EHF European League FG 1ª J: MT Melsungen 28 - 26 SL Benfica, 14Out. Ter. 17h45 *BTV*

Competição
Fase
Fase de Grupos
Ronda
1ª Jornada
Data
Ter, 14 Outubro, 2025, 17:45
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

ATITUDE E LUTA ATÉ AO FINAL


O Benfica estreou-se na edição 2025/26 da EHF European League nesta terça-feira, 14 de outubro, frente ao MT Melsungen, na 1.ª jornada do Grupo E. Num jogo em que se bateram de igual para igual com o adversário, as águias perderam por 28-26.

 

Ciente das dificuldades que tinha pela frente, diante de um antagonista que Jota González considerou "uma das melhores equipas da Alemanha e do mundo" na antevisão do jogo, o Benfica apresentou-se na Rothenbach Halle a olhar nos olhos do MT Melsungen.

 

Rangel da Rosa, Miguel Sánchez, Bélone Moreira, Ander Izquierdo, Mikita Vailupau, Reinier Taboada e Javi Rodríguez foram os jogadores escolhidos pelo treinador para a formação inicial encarnada.

 

A partida começou equilibrada, com os guarda-redes Rangel da Rosa e Kristóf Palasics em destaque. No minuto 2, Reinier Taboada inaugurou o marcador (0-1). Com alternâncias no comando do resultado, as águias voltaram a estar na frente por mais duas ocasiões (2-3 e 3-4) e, a partir daqui, o MT Melsungen mostrou o seu poderio, com ataques rápidos e fulminantes (7-5; 9-5).

 

O Benfica continuou a tentar desmontar a linha defensiva do conjunto alemão para conseguir faturar e lutar pela vitória. Aos 22', quando perdia por 11-9, o Glorioso recuperou terreno, deixando tudo em aberto para a 2.ª parte. Através de um livre de 7 metros, executado por Mikita Vailupau no minuto 29, os encarnados encostaram a 13-12, mas Nikolaj Enderleit distanciou para 14-12, resultado que se verificava ao intervalo.

 

No reatar da partida, o MT Melsungen dilatou a vantagem para 4 golos (16-12). Com dificuldade em contrariar a defesa alemã e a cometer faltas forçadas no ataque, o Benfica não conseguia impor-se. A defesa e a agressividade ofensiva iam fazendo a diferença no jogo... Aos 45', Kristóf Palasics já havia travado 7 remates do Benfica.

 

No minuto 47, com o resultado em 23-19, Jota González pediu para parar o encontro. Reorganizadas as tropas, os encarnados reduziram para 25-22, com duas defesas importantíssimas de Rangel da Rosa, uma delas a um livre de 7 metros. Impulsionadas pelo bom momento e a jogarem rápido, as águias reduziram a distância para 2 golos (26-24 e 27-25).

 

Um remate de Dainis Kristopans ao lado, aos 59', fez crescer a crença no empate, mas, na resposta, Reinier Taboada também falhou o alvo. Perto do final, Rúben Marchán marcou (28-25) e Reinier Taboada fechou o marcador em 28-26.

 

Segue-se o jogo em casa do Marítimo, a contar para a 8.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, agendado para as 18h00 desta sexta-feira, 17 de outubro.

 

DECLARAÇÕES


Jota González (treinador do Benfica): "No geral, acho que fizemos uma boa partida, tanto no ataque como na defesa. Apesar de termos cometido erros, jogámos contra uma grande equipa, uma das melhores da Alemanha e da Europa. Na 1.ª parte, o [Kristóf] Palasics parou-nos muitas bolas e falhámos em muitas situações claras. Em momentos críticos, perdemos a bola, ou os árbitros deram-nos falta de ataque e isso não nos deixou igualar o jogo. Acho que esta é a linha de atitude e de trabalho a seguir."

 

FICHA DE JOGO

* Ficha de Jogo do site oficial da prova. Nada garante que não tenha erros.


Formação inicial do Benfica: Rangel da Rosa, Miguel Sánchez, Bélone Moreira, Ander Izquierdo, Mikita Vailupau, Reinier Taboada e Javi Rodríguez

 

Suplentes: Gustavo Capdeville (NJ), Gabriel Cavalcanti (J), Stiven Valencia (J), Pau Oliveras (J), Alejandro Barbeito (J), Fábio Silva (J), Alexis Borges (J) e Ismäel El-Korchi (J)

 

Marcadores do Benfica: Reinier Taboada (4), Miguel Sánchez (2), Javi Rodríguez (3), Ander Izquierdo (2), Gabriel Cavalcanti (3), Mikita Vailupau (6), Stiven Valencia (3), Fábio Silva (1), Alexis Borges (1) e Alejandro Barbeito (1)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/10/14/andebol-jogo-mt-melsungen-benfica-1-jornada-grupo-e-ehf-european-league

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Segunda, 27 Outubro 2025


fdpdc666

Benfica estreia-se na Alemanha.
Encarnados jogam amanhã, a partir das 17h45, frente ao MT Melsungen, que conta com o ex-Benfica Alexandre Cavalcanti, a primeira jornada do Grupo E da segunda prova da hierarquia europeia, a EHF European League.



Jota Gonzalez, treinador da equipa de andebol do Benfica, espera dificuldades na Alemanha. Foto SL Benfica

O Benfica estreia-se terça-feira, a partir das 17h45, na EHF European League, competição que já venceu, frente aos alemães do MT Melsungen, onde joga agora o internacional português Alexandre Cavalcanti, que já vestiu a camisola das águias.

Jota González, treinador do Benfica, não espera facilidades nesta primeira ronda e considera mesmo que os alemães são o rival mais complicado dp Grupo E, onde estão também FTC-Green Collect, da Hungria, e HF Karlskrona, da Suécia.

«Vai ser uma partida complicadíssima (...) É o rival mais complicado dentro do nosso grupo. Destacam-se pela defesa, com gente muito grande e muito forte, e no ataque têm jogadores com muito poderio, tanto no um contra um como no remate exterior. O MT Melsungen é uma das melhores equipas da Alemanha e do mundo», considera o técnico espanhol.

Na última época, o Benfica foi afastado no play-off de acesso aos quartos de final, pelos dinamarqueses do GOG, por apenas um golo. Já a formação alemã chegou à final four da competição, mas terminou em 4.º lugar, vencendo o prémio de melhor marcador, com Ian Barrufet em destaque, com 90 golos marcados em toda a prova.

Os dois primeiros classificados desta fase de grupos, onde também se encontra o FC Porto, têm entrada na fase seguinte da prova, o main round.

Edite Dias in A Bola






Farripas

Até que não estamos a jogar mal, apesar de alguns erros. Mas eles são melhores e têm um poderio físico muito acima do nosso. 8 jogadores com 2m ou mais, o Palasics tem 1,99. Têm um gajo com 2,15m e 135kgs!!

Wiz

Constrangedor a quantidade de erros do Belone por exemplo.

Já vi pior da equipa, ainda assim, muito longe daquilo que o Melsungen consegue fazer

PP00

Derrota normal face à diferença entre as duas equipas.

Melsungen é um dos quatro reais candidatos ao título da EHF European League.

Não fizemos um mau jogo, de todo.

Continuar a trabalhar.


Farripas

Citação de: PP00 em 14 de Outubro de 2025, 19:19Derrota normal face à diferença entre as duas equipas.

Melsungen é um dos quatro reais candidatos ao título da EHF European League.

Não fizemos um mau jogo, de todo.

Continuar a trabalhar.

Pena não termos conseguido baixar dos 2/3 golos mais cedo na segunda parte. Não desgostei mas lá está, cometemos erros que a este nível...

Jorge Calha García

Citação de: Wiz em 14 de Outubro de 2025, 18:59Constrangedor a quantidade de erros do Belone por exemplo.

Já vi pior da equipa, ainda assim, muito longe daquilo que o Melsungen consegue fazer

É destes que a gente gosta: boas pessoas sem qualidade nenhuma.

Num clube sério andava a jogar quatro épocas no Belém.

FaithNoMore

Até nem fizemos um jogo mau,a diferença foi na quantidade de erros no ataque que impossibilitaram que pudessemos encostar no marcador,pena à entrada do último minuto o ataque desperdiçado pelo Taboada que nos punha a apenas 1 golo,gostei da exibição do Rangel.

PP00

Citação de: Jorge Calha García em 14 de Outubro de 2025, 19:35
Citação de: Wiz em 14 de Outubro de 2025, 18:59Constrangedor a quantidade de erros do Belone por exemplo.

Já vi pior da equipa, ainda assim, muito longe daquilo que o Melsungen consegue fazer

É destes que a gente gosta: boas pessoas sem qualidade nenhuma.

Num clube sério andava a jogar quatro épocas no Belém.

Vamos ser sinceros e transparentes.

A receber o que o Belone recebe, não arranjas ninguém melhor.
Isso posso-te garantir.

Recebe "tostões" e como segunda opção estaria perfeito.

O problema é que o Benfica anda há anos para contratar um lateral direito a sério, com qualidade inquestionável e depois o peso cai em cima do Belone.

Belone anda a jogar 40 minutos, quando deveria de jogar apenas 15 caso tivéssemos um lateral direito a sério.

Até te dou um exemplo prático, o caso do Sporting...tem o Kiko para jogar 45 minutos e o Berlin para jogar 15 minutos.

E podes ter a certeza que o Belone é melhor jogador que o Berlin...e mais barato.

Problema não está no Belone jogar no Benfica, o problema está no Belone ser titular do Benfica...mas isso não é culpa dele.