Benfica vence Sporting e segue para as meias!

Bastava a vitória

Na passada quarta-feira, no primeiro jogo do play-off, o Benfica venceu o Sporting por 27-24 após prolongamento, em partida jogada no Pavilhão do Casal Vistoso. Assim, bastava uma vitória mais ao Benfica para se qualificar para as meias-finais da Liga Halcon.

20 minutos muito bons

Com Luís Gomes lesionado (não saiu do banco), com Zaikin e Cláudio Pedroso tocados, o poder de fogo da 1ªlinha do Benfica ficou algo diminuído, mas foi no entanto Cláudio Pedroso (Que não tinha alinhado na 4ªfeira) o homem golo do Benfica. E enquanto houve frescura física, o Benfica dominou a partida, destacando-se o período entre os 15 e 20 minutos, onde passou de 6-4 para 10-4. Até ao intervalo, o Benfica começou a vacilar um pouco, fruto também da troca de guarda-redes no Sporting, pois Ricardo Correia viria a exibir-se a grande nível e foi ele o maior responsável pela recuperação do Sporting no marcador. Ao intervalo, 4 golos de vantagem para o Benfica.

Quebra de rendimento

A segunda parte ficou marcada por uma maior agressividade da defesa do Sporting, que não foi devidamente punida pela equipa de arbitragem. Aos muitos livres de 7 metros que o Benfica teve, raramente correspondeu uma exclusão, que se justificou em muitas jogadas. Do outro lado o critério já não era igual, e Zaikin e Rui Silva sentiram isso na pele, e também foram excluídos. Apesar de ter ido controlando sempre o marcador até aos últimos 10 minutos, em que mantinha a vantagem de 4 golos, o Benfica descontrolou-se emocionalmente (também faltaram "pernas"), e só João Ferreirinho foi impedido males maiores, ele que viria a ser a figura do jogo.

Último minuto desigual

Com 2 golos de vantagem à entrada do último minuto, a equipa de arbitragem colocou a cereja no topo de uma exibição sem critério, excluíndo 2 jogadores do Benfica, o que dava a hipótese ao Sporting de começar um eventual prolongamento com mais 2 elementos que o Benfica. Só que para isso era preciso o Sporting não ser o clube que já habituou o Benfica a vacilar nos momentos decisivos. A 9 segundos do fim, com o marcador em 21-20, João Ferreirinho travou o livre de 7 metros de Tiago Silva e sem vacilar, travou a recarga de Ricardo Dias, esgotando-se assim o tempo e colocando assim o Benfica nas meias-finais da Liga! Vitória justa e sofrida, que deixa agora os "Encarnados" na expectativa do desfecho do 3ºjogo entre Madeira e Águas Santas.

Ficha de jogo

Liga Halcon - 1/4 de Final do Play-Off - 2ºjogo
SL BENFICA 21 - 20 SPORTING CP (12-8 ao intervalo)
Pavilhão EDP (cerca de 1000 espectadores)
Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

Benfica:
João Ferreirinho; Cláudio Pedroso (7), Edgar Madureira (2) e Georgi Zaikin (5); Pedro Jerónimo (2), Rui Silva (2) e Luís Nunes (3). Daniel Queluz e Pedro Garcia.
Não jogaram: João Lino; Luís Gomes, Luís Garrett e Edgar Landim.
Treinador: Alexsander Donner

Sporting: Nuno Silva (Ricardo Correira); Kamil Heinz (3), Nuno Roque (2) e Tiago Silva (9); Vladimiro Pinto, José Ricardo Costa (1) e Ricardo Dias (2). Milan Sthor (1), Márcio Cardoso, Pedro Gama (1) e Hugo Canela (1).
Não jogaram: Ricardo Gonçalves e Danilo Rosário.
Treinador: José Tomaz