Líder? PRESENTE!

Submitted by VEGG on
O Benfica conseguiu, este domingo, isolar-se na liderança da Superliga, ao golear em casa o Vitória de Setúbal por 4-0. O jogo revestia-se de especial interesse já que as duas equipas partilhavam o comando da Superliga à entrada para a 9ª jornada, esta jornada ficara-se a saber se o Benfica destancia-se mais dos principais adversarios que jogaram amanha, Porto - Sporting.

Com este resultado, aliado a uma boa exibição, o Benfica conseguiu não só a liderança mas também afastar o mau estar instalado depois de dois maus resultados para a equipa: o empate 1-1 no terreno do Gil Vicente, para a Superliga, e a derrota por 3-0 em Estugarda, para a Taça UEFA.

Com golos de Karadas aos 31 minutos, Sokota, aos 52, Giovanni, aos 73 e Simão aos 90, o Benfica foi claramente superior ao Vitória de Setúbal, mostrando um nível de jogo e grau de eficácia, sobretudo na segunda parte, elevados e pouco habituais, esta época, na equipa da Luz.

Do lado do Benfica, o treinador Giovanni Trapattoni, já pôde já contar com o "motor" do meio-campo, Petit, e apostou num 4-4- 2, com os avançados Karadas e Nuno Gomes, na frente, e Geovanni e Simão, nas alas, em detrimento do jovem João Pereira e de Zahovic.

O começo de jogo até mostrou um Setúbal mais atrevido. Com maior tempo de posse de bola e a explorar as alas para atacar{fazerfoto("slbsetubal0117.jpg","0.4","0.4","right","Sokota voltou a marcar")}, Moreira teve de se aplicar por algumas ocasiões, ao passar os primeiros quinze minutos a pressão dos sadinos a meio-campo foi desaparecendo e coube ao Benfica o domínio de jogo. A presença de Karadas foi fundamental para "destruir" à defensiva contrária. O ponta-de-lança norueguês ganhou no jogo aéreo e criou muitos espaços para a entrada dos médios e dos alas.

Já com Tomo Sokota em campo, devido ao abandono de Nuno Gomes por lesão, num choque com Marco Tábuas (e que entrada, parecia karaté) o Benfica chegou ao golo num canto conquistado pelo avançado Karadas. O centro milimétrico de Simão encontrou a cabeça do “gigante” norueguês que não desperdiçou e apontou o seu quarto golo.

O dominio do Benfica passou a traduzir-se em golos e a entrada de rompante no segundo tempo arrasou por completo os de Setúbal, como ficou bem explicito no lance do segundo tento. Geovanni desmarcou Karadas na direita, este assistiu Sokota, que com muita arte e engenho bateu Marco Tabuas.

Com Simão e Geovanni a darem profundidade ao Benfica a defesa do Setúbal foi acusando a pressão e Geovanni aproveitou o desacerto defensivo para fazer o 3-0. Simão não ficou atrás e fechou a contagem, em 4-0, em cima dos 90.

Com este triunfo o Benfica soma 20 pontos na Superliga e está agora isolado no comando da tabela classificativa, com três pontos de vantagem sobre a concorrência. Na próxima jornada está agendado mais um difícil embate, com a deslocação à Madeira, para defrontar a formação do Marítimo.

Benfica: Moreira, Amoreirinha, Luisão, Argel, Dos Santos, Geovanni (Bruno Aguiar, 83), Petit (Everson, 80), Manuel Fernandes, Simão, Nuno Gomes (Sokota, 25) e Karadas.

Suplentes: Quim, Paulo Almeida, Bruno Aguiar, Everson, Zahovic, João Pereira e Sokota.


Assistência: cerca de 35.000 espectadores.

Fotos Reportagem: Isabel Cutileiro