GLORIOSA ENTRADA NA EPOPEIA DOS CLÁSSICOS
O Benfica superiorizou-se ao FC Porto, por 66-89, no jogo 1 da final do play-off da Liga Betclic. Em vantagem na série, as águias voltam a encontrar os azuis e brancos no Dragão Arena, às 19h00 desta sexta-feira, 7 de junho.
Numa exibição sólida e de domínio, o Benfica bateu o FC Porto, por 66-89, nesta quarta-feira, 5 de junho, no arranque da final do play-off da Liga Betclic. As equipas voltam a encontrar-se no Dragão Arena na sexta-feira, dia 7, às 19h00, no jogo 2.
Ultrapassada a Oliveirense nas meias-finais do play-off (3-0), o Benfica carimbou o acesso à final, na qual, à melhor de cinco jogos, defende o título nacional frente ao FC Porto – que beneficia do fator casa –, adversário que deixou pelo caminho a Ovarense (3-1).
Na antevisão, Norberto Alves referiu que o conjunto encarnado chegaria ao clássico no "melhor momento", com o foco no objetivo: a conquista do Tricampeonato. O capitão Makram Ben Romdhane sublinhou a importância da "concentração" perante uma "grande equipa".
Para o arranque do jogo, o técnico das águias escalou um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida.
Reunidos todos os ingredientes para uma grande partida de basquetebol no Dragão Arena, com os adeptos a proporcionarem um grande ambiente, deu-se início à série da decisão!
O Benfica beneficiou da primeira posse de bola e, pela mão de Terrell Carter, colocou-se em vantagem por 0-4. Boa entrada das águias no jogo, confiantes, a mostrarem bons indicadores na defesa e junto do cesto.
Atrás do prejuízo, o FC Porto igualou a 6-6, resultado que se verificava no minuto 4. Sabendo da importância do momento, os comandados por Norberto Alves foram incisivos e voltaram ao comando do marcador (6-10). A superioridade foi, então, dilatada para 6-13, por Toney Douglas, autor do primeiro triplo do encontro.
A maior distância pontual espelhou-se aos 8-16 e, a partir daqui, o FC Porto adotou uma postura mais pressionante, encostando as contas em 14-18. Mesmo com esta aproximação, o Benfica manteve-se na frente, e saiu do 1.º quarto a vencer por 16-22, com 10 pontos convertidos por Terrell Carter.
No arranque do período seguinte, dois triplos de Anthony Barber estabeleceram a igualdade a 22-22. Perante este revés, Norberto Alves viu-se obrigado a parar o encontro.
Impulsionados pela boa entrada no 2.º quarto, os azuis e brancos alcançaram o comando do marcador pela primeira vez no encontro (24-22). Na linha de lance livre, Terrell Carter, eficaz, impôs o 24-24.
Numa toada de maior equilíbrio, o Benfica mostrou serviço nos ressaltos e voltou à frente do score (26-28; 29-31). Com dois minutos para se jogar (8'), um ponto separava os dois emblemas (30-31). Seguiu-se o empate e, na resposta, Aaron Broussard, com um triplo, fez o 31-34.
Estava eletrizante o jogo, com nota mais das águias ao intervalo. Num parcial em que os números espelham o equilíbrio na quadra (19-19), o Benfica deu luta ao ascendente do FC Porto e saiu para o descanso a vencer por 35-41!
No regresso à quadra, os encarnados realizaram um parcial de 0-10, com pontos de Terrell Carter (6), Toney Douglas (2) e Ivan Almeida (2) a colocarem o resultado em 35-51!
Aos cestos convertidos pelo FC Porto, o Benfica respondia de pronto e, a três minutos do final do 3.º quarto (7'), o score apontava 41-57. Grande fase das águias, a dominarem e a imporem o seu ritmo, com 23 pontos marcados face aos 10 dos azuis e brancos.
Daniel Relvão fechou este tempo com uma jogada individual de grande espetacularidade. Com o resultado em 45-61, o poste encarnado roubou a bola a Anthony Barber, driblou e, com tempo e espaço para fazer um cesto seguro, de dois pontos, arriscou o triplo. Espantoso! O período ficou fechado em 45-64, e com muitos festejos no banco vermelho e branco!
O conforto dos encarnados, em termos pontuais, fez-se sentir no 4.º quarto. Mantendo uma distância considerável (48-68; 50-70; 58-79), o Benfica esteve à altura do momento, continuou a carregar e não permitiu veleidades ao FC Porto.
Olhando já para o que se segue, Norberto Alves geriu o plantel e deu minutos a todos os atletas presentes na ficha de jogo.
Sem surpresas face ao produzido ao longo do encontro, o Benfica bateu o FC Porto, por 66-89, e está em vantagem na final do play-off da Liga Betclic! O jogo 2 está agendado para as 19h00 desta sexta-feira, 7 de junho, no Dragão Arena.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Defendemos muito bem. Quando se defende bem, também no ataque as coisas são mais tranquilas. Isto é o play-off, não há histórias iguais. Ganhar por um, por 20, ou por 10 é igual. Temos de estar focados para sexta-feira [dia 7] encararmos isto como um 0-0 e ganharmos o segundo jogo. É fundamental ganhar cá, queremos ganhar o próximo jogo."
José Barbosa (base do Benfica): "Temos vindo a demonstrar este nível, principalmente a nível defensivo, há algum tempo. Como disse o nosso treinador na antevisão, chegamos a este momento na melhor forma. A vantagem foi-se conquistando, mas o basquetebol é feito de parciais. Sabíamos que, ganhando uma margem, nos íamos sentir mais confortáveis para impor o nosso ritmo."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Betinho, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Sérgio Silva (J) e Daniel Relvão (J)
Pontuadores do Benfica: Terrell Carter (18), Betinho (6), Ivan Almeida (8), Toney Douglas (5), Aaron Broussard (15), Thomas Drechsel (18), Makram Ben Romdhane (4), Daniel Relvão (6), José Barbosa (6) e Eduardo Francisco (3)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/06/05/basquetebol-jogo-fc-porto-benfica-jogo-1-final-play-off-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 3 June 2024