Beira-Mar 2-3 Benfica: «Encarnados» venceram em Aveiro mas terminaram a tremer

Submitted by K_POBORSKY on
Está dado o pontapé de saída na SuperLiga 2004/2005. Em Aveiro, o Benfica venceu, já convenceu, mas ainda sofreu. Com muitas alterações no «onze» inicial, dadas as lesões de Sokota e Geovanni. Moreira esteve de volta à baliza do Benfica, Karadas estreou-se a titular e Ricardo Rocha regressou ao centro da defesa, assim como Fyssas que voltou a ocupar o lado esquerdo.

O Benfica apresentou-se então em Aveiro com Moreira, Miguel, Ricardo Rocha, Luisão, Fyssas, Petit, Manuel Fernandes, João Pereira, Simão Sabrosa, Zahovic e Karadas. Com o objectivo de fazer esquecer o descalabro da Bélgica e o consequente afastamento da Liga dos Campeões, os pupilos de Trapattoni entraram bem numa partida que foi bastante disputada entre as duas equipas.

Com cerca de 20 mil adeptos nas bancadas do Municipal Mário Duarte, o Benfica procurou cedo o golo, mas sem êxito. O Beira-Mar por sua vez tentava segurar a bola e apostava nos contra-ataques, utilizando na maioria das vezes passes curtos e ao primeiro toque. No Benfica foi então a linha defesiva a arma mais forte de «Trap» que com Ricardo Rocha e Luisão, travou as diversas tentativas da turma de Aveiro. Ambos os defesas formaram um muro difícil de ultrapassar.

No entanto, o jogo acabaria por arrefecer um pouco, depois dos 15 minutos iniciais e o Benfica chegou mesmo a estar cerca de 30 minutos sem rematar à baliza adeversária. Era então o Beira-Mar a equipa que dominava nesta altura do encontro.

Ainda assim foi o Benfica que voltou a colocar ânimo na partida e chegou mesmo ao golo, por intermédio de Azar Karadas, que inaugurou o marcador aos 42 minutos do primeiro tempo. Um bom golo do avançado benfiquista. Já a pensarem no intervalo, os aveirenses acabariam por assistir, ainda antes do termo do primeiro tempo, a mais um golo benfiquista, desta feita por Petit, que após um excelente passe de Karadas colocou a bola no interior das redes de Paulo Sérgio, estavam decorridos 47 minutos e a primeira parte terminaria logo após.

Reacção aveirense fez tremer as hostes benfiquistas...

Para o segundo tempo, o Benfica apresentou exactamente a mesma equipa e o jogo começou tal e qual como na primeira parte. Ainda assim, era o Beira-Mar que procurava com mais esforço reduzir a desvantagem. Mas cedo o Benfica quis mostrar que tinha entrado determinado a vencer e Karadas fez questão de apontar o terceiro tento da noite, após um ressalto de bola.

Estava feito o 3-0 para os da Luz e o técnico da turma de Aveiro nem queria acreditar. O Benfica baixou o rítmo e começaram a faltar as forças a alguns dos jogadores de Trapattoni, que tiveram de recorrer às faltas. Zahovic estreou-se nos cartões amarelos, assim como Manuel Fernandes e Moreira.

O Beira-Mar, atacava através do contra-ataque, mas foi de bola parada que chegou ao golo. Canto a favor dos aveirenses e falha de marcação na defensiva benfiquista resultou no 3-1. A tentar responder, o Benfica apostava também no contra-ataque por intermédio, quer de Simão Sabrosa, quer de Miguel, que nesta altura jogava já a extremo-direito, dada a entrada de Amoreirinha.

Aos 68 minutos, após a marcação de um livre directo, Beto remata forte, Miguel faz um desvio e a bola entra na baliza de Moreira, estava feito o 3-2 e os benfiquistas começavam então a rever outros cenários menos desejados. Mas o marcador não se alteraria até ao final dos 90 minutos, mas ainda assim é novamente caso para se dizer que o Benfica e os seus adeptos terminaram o encontro com o coração nas mãos.

Apesar de algumas boas exibições de alguns jogadores do Benfica, decidimos destacar neste encontro Azar Karadas, que se estreou a titular, com dois golos e uma assistência. Lutou, procurou o golo que acabaria por bisar. Ao que parece o Benfica até está bem servido no ataque, resta agora saber se Trapattoni se rendeu aos atributos do ponta-de-lança.

Estão então conquistados os primeiros pontos da SuperLiga. Na próxima jornada o Benfica defronta na Luz o Moreirense.

Reportagem de: Rafael Santos