Juniores: Benfica 4-0 União

Benfica 4-0 União da Madeira

Voar para a fase final

Juniores
Nacional - Série Sul
26ª Jornada



O Benfica recebia hoje o União da Madeira em partida relativa à 26ª jornada do campeonato nacional de Juniores. Na nona posição, a equipa que viajou da Madeira teria um adversário extremamente motivado pela frente. O Benfica atravessa uma excelente fase e só a vitória interessava.

Jogo muito passivo de ambas as equipas

O jogo começou com um golo do Benfica. Logo aos seis minutos um canto de André Carvalhas sobre o lado esquerdo viu Romeu Ribeiro ao primeiro poste desviar o esférico. A bola sobrou para Yu Dabao que dentro da pequena área teve apenas de encostar a bola abrindo assim o marcador no Seixal.



O Benfica até começou a todo o gás mas rapidamente perdeu chama. O União da Madeira estava a anular as principais unidades da equipa encarnada e a transição de jogo nunca foi feita da melhor maneira no primeiro tempo. Foi num lance de contra-ataque que Yu Dabao depois de ultrapassar Eduardo Negrinho e Hugo Pina rematou para uma grande intervenção de Thiago, o guarda-redes do União.

Os jogadores que viajaram da ilha da Madeira responderam à passagem do minuto 25 com uma bola enviada ao travessão por parte de José Cristiano. O avançado do União respondeu a um excelente cruzamento de Eduardo Negrinho.



Estava-se a assistir a um jogo muito morno, em que ambas as equipas se anulavam e não davam oportunidades para os criativos desenvolverem o seu futebol. Nuno Ferreira numa jogada de grande classe tirou uma bola dos pés de Ernesto Sanchez, correu até à área contrária para oferecer o golo a Sami. Valeu um excelente corte de Eduardo Negrinho a evitar o golo.

Chegou-se assim ao intervalo com o Benfica a justificar a vantagem mas o União a ter boas perspectivas para o segundo tempo caso o jogo se continuasse a desenrolar da mesma forma.

Benfica com categoria

O Benfica entrou disposto a mudar o rumo dos acontecimentos e logo no segundo minuto da segunda metade Yu Dabao desperdiça um bom lance para golo. Numa jogada de insistência de Ruben Lima, Dabao tirou Hugo Pina do lance e rematou seco encontrando um inspirado guarda-redes do União pela frente.

Ao minuto 51, o Benfica chegou ao dois a zero e Milan Jeremic marcou o golo mais bonito do encontro. Numa boa abertura de Miguel Rosa, Jeremic deixou rolar a bola para Yu pedindo o passe para a desmarcação que aconteceu da melhor forma pelo chinês. Jeremic com um "cabrito" a Nuno Pereira entrou dentro da área e rematou muito forte com a bola a embater no ferro, no chão, e finalmente a ultrapassar a linha de golo.

O Benfica resolveu o jogo cinco minutos volvidos. André Carvalhas num grande lance pelo lado esquerdo oferece o golo a Yu Dabao com um excelente cruzamento do lado esquerdo. Sempre no sítio certo, Dabao só teve de encostar.



À entrada para os 20 minutos finais, Carvalhas na assistência e Sami a marcar. O guineense rodou muito bem sobre um defensor contrário e de pé esquerdo remata forte marcando o quarto golo para o Benfica. Thiago, o guarda-redes do União, não esteve isento de responsabilidades no lance.

Antes do final da partida o Benfica acabaria por desperdiçar três ocasiões flagrantes de golo. Ao minuto 78, Sami isolado, depois de receber um magnifico passe de Patafta, não conseguiu desfeitear Thiago. Na jogada seguinte, voltou a não marcar, novamente em excelente posição.

Foi já em cima do minuto 90 que um alívio de Nuno Ferreira levou a bola para o meio-campo contrário. Yu Dabao beneficiou da ajuda de Dário Ferreira para se isolar mas não conseguiu marcar. Defesa da tarde para o guarda-redes do União.



Com o empate caseiro do Estrela da Amadora o Benfica aumenta a sua vantagem pontual para 4 e está muito bem encaminhado para garantir o grande objectivo da época: atingir a fase final!

Nesta partida o destaque vai para a grande exibição de Nuno Ferreira. Com um par de grandes lances, Nuno Ferreira está cada vez com mais confiança e isso reflecte-se imenso no seu desempenho. Hoje não se limitou a defender, e fez ainda dois ou três lances espectaculares. Jeremic voltou à titularidade e fez também uma boa partida.

Flash-Interview:

Qual é o seu comentário a este jogo?

Bruno Lage: "Foi melhor o resultado que a exibição. Entrámos lentos, mas entrámos bem. Marcámos logo um golo. Fizemos uma circulação de bola lenta mas com qualidade. Na segunda parte os jogadores jogaram de forma mais rápida e com naturalidade foram acontecendo os golos."

Depois do empate do Estrela a sua confiança em relação à passagem à fase final está reforçada?
"É igual. Faltam quatro jogos e o que falámos no grupo é que são 4 finais e é com esse espírito que vamos encarar até ao fim. Nós não estamos a competir com o Estrela e em todos os dias, em todos os treinos e em todos os jogos temos de ser melhores que nós próprios e só assim vamos atingir os objectivos que nos propomos a atingir, quer como equipa que é passar à segunda fase, quer a nível individual que é ser jogador do Sport Lisboa e Benfica."

O Nuno Ferreira tem feito uma grande evolução. É um dos jogadores a ficar no Benfica para a próxima época?
"O Nuno é outro jogador que tem estado bem e aquilo que dizemos aos atletas é que dia a dia, treino a treino, jogo a jogo, aproveitem as oportunidades, segurem as oportunidades, porque o futebol vive-se no dia a dia. É a isto que estes miúdos se têm de habituar, hoje são bons, amanhã são maus e é com essa mentalidade que vão atingir os sonhos deles.

Qual é o comentário que fazes a este jogo?

Flávio Silva: "Sabíamos que ia ser um jogo complicado mas acho que com o trabalho que temos feito e com o empenho de cada treino é para isso que estamos aqui, para o tornar fácil. Sabíamos que o União se ia fechar e estão de parabéns pelo jogo que fizeram, pois nunca desistiram."

Esta época tens tido poucas oportunidades. Quais as tuas perspectivas para o próximo ano?
"Trabalho treino após treino para ter mais oportunidades na próxima época, mas o que interessa neste momento é a equipa e passarmos para a próxima fase que é o mais importante. Se jogo ou não, desde que ajude a equipa é isso que interessa.

Esperas ser campeão?
"Trabalhamos para isso. Ainda falta um pouco, sabemos que temos equipa para isso, temos qualidade, sabemos que os adversários também têm, e é trabalhar treino após treino e acreditar".



Notas individuais:

1. Daniel Casaleiro - 3
2. André Magalhães - 4
3. Nuno Ferreira - 5
4. Miguel Víctor - 4
5. Ruben Lima - 3
6. Romeu Ribeiro - 4
7. Leocisio Sami - 3
8. Milan Jeremic - 4
9. Yu Dabao - 4
10. André Carvalhas - 3
11. Miguel Rosa - 3

13. Flávio Silva - 3
16. Kaz Patafta - 3
18. Carlos Correia - 3

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com