José Antonio Camacho

Treinador, 69 anos,
Espanha
Equipa Principal: 3 épocas (2002-2004, 2007-2008), 109 jogos (66 vitórias, 26 empates, 17 derrotas)

Títulos: Taça de Portugal (1)

zizou

Ganhou uma taça de Portugal depois de muitos anos sem qualquer título, e deixou uma equipa base para o Trappatoni ganhar o campeonato.
Provavelmente sem Mourinho e apito Dourado, teria ganho um campeonato.

bmuc79

O Benfica do século XXI renasceu com ele, com Trapatoni e o Mestre JJ catapultou-nos para a supremcia.

Woland

Citação de: andereberna em 10 de Março de 2025, 13:08
Citação de: overmarte em 10 de Março de 2025, 10:28Foi um treinador importante numa altura que ainda nos estávamos a reerguer e devemos reconhecer-lhe isso com um lugar na galeria de imortais do clube.

Para quem cresceu nos anos 90 e tem algumas memórias do Benfica de 94 e da vitória na taça em 96, o Camacho foi o primeiro treinador que, acompanhando com olhos de ver, voltou a injetar mística no clube, e que nos voltou a tornar competitivos e a fazer sonhar.

Ganhar aquela taça contra o porto do Mourinho, que parecia uma equipa inalcançável, é um feito quase tão importante como o campeonato do Trapattoni ou o 1º título do Jesus. Ou aquela eliminatória contra o Inter, em que nos batermos com as grandes equipas europeias parecia uma coisa tão distante.

Lançou o manelelé, pôs o Tiago a jogar nas horas, consolidou o Miguel como melhor lateral direito português, teve de lidar com a tragédia do Fehér. Não era um génio tático, mas era o treinador que precisávamos na altura.

A sua 2ª passagem foi um erro, mas nada apaga ou belisca a sua importância no clube. E mesmo aí, demonstrou ser um homem recto e que não estava agarrado ao lugar. Coisa rara. Eu vou-lhe estar sempre grato.
Nasci em 94

A taça de Portugal de 2004 foi o primeiro título de que realmente me recordo... foi preciso esperar 10 anos para ver o Benfica a vencer o que quer que seja. Adorava o Camacho, o Simão, o Petit, o Moreira e o Tiago.

Tenho uma foto desse mesmo dia, todo equipado à Benfica, no aniversário de um amigo meu da primária

Só faltava agora o amigo da primária reconhecer-se ao ver essa foto aqui.

Tiago_I_

Citação de: Faroleiro em 10 de Março de 2025, 10:57

Nunca me esqueço que na sua estreia pelo Benfica fomos ao WC encavar os dragartos. E os adeptos do Maior a gritarem "La Viva Camacho!"

Muito obrigado por tudo!

Porra nesta altura ainda era permitido chutar de fora da área? Loucura!

Red skin

Citação de: Tiago_I_ em 11 de Março de 2025, 06:07

Nunca me esqueço que na sua estreia pelo Benfica fomos ao WC encavar os dragartos. E os adeptos do Maior a gritarem "La Viva Camacho!"

Muito obrigado por tudo!

O Benfica dessa altura tinha um 11 melhor do que agora, o banco é que... yikes! Andrade entrou para o lugar de Tiago :D

Aquele 2.º amarelo ao Petit mostra o lodo que existia no campeonato nacional... leva com uma entrada daquelas, ainda leva um encosto de cabeça do Quaresma, e tau!

André Sousa

Citação de: Red skin em 11 de Março de 2025, 10:32O Benfica dessa altura tinha um 11 melhor do que agora, o banco é que... yikes! Andrade entrou para o lugar de Tiago :D

Aquele 2.º amarelo ao Petit mostra o lodo que existia no campeonato nacional... leva com uma entrada daquelas, ainda leva um encosto de cabeça do Quaresma, e tau!

Não acho que tenha.

Tínhamos muito cepo a jogar. Cristiano, o próprio Hélder, o Argel... meh.

Desse 11 entravam no atual Simão, Tiago, Miguel e talvaz Petit, Zahovic e Nuno Gomes.

GGG

O Camacho foi mais alguém que dizia como as coisas se deviam fazer, do que propriamente treinador....

Sempre foi alguém critico da gestão desportiva, das condições apresentadas para a equipa de futebol trabalhar e sempre indicou o caminho, ou pelo menos, sempre disse que o Benfica devia contratar bons jogadores e que devia ter um complexo para que a equipa pudesse treinar, e vistas as coisas não se enganou!

Quanto à sua área de atuação, sempre foi um treinador limitado, com 1 esquema de jogo e pouco mais, onde a sua mais valia era a mentalidade competitiva que conseguiu impor, mas tirando isso pouco mais tínhamos.

Mesmo assim mais vale o Camacho, que o Quique Flores por exemplo!

Villaridis

Muito obrigado por tudo!

era o ex-libris do Benfica do Camacho. o Nuno e o Sokota jogavam os 2 de costas para a baliza, com 2 funções: arrastar a defesa contrária e deixar espaços abertos para aparecerem os bombardeiros de serviço: Zahovic, Simão, Miguel, Tiago, Petit e Geovanni.

Woland

Citação de: André Sousa em 11 de Março de 2025, 11:35
Citação de: Red skin em 11 de Março de 2025, 10:32O Benfica dessa altura tinha um 11 melhor do que agora, o banco é que... yikes! Andrade entrou para o lugar de Tiago :D

Não acho que tenha.

Tínhamos muito cepo a jogar. Cristiano, o próprio Hélder, o Argel... meh.

Desse 11 entravam no atual Simão, Tiago, Miguel e talvaz Petit, Zahovic e Nuno Gomes.

Zahovic ?

Rics

O livre à Camacho
Quem viu, sabe

Faroleiro

Citação de: Red skin em 11 de Março de 2025, 10:32
Expandir...

Muito obrigado por tudo!

O Benfica dessa altura tinha um 11 melhor do que agora, o banco é que... yikes! Andrade entrou para o lugar de Tiago :D

Eram os tempos dourados do Apito Dourado!

Faroleiro

Citação de: GGG em 11 de Março de 2025, 14:19O Camacho foi mais alguém que dizia como as coisas se deviam fazer, do que propriamente treinador....

Sempre foi alguém critico da gestão desportiva, das condições apresentadas para a equipa de futebol trabalhar e sempre indicou o caminho, ou pelo menos, sempre disse que o Benfica devia contratar bons jogadores e que devia ter um complexo para que a equipa pudesse treinar, e vistas as coisas não se enganou!

Quanto à sua área de atuação, sempre foi um treinador limitado, com 1 esquema de jogo e pouco mais, onde a sua mais valia era a mentalidade competitiva que conseguiu impor, mas tirando isso pouco mais tínhamos.

Mesmo assim mais vale o Camacho, que o Quique Flores por exemplo!
Mais vale o Camacho do que o Não-Lage e o Chaimite!