Petar Musa

Avançado, 27 anos,
Croácia
Equipa Principal: 2 épocas (2022-2024), 66 jogos (2009 minutos), 17 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

ZéTonto

Mandado embora para ficar com o Cabral.  :disgust:

paranoid

O Musa só saiu porque foi o único com mercado...
Dos que ainda ficaram só vão por empréstimo e penar com eles até fim do contrato

fdpdc666

Musa explica dificuldades no Benfica: «Gonçalo Ramos estava a marcar muitos golos...»
Feliz na MLS, o avançado croata recorda passagem por Portugal, onde representou o Boavista e o Benfica.

Foto: USA Today Sports

Spoiler
Petar Musa chegou aos Estados Unidos da América, há pouco mais de um ano, para dar um novo rumo à carreira. O avançado não era um dos indiscutíveis nas opções de Roger Schmidt e assinou pelo Dallas, emblema da MLS, uma aposta da qual não se arrepende.

"Cheguei a uma fase da minha carreira em que queria ir para uma equipa onde pudesse ter alguma consistência e sentir ainda mais a confiança do treinador. Queria jogar o mais possível e fazer uma boa época, não estava descontente no Benfica, apenas procurava um clube onde pudesse jogar mais. Foi por isso que tomei a decisão de ir para o Dallas. Falei com o treinador e o proprietário do Dallas, que me explicaram todo o seu projeto e me deixaram muito impressionado. Não tivemos uma grande época como equipa, mas, individualmente, tive um ano muito bom. Depois da minha última época, mostrei a todos os que duvidaram da minha saída do Benfica para a MLS que foi uma decisão acertada. Não me arrependi nem um bocadinho", contou o croata, em declarações ao portal RG.

Efetivamente, o principal objetivo de Musa, confirmou-se. O internacional croata era aposta regular e correspondeu com golos na primeira época no futebol norte-americano. Em 34 jogos em que foi opção fez 17 golos, um recorde na carreira. Mas, olhando para trás, Musa tem uma explicação para não ter sido a primeira opção de Roger Schmidt quando chegou à Luz.

"Não foi uma situação fácil para mim, porque o Gonçalo Ramos estava a fazer uma época fantástica e a marcar muitos golos. Roger Schmidt decidiu pô-lo a jogar em vez de mim e não havia nada que eu pudesse fazer, só tinha de continuar a trabalhar mais para tentar convencê-lo a pôr-me no onze inicial. Não estava a jogar regularmente, mas estava a trabalhar muito e a ser paciente, e sempre que entrava no jogo, marcava muitas vezes. Isso deixa-me muito feliz, porque o trabalho árduo compensa sempre. Estava a treinar muito para ter a minha oportunidade e agarrá-la com as duas mãos. Estava sempre à espera da minha oportunidade e, no final da época, levantámos o troféu todos juntos como uma equipa, o que era o mais importante", contou, numa entrevista que fez um balanço da carreira e lembrou a chegada a Portugal, para representar o Boavista: "Mudei-me para Portugal, um país que adora futebol e que é uma fábrica de talentos. Desde o meu primeiro dia em Portugal, vi que gostavam de jogar com bola e que não se corria tanto com a bola, o que era diferente. Senti que o meu lugar era ali e foi uma boa época para mim. As pessoas lá são muito simpáticas, a comida também é muito boa, e também tive outro colega de equipa dos Balcãs (Ilija Vukotic), que falava a minha língua e me ajudou muito. Todo o ambiente à minha volta no Boavista era perfeito, dentro e fora do campo. Foi fácil para mim sentir-me bem, e se te sentires bem fora do campo, sentir-te-ás ainda melhor em campo. Foi tudo muito bom, e gostei muito da minha passagem por Portugal".

Musa sublinha ainda que a Croácia "não é um país muito grande", mas tem "muitos talentos" e que foi, com naturalidade, que decidiu apostar no futebol : "No nosso país, todos querem ser futebolistas. Se perguntarmos a qualquer criança, ela dir-nos-á que quer ser futebolista quando crescer... está no nosso ADN", explicou, ainda que reconheça que nem todos podem lá chegar: "Quando se é miúdo e se diz à família que se quer ser jogador de futebol profissional, à partida parece impossível. Mas, no meu caso, foi possível porque a minha mãe sempre me apoiou muito desde o primeiro dia. Nunca me pressionou, mas às vezes dava-me conselhos. Não tive qualquer pressão dos meus pais, apenas me apaixonei pelo jogo por mim próprio. Era o que eu mais gostava de fazer, jogar futebol com os meus amigos na escola e, quando acabava a escola, ia para os treinos. O futebol foi sempre o mais importante na minha vida. Claro que havia a escola, mas eu sempre soube o que queria ser quando fosse grande. Desde miúdo, sempre gostei de marcar golos e fazer assistências e sempre fui um jogador ofensivo. Não sabia que ia ser avançado, mas tinha a certeza de que ia ser um jogador ofensivo".
[fechar]

Por Record

força Benfica

Faria pior que Cabral e Belotti?

:police:

Faroleiro

Mais um que chorou baba e ranho para sair e a quem o Benfica não podia cortar as pernas...

eduq

muito melhor que o Cabral e outros merdas que por aqui andam

20Nico Gaitan20

Citação de: DastanPT em 16 de Junho de 2025, 01:03https://x.com/61Maio/status/1934394985484279878
um gajo tao mal aproveitado por cá..só por ser do boavista.

Muito mal vendido para se ir byscar 3 gajos pior que ele

Roy Bean

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 16 de Junho de 2025, 01:15
Citação de: DastanPT em 16 de Junho de 2025, 01:03https://x.com/61Maio/status/1934394985484279878
um gajo tao mal aproveitado por cá..só por ser do boavista.

Muito mal vendido para se ir byscar 3 gajos pior que ele

não foi por ser do Boavista, foi por ser negociata...
compram ao clhas para comissão e dps logo se ve se o jogador rende alguma coisa ou nao...
este correu relativamente bem, mas dps tens Luan Farias desta vida aos montes

Blitzer

Mais uma época terminada nos States.

Leva 67 jogos pelo Dallas e 36 golos.

força Benfica

Marcou um golo ontem pela seleção.

Trapattoni

Por incrivel que pareça era mil vezes melhor que o Arthur Cabral...

dghost

G Ramos e Musa, o luxo que era e não fazíamos ideia.