Escolas A: Sporting 1-2 Benfica

Sporting 1-2 Benfica

Águias voam a grande escala

Distrital de Escolas
Fase Final
2ª Jornada


Local do jogo: Estádio Pina Manique nº2 (Lisboa)

Assistência: Cerca de 200 pessoas.

SPORTING: Manuel Lemos, Bruno Wilson, Bernardo Carlos, Nuno Januário, Lisandro Semedo, José Lúcio, Rui Batalha, Tiago Alves, Joel Neves, Simão Serra, Diogo David e Rafael Rebelo.

BENFICA: Rafael Lopes, João Filipe, Pascoal João, Diogo Barbosa, Ruben Santos, Daniel Gama, Gonçalo Guedes, Filipe Ferreira, Sebastião Castela, André Horta, Fernando  Gonçalves e Bruno Alves.
Treinador: João Tralhão

Resultado ao intervalo: 1-1
Marcadores: José Lúcio (4’); Diogo Barbosa (1’) e Sebastião Castela (33’).



Que início frenético

Na segunda jornada da fase final do Distrital de Escolas, Benfica e Sporting, ambos com três pontos, partiam em pé de igualdade para este importante desafio. Os encarnados venceram em casa o Foot21 por 6-1, enquanto os leões bateram o Belenenses por 8-2. Estavam reunidas todas as condições para um excelente jogo de futebol.

Se as expectativas eram boas, os dois conjuntos não as defraudaram e logo aos 47 segundos, Diogo Barbosa, depois de uma jogada individual, apontou o primeiro golo do Benfica com um forte remate. Estava aberto o marcador!

O Sporting não demorou muito tempo a responder e aos 4 minutos, depois de um canto apontando por Lisandro, José Lúcio de cabeça restabeleceu a igualdade. O Benfica estava a ganhar muitas bolas a meio-campo e a sua defensiva estava intransponível, pelo que só de longe os jogadores leoninos podiam criar perigo.



A verdade é que o Benfica controlou sempre as acções ofensivas da partida e aos sete minutos, Sebastião Castela com um excelente pontapé tirou tinta à barra da baliza defendida por Manuel Lemos.

O Benfica estava melhor, construía mais lances de golo, e o Sporting tentava numa toada de contra-ataque responder ao domínio das jovens águias. Contudo, foi de bola parada que os caseiros assustaram por duas vezes, estando Bruno Wilson ligado aos dois lances, desferindo dois excelentes remates muito perto do alvo.

O intervalo chegou, com o Benfica a dominar e o Sporting a tentar responder, muito a espaços.



Grande segunda parte

O Benfica voltou a entrar mais forte na segunda metade e quase marcava logo a abrir. Depois de uma excelente subida de João Filipe desde a defensiva, André Horta cruzou para o capitão encarnado, João Filipe, quase fazer o golo, valendo a boa intervenção do guarda-redes leonino.

Os encarnados estavam mais fortes e no minuto seguinte, na sequência de um canto, Sebastião Castela, beneficiando de um excelente movimento colectivo, apareceu isolado na zona certa e com um bom golpe de cabeça, colocou novamente o Benfica na frente.

O Sporting não teve força para responder às ofensivas encarnadas e esteve muito próximo o terceiro golo para o Benfica. Gonçalo Guedes, aos 38 minutos, com um belo remate, quase fazia golo.



O final do jogo aproximava-se e ambas as equipas dispuseram de excelentes ocasiões de golo. Primeiro o Sporting, aos 44 minutos, quando Bernardo Carlos, isolado, rematou para uma magnifica defesa de Rafael Lopes.

Dois minutos depois, e a três dos 50’, Sebastião Castela, isolado, quase fazia um bonito golo, tendo o seu remate saído um pouco ao lado da baliza do Sporting.

As águias venceram a partida e demonstraram ter melhor conjunto do que o Sporting, visto ter existido uma enorme rotação na equipa, nunca quebrando a intensidade e qualidade de jogo do Benfica. O Sporting preferiu manter durante largo período de jogo a mesma equipa, mas não conseguiram os seus objectivos.



Excelente vitória!

Flash-interview com o técnico João Tralhão:

“Mais uma vez só posso fazer um comentário bastante positivo. Trabalhamos sempre durante a semana para que eles não só façam bons jogos ao Sábado, mas para que dia a dia estejam melhor preparados para no final do ano, e já o referi muitas vezes, numa primeira fase incluírem o plantel de Infantis e nas etapas seguintes incluírem os plantéis do Benfica com muito mais qualidade, muito mais espírito de grupo e no fundo melhor preparados.”

Nota-se uma enorme união na equipa. Como se consegue juntar atletas tão novos para que eles sejam muito amigos, muito unidos e no fim consigam sempre vencer?

“Num grupo se não existir uma boa dinâmica de grupo, se não houver uma grande coesão, dificilmente os resultados poderão aparecer. Nós vemos os resultados finais e esses são os visíveis mas se olharmos com atenção vemos que eles são muito unidos, são amigos uns dos outros dentro de campo, têm uma coesão fantástica e cada vez mais estamos a formar um grupo muito homogéneo e isso é muito importante nestas idades. Para os jogadores serem cada vez mais homogéneos, para os miúdos conseguirem  fazer o trabalho deles, dentro do campo jogando futebol e fora dele serem colegas, amigos, e no fundo ter uma boa relação com o colega do lado e os que os rodeiam. É um trabalho que temos vindo a fazer, não é um trabalho meu, é um trabalho de uma equipa técnica, dos pais, dos miúdos e das pessoas que acompanham, e claro que está a ser um trabalho fantástico e tem sido um sucesso, mas o mais importante é ver que estamos todos juntos a lutar por um objectivo e a união do grupo espelha-se dentro de campo.”

João Filipe e Sebastião Castela, em representação de todo o grupo pois certamente a sua opinião reflecte o pensamento de todos os seus companheiros:



João Filipe

O que achaste do jogo?
“Foi um jogo muito disputado, o Sporting é uma boa equipa, mas hoje fomos melhores que eles.”

Como é que te sentes a jogar com a camisola do Benfica?
“Não sei, é uma situação indescritível jogar com esta camisola.”

Acreditas que vão conseguir o título?“Com esta vitória sim. Acho que não podemos dar dois passos em frente, temos de dar um de cada vez e sobretudo ter humildade.”

Sebastião Castela

O que achaste do jogo?
“Jogámos bem, jogamos em equipa, no colectivo, e ganhámos!”

Como é que te sentes a jogar com a camisola do Benfica?
“Orgulhoso e não existem palavras para explicar.”

Acreditas que vão conseguir o título?
“Claro, se continuarmos a jogar assim, jogo a jogo, com humildade podemos ser campeões!”

Reportagem de André Sabino.