #1.253
  • Sócio: concentradíssimo!
  • 13 de Setembro de 2012, 17:19
Uma foto com equipamento do Benfica, vá.

Fonte: Facebook

(btw, haja quem edite o link dele no tópico dos planteis, que o endereço está errado)

Nick Valensi

• Eusébio
  • "Ser do Benfica é ser campeão na vida. Honra esta máxima."
  • 14 de Setembro de 2012, 02:43
É uma coisa que hoje em dia faz falta... Jogadores com bigode.

Basicamente flopou pelas mesmas razões pelas quais Hassan, Marcelo, Mauro Airez, Marcel ou Makukula floparam... E Lima flopará.

Não são jogadores com dimensão para o Benfica. E há sempre jogadores com mais classe que não lhe permite terem minutos... Em 81/82 havia Nené e Filipovic.

Shoky

• Colaborador
  • 14 de Setembro de 2012, 02:50
Uma foto com equipamento do Benfica, vá.

Fonte: Facebook

(btw, haja quem edite o link dele no tópico dos planteis, que o endereço está errado)

Obrigado pela foto e pela correcção.
Já corrigi. O0

Zaratustra

• Eusébio
  • Leiria
  • "Vota Rui Rangel - O Benfica aos Benfiquistas"
  • 14 de Setembro de 2012, 04:13
é sempre bom ler estes comentários de quem sabe! quando vi o nome do tópico pensei (mas o folha (do porto) jogou no Benfica? ;D )

PS: esse equipamento é qualquer coisa de fabuloso

Johnny1904

• Iniciado
  • *
  • 01 de Março de 2013, 14:53
É uma coisa que hoje em dia faz falta... Jogadores com bigode.

Basicamente flopou pelas mesmas razões pelas quais Hassan, Marcelo, Mauro Airez, Marcel ou Makukula floparam... E Lima flopará.

Não são jogadores com dimensão para o Benfica. E há sempre jogadores com mais classe que não lhe permite terem minutos... Em 81/82 havia Nené e Filipovic.

O0

pcssousa

• Colaborador
  • Até sempre!
  • 01 de Março de 2013, 15:46

Dava umas valentes cambalhotas.
Isso mesmo... durante anos foi alvo de chacota pois todos diziam que o Folha das cambalhotas chegou ao Benfica e não deu uma única cambalhota...

Conterrâneo do Bola7, começou no Leixões e lá continuou até aos séniores, jogou na 2ª divisão e com 20 anos foi contratado pelo Boavista. Ganhou lá uma supertaça ao Porto e no seu segundo ano só Gomes e Nené marcaram mais golos que ele e foi à selecção nacional A.
O Benfica qui-lo contratar e ele, Benfiquista desde sempre, nem pestanejou. Teve algumas oportunidades, mas a concorrência de Nené, Reinaldo, Filipovic e César era demasiado forte e o peso da camisola idem. Saiu e foi para o Varzim, comandado por José Torres, onde voltou a marcar golos e rumaria  novamente ao Bessa.

Ficou o orgulho de ter representado o Benfica, clube do coração. O próprio diz que ter representado o Benfica o deixou maravilhado para toda a eternidade.