Notícias do Euro2004: Poborsky recorda os tempos em que vestia de águia ao peito

Submitted by K_POBORSKY on
Quando caminhamos a passos largos para os jogos das meias-finais do Euro2004, que vão por frente-a-frente Portugal e Holanda, na quarta-feira, e Rep.Checa-Grécia na quinta-feira, o site oficial da prova destaca um jogador que já passou pelo nosso clube e que tantas saudades deixou entre os benfiquistas.

O nome todos sabem já qual é e que joga na República Checa não é novidade nenhuma. Karel Poborsky tem sido seguido por milhares de portugueses nos jogos que tem realizado neste Euro2004. O jogador que agora representa o Sparta de Praga é o elemento em foco no site da UEFA, dedicado ao Euro2004. Em www.euro2004.com, o mais internacional dos jogadores checos, recorda com satisfação a sua passagem pelo Benfica e por Portugal.

O camisola 8 da turma que também tem as cores do Benfica no seu equipamento (vermelho e branco) afirmou que passou «aqui alguns anos agradáveis". Para Poborsky, Portugal tem um "belo clima, pessoas simpáticas - gosto do país. No entanto, estou aqui para fazer o meu trabalho e não para recuar no passado".

Aquele que era apelidado entre os benfiquistas como «furacão checo» está perto de atingir um record. Pois, se marcar presença no jogo da final no próximo domingo, {citacao("Poborsky e a passagem pelo Benfica","Passei aqui anos agradáveis,belo clima, pessoas simpáticas - gosto do país. No entanto, estou aqui para fazer o meu trabalho e não para recuar no passado","right")}no Estádio da Luz, poderá tornar-se no primeiro jogador checo a atingir as 100 internacionalizações - incluindo a antiga Checoslováquia - bem como estabelecer um recorde de 14 jogos em fases finais do Campeonato da Europa.

Contudo, Poborsky está mais preocupado com a sua internacionalização número 99 do que propriamente com a 100ª. "Jogar o meu 100º jogo seria como a cereja no topo do bolo", disse. "Todavia, a Grécia é agora a minha preocupação, não os números. Eles são a grande surpresa do torneio, mas, do meu ponto de vista, merecem-no".

O extremo-direito, de 32 anos de idade, não só é o mais velho jogador da equipa checa, como é, também, um dos mais importantes. Poborsky já efectuou, até ao momento, quatro assistências para golo em Portugal, mais do que qualquer outro jogador na fase final. Embora seja, talvez, mais conhecido pelo "chapéu" que efectuou a Vítor Baía no EURO