Antevisão: Benfica-Porto

Falta cada vez menos tempo. Benfica e Porto encontram-se este Domingo no Estádio da Luz para discutir a liderança da liga portuguesa. Separados por apenas um ponto, ambas as formações estão cientes da responsabilidade e da importância deste desafio. 

O Benfica, segundo classificado do campeonato com 51 pontos, joga em casa e é por isso necessariamente favorito para este encontro. A equipa encarnada está a atravessar uma excelente fase que culminou com a última vitória para o campeonato no terreno do Estrela da Amadora. 

Se os números vencessem partidas, então o Benfica seria indiscutivelmente o vencedor deste encontro. Com 10 jogos disputados no Estádio da Luz, os encarnados somam um total de 9 vitórias e um empate, curiosamente frente a outra equipa do norte, o Boavista. 

Nessa partida o Benfica fez uma exibição ofensiva memorável, e só os postes da baliza de William evitaram a goleada. Actualmente numa excelente forma, o Benfica encontrou no 4x4x2 com um losango a meio-campo o seu sistema preferencial e uma engenharia bastante bem oleada por todas as peças integrantes. 

O Porto, primeiro classificado do campeonato com mais um ponto do que o Benfica, está a atravessar uma fase menos positiva que culminou com a derrota caseira frente ao Sporting. Os comandados de Jesualdo Ferreira têm enfrentado algumas dificuldades inesperadas nas últimas partidas, factor que tem contribuído para a grande aproximação do Benfica ao campeão nacional. 

Recorde-se que a eliminação do Porto da Champions League até pareceu ser um facto de maior concentração no campeonato mas o Porto tem vencido as últimas partidas sempre pela margem mínima, e esta derrota frente ao Sporting complicou, e muito, as contas aos dragões. 

Fora de casa o Porto soma 11 jogos, 8 vitórias, um empate e duas derrotas. O Porto que tem sido líder indiscutível da Liga logo desde a primeira jornada, corre agora o risco de ser ultrapassado pelo Benfica, necessitando os pupilos de Fernando Santos de uma vitória sobre os azuis do Norte. 

Duelos directos 

Como sempre, e nos grandes jogos em especial, tudo se pode decidir por detalhes. São vários os confrontos directos que irão acontecer neste desafio e aqui ficam apresentados alguns deles. 

Quim – Hélton: Apesar de ser um grande guarda-redes, Hélton tem enfrentado nos últimos tempos inesperadas dificuldades e muitas vozes já pediram o regresso de Vítor Baía à baliza dos campeões nacionais. Ligado à eliminação da equipa na Liga dos Campeões, o guarda-redes brasileiro não mais encontrou estabilidade para voltar às boas exibições. Do outro lado, Quim tem conseguido ultrapassar os fantasmas de Moretto e Moreira e tem sido uma das peças chaves na boa carreira do Benfica na Liga. Entre Hélton e Quim, vitória da estabilidade. Resultado: Vantagem de Quim. 

Quaresma – Nelson: Nelson tem vindo a revelar ao longo dos tempos bastante insegurança no capítulo ofensivo. No início, os seus cruzamentos teleguiados foram a sua imagem de marca mas não mais conseguiu voltar aos bons velhos tempos. Padece de algumas dificuldades ao nível da marcação que poderão ser muito bem exploradas pelo melhor jogador do Porto: Quaresma. O internacional português está numa forma fantástica. Prova disso é a sua última exibição frente à Bélgica, ao serviço da selecção portuguesa. As suas trivelas, os seus sprints, a sua técnica soberba, são argumentos intimidativos para qualquer um. Antevê-se muitas dificuldades para Nelson neste duelo directo. Resultado: Vantagem para Quaresma. 

Adriano – David Luiz: O avançado do Porto está em excelente forma. Prova disso são os últimos jogos onde marcou em todos, excepção feita à partida frente ao Sporting. Muito oportuno e inteligente na forma como joga, Adriano será o elemento mais ofensivo da equipa azul e branca e, certamente, a principal referência de ataque dos azuis e brancos. David Luiz, o jovem brasileiro, terá um osso muito duro pela frente mas as suas qualidades deixam antever um duelo bastante interessante. Muito forte no capítulo da antecipação, será a bravura da juventude a vencer a experiência de Adriano? Resultado: Empate. 

Katsouranis – Lucho Gonzalez: São ambos médios com características mais defensivas do que ofensivas mas não desperdiçam uma oportunidade para procurarem zonas de finalização. Ambos bastante inteligentes, estará aqui uma das principais chaves para desarmar a defesa de ambos os conjuntos. A capacidade de passe e de remate do internacional argentino poderá ser uma das principais armas dos azuis e brancos. Do outro lado, outro internacional pelo seu país, o campeão europeu Katsouranis. É a principal contratação da liga portuguesa. Um jogador com um excelente sentido de oportunidade, surpreendeu muitos adeptos benfiquistas. A sua veia goleadora não deixa ninguém indiferente. Resultado: Empate. 

Petit – Raul Meireles: Ambos são os jogadores com a missão mais recuperadora no meio-campo de Benfica e Porto mas são também os jogadores que possuem uma melhor meia distância nos dois conjuntos. O momento de forma de Petit é fantástico, e o internacional português tem marcado nos últimos jogos golos de belo efeito. Raul Meireles é também ele um excelente rematador e é o principal organizador do jogo do Porto. Muito rápido nas transições, o Benfica tem de o anular. Entre os dois, vantagem para o melhor momento de forma de Petit. Resultado: Vantagem para Petit. 

Simão – Fucile: O jogador português mais completo frente a um inexperiente defesa Uruguaio. Simão Sabrosa não tem deixado os créditos por mãos alheias e está a realizar uma excelente época. É o melhor marcador do Benfica e a sua capacidade deverá deixar marca no clássico. Fucile não teve capacidade para suster o português na primeira volta, e espera-se o mesmo para este segundo desafio entre os dois rivais. Resultado: Vantagem para Simão Sabrosa. 

Miccoli – Pepe: Este será sem dúvida um dos duelos mais interessantes do clássico. Pepe, numa grande ascensão, é actualmente o líder da defesa portista. Muito forte em todos os capítulos defensivos, não se limita a defender e já marcou vários golos nesta liga portuguesa. Miccoli terá pela frente um adversário de peso mas o pequeno internacional italiano terá aqui um excelente desafio para subir ainda mais a sua popularidade junto dos adeptos encarnados. Capaz de decidir um jogo de um momento para o outro, Miccoli não se poderá deixar ficar na marcação de Pepe ou corre o risco de “desaparecer” do desafio. Este duelo directo está bastante equiparado. Resultado: Empate. 

O Estádio da Luz registará casa cheia e para quem não teve a oportunidade de adquirir o seu ingresso poderá ver o jogo a partir das 20:15 na SportTV. Será o inferno da Luz decisivo para o desfecho da partida?  

Texto: André Sabino.