Juniores: Pescadores 1-3 Benfica

Pescadores 1-3 Benfica

Valeu pelo primeiro tempo

Benfica e Pescadores encontravam-se hoje na Costa da Caparica para disputar a 27ª jornada do campeonato nacional de Juniores. O Benfica na segunda posição necessitava de vencer para aproveitar a complicada deslocação do Estrela da Amadora ao terreno do Nacional da Madeira e só os três pontos interessavam.

Por outro lado, o Pescadores a lutar pela permanência teria um jogo certamente bastante complicado pela frente.

O Benfica entrou perfilado no seu habitual 4x4x2 com um losango a meio-campo, fazendo Bruno Lage actuar de início os seguintes jogadores. Daniel Casaleiro na baliza, André Magalhães no lado direito da defesa, Ruben Lima na lateral esquerda e Nuno Ferreira e Miguel Víctor como centrais no eixo direito e esquerdo respectivamente.

Romeu Ribeiro actuou no vértice mais recuado do losango, jogando a seu lado os interiores direito e esquerdo respectivamente Milan Jeremic e Kaz Patafta. Miguel Rosa regressou ao vértice superior do losango, apoiando André Carvalhas e Leocisio Sami, os pontas-de-lança de serviço.

O Pescadores apresentou Diogo Ganchas, Ruben, Tiago Branquinho, Gonçalo e Pedro Carvalho; Luís Santos, David Gouveia, Micael Freitas, Edimir e Paulo Bolonha; Jonathan.

Benfica fecha cedo a loja

O Benfica entrou bem na partida a tomar rapidamente as iniciativas da partida. A equipa estava a praticar um futebol curto e apoiado e aos cinco minutos adiantou-se no marcador. Carvalhas fugiu à defesa contrária pelo lado direito e com uma excelente assistência para Patafta permitiu ao internacional australiano apontar o primeiro golo da partida depois de rematar sem hipótese para o guardião Diogo.



O Pescadores não teve tempo para esboçar uma reacção e o Benfica acabaria por marcar o segundo golo. Carvalhas iniciou a jogada pelo lado direito, deixou em Milan Jeremic que com um excelente cruzamento dá o golo a Sami que aproveitando o mau posicionamente do guarda-redes Diogo fez um golo de belo efeito.

Num lance aparatoso Ruben Lima acabaria por ser substituído por André Casaca aos 16 minutos. O Costa aproveitou de imediato para rematar e foi Edimir que num bom lance atirou forte mas por cima.

O final da primeira parte espelhou aquilo que se ia ver no segundo tempo. Um jogo muito morno com o Benfica a fazer o necessário para sair com os três pontos. Só a espaços a equipa conseguia chegar com perigo à baliza do Pescadores, isto apesar do domínio avassalador. Foi num desses lances que Romeu Ribeiro com uma grande abertura para Sami que depois de ultrapassar Pedro Carvalho na velocidade rematou para boa defesa do guarda-redes contrário.

O Benfica chegaria ao terceiro golo já no tempo de compensação. Numa boa iniciativa de Milan Jeremic pelo lado direito, um cruzamento preciso permitiu a André Carvalhas o toque final e novo golo para o Benfica.

Em ritmo de treino

O Benfica entrou forte e Miguel Rosa com um cruzamento/remate quase fazia golo. Notou-se mais uma vez a ténue réplica oferecida pela defensiva contrária. O Benfica entrou disposto a fazer o quarto golo e André Carvalhas de cabeça quase respondia da melhor forma a um bom passe de Nuno Ferreira.

As substituições iam-se sucedendo em ambas as equipas e o técnico Bruno Lage deu minutos a Dalibor Stojanovic e Bruno Parreira. Este último aos 73 minutos fez um excelente passe atrasado que Miguel Rosa atirou por cima.

Bruno Parreira entrou com vontade e a dez minutos do final do encontro ultrapassou bem Ruben e rematou muito por cima.

Já em cima do apito final e numa desconcentração da defesa do Benfica, o Pescadores bate um livre de forma rápida e Paulo Bolonha depois de ser mais rápido que os defensores encarnados encostou para o golo de honra para os jogadores da Caparica.

O Benfica fez o suficiente para sair da Costa com os três pontos e beneficiou de novo deslize do Estrela que saiu derrotado na Madeira.



Apreciação individual:

Daniel Casaleiro esteve bem, não complicando em nenhum lance. Não tem nota 4 porque podia ter feito melhor no lance do golo. No entanto, boa atitude, para manter!

André Magalhães realizou mais uma exibição muito segura, sem comprometer. O mesmo para André Casaca. Ruben Lima saiu cedo, mostrando no tempo que esteve em campo a certeza habitual nos capítulos do passe e desarme. Nuno Ferreira fez mais um belo jogo, muito forte a defender e com as suas já habituais arrancadas direitas à baliza do adversário. Miguel Víctor esteve também bem, sem complicar.

Romeu Ribeiro mostrou-se sempre muito lutador no meio-campo e merece mais uma vez nota positiva. Kaz Patafta marcou um golo, estando melhor do que nos últimos jogos. Milan Jeremic está de regresso à melhor forma e hoje merece mais uma vez nota 4 pois fez duas assistências e está a subir bastante de produção. Miguel Rosa de regresso à posição 10 fez excelentes aberturas para os companheiros, pecando no capítulo da finalização.

André Carvalhas e Sami estiveram muito coesos na frente e Carvalhas é o melhor em campo. Um golo e uma assistência, pode, no entanto, fazer melhor. Sempre muito bom a nível técnico, entusiasmou os adeptos benfiquistas presentes nas bancadas. Sami esteve também bem, muito lutador e sempre inteligente na forma de jogar.

Parreira e Dalibor entraram bem, com este último a merecer um aplauso pela forma aguerrida e objectiva com que entrou em campo. Muito bem!

Notas individuais:

1. Daniel Casaleiro - 3+
2. André Magalhães - 3+
3. Nuno Ferreira - 4
4. Miguel Víctor - 3+
5. Ruben Lima - 3 (16 minutos em campo)
6. Romeu Ribeiro - 3
7. André Carvalhas - 4
8. Milan Jeremic - 4
9. Leocisio Sami - 3
10. Miguel Rosa - 3+
11. Kaz Patafta - 3

14. André Casaca - 3
16. Dalibor Stojanovic - 3+
18. Bruno Parreira - 3



Flash-interview com o técnico Bruno Lage:

"Essencialmente o jogo tem 45 minutos. 45 minutos muito bons, de qualidade, e que com naturalidade nós chegamos a vencer por 3-0. A vencer por 3-0, com as facilidades do jogo e sabendo de antemão a vitória do Nacional, facilitámos e fizemos uma segunda parte que não corresponde ao nosso valor. Já falámos sobre isso, a nossa ambição não é ganhar aos Pescadores e não é suficiente ter equipa para ganhar aos Pescadores ou ganhar a quem quer que seja. É sim aproveitar todos os momentos de jogo, de treino, porque o nosso objectivo é ser jogadores da primeira liga e ser jogadores da equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica. De algum modo entendo as facilidades, tem sido uma época muito desgastante a nível emocional e sabendo que o jogo estava ganho houve um certo relaxamento mas que de certeza que não vai voltar a acontecer."

Como é que o Benfica vai encarar a fase final?

"O Benfica, independentemente de sermos uma equipa mais jovem do que os nossos adversários, vai partir para cada jogo da segunda fase para ganhar, da mesma forma que temos encarado todos os jogos desta primeira fase. Teoricamente não somos os grandes favoritos mas no futebol não há favoritos nem há lógica. Há sim, equipas que estejam dispostas a lutar por um objectivo. É isso que nós temos de fazer e é isso que vamos fazer. Na segunda fase temos que lutar unicamente por um único objectivo que é sermos campeões nacionais. Quem quer ser jogador do Benfica não pode pensar doutra maneira."

Uma mensagem para os adeptos...

"É continuarem a apoiar. Sentimos em grande parte dos adeptos um apoio incondicional, por outros nem tanta, e surgem críticas um tanto ou quanto disparatadas... Os adeptos, alguns, têm de perceber que mal ou bem estes são os jogadores que têm, têm que os acarinhar para eventualmente começar a dar frutos. Este vai ser o futuro do Benfica, tem que ser exigida responsabilidade a estes atletas mas eu também sinto que têm de sentir algum apoio como foi o caso do que aconteceu no jogo com o Belenenses. Nós trabalhamos e durante os jogos desenvolvemos o nosso trabalho para puxar os adeptos para o nosso lado. Faz parte do futebol ter os adeptos e os sócios do lado das equipas!"

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com.