Podes voar, ser o herói de cada meta a cortar

Chegou a hora

Começa este Sábado em Portimão a 69ª Volta a Portugal em bicicleta, este ano com o grande extra de paixão e emoção para todos os benfiquistas, que voltam a ter a sua equipa nas estradas. Como foi hábito das outras vezes, vai crescer o entusiasmo nas estradas, vão aumentar as horas de televisão, o país vai parar. É este o sentimento que o Benfica provoca no panorama nacional e este novo regresso ao Ciclismo vai de encontro à sua própria história, ao grande lema eclético do Sport Lisboa e Benfica.

Uma aposta muito forte

Quando em 2006 o Benfica se juntou ao Grupo de João Lagos, criando a LagosBike, a aposta foi anunciada: Ganhar. Ainda nos últimos os dias os altos responsáveis deste projecto anunciaram a intenção de estar presentes na Vuelta 2008 e no Tour 2009. Aliás, nesta semana chegou mesmo a informação à imprensa de que o Benfica terá rejeitado um “wild card” da organização do Tour deste ano para participar no maior certame do ciclismo mundial, por ainda não ter uma equipa montada para tal. Esta equipa foi construída com um objectivo claro para esta época, a Volta a Portugal. É então a altura de o Benfica fazer a diferença.

O percurso

A Volta arranca este Sábado em Portimão, com um prólogo de 6,8 kms, destinado a escolher o primeiro Camisola Amarela da prova e a fazer as primeiras diferenças entre os primeiros. Depois seguem-se 10 etapas em 11 dias, até ao dia 15 deste mês, onde o contra-relógio final em Viseu coroará os heróis da volta. Olhando ao percurso, os principais destaques irão para as etapas com mais montanha, a 3ª, com passagem nas Penhas Douradas, a 6ª, a chegada ao Alto da Sra da Graça e claro, na 9ª, a chegada ao Alto da Torre, de regresso ao mapa da Volta. Não convém no entanto descurar as outras etapas, todas elas com uma ou outra dificuldade que podem apanhar alguém em mau momento, ou potencializar a fuga certa, ou então acabarem com a sempre excitante chegada ao sprint.

Os favoritos

São muitos. O Benfica é declaradamente favorito, com o seu chefe-de-fila José Azevedo a liderar a equipa, ele que prescindiu de continuar na Discovery Channel para assumir este desafio de ganhar a Volta, algo que nunca conseguiu. Após vários anos de sucesso no estrangeiro, Azevedo procura a glória no seu país e conta com o auxílio de homens que além de seus “escudeiros” têm capacidade para também eles discutirem a vitória, por exemplo o búlgaro Danail Petrov ou mesmo o espanhol Pecharroman.

Das outras equipas nacionais (são 9 no total), vários nomes saltam à cabeça: David Blanco, vencedor da edição do ano passado, agora ao serviço da Duja-Tavira. A LA/Maia/MSS, com o espanhol Xavier Tondo à cabeça (recente vencedor do Grande Prémio Joaquim Agostinho), além do jovem João Cabreira, que o ano passado venceu categoricamente a etapa da Sra da Graça. A Liberty Seguros volta a apostar em Cândido Barbosa, também ele um eterno candidato à vitória, e que nas últimas edições tão perto andou dela. Nesta equipa também figura Nuno Ribeiro, o último português a ganhar a Volta, em 2003. Não esquecer ainda o nome de Tiago Machado, da Ribeiralves-Boavista.

Nas equipas estrangeiras (também elas 9), gente de muita qualidade. Hugo Sabido lidera a Barloworld. A Relax e a Karpin-Galicia, equipas com dificuldades em competir nas grandes voltas por terem nos seus quadros ciclistas ligados à Operação Puerto, trazem verdadeiros ases, com rodagem no Giro, no Tour e na Vuelta. Pela Relax, lidera Francisco Mancebo. Mas também há Oscar Sevilla, Jan Hruska ou Angel Vicioso. Um luxo! A Karpin/Galicia trás Marcos Serrano como líder, mas também tem Izidro Nozal e Eladio Jimenez. Por último, David Barnabéu, vencedor da Volta em 2004, também cá está, ao serviço da Fuerteventura-Canárias. Um quartel de luxo!

A equipa do Benfica

Para a Volta, o director desportivo Orlando Rodrigues, também ele vencedor da Volta como ciclista (95 e 96) escalou os seguintes 9 elementos: José Azevedo, o líder; Danail Petrov, José Antonio Pecharroman, homens para estar com Azevedo na montanha; homens de muita experiência como Bruno Castanheira, Hélder Miranda e Rui Lavarinhas; Mikel Pradera, ele que trabalhou com Azevedo na ONCE; Pedro Lopes, um grande rolador e lançador dos sprints de Javier Benítez, de quem se espera conquiste a vitórias nas chegadas ao sprint, ele que tantas vitórias tem somado este ano!

Acompanhe a Volta!

A RTP vai fazer uma grande cobertura da Volta, quer via RTP1, quer via RTPN. As principais estações de rádio também fazem uma grande cobertura. Mas se a Volta vai passar perto de si, ou se você vai para perto da Volta, não deixe de ir para a estrada com uma camisola ou uma bandeira do Benfica, apoiar os nossos heróis. Consulte o percurso completo da Volta, informe-se sobre os locais onde passa, no site oficial da prova, em http://www.volta-portugal.com/ . Diariamente serão também colocadas notícias aqui no site, bem como uma boa discussão no fórum do Ciclismo, onde os verdadeiros “experts” do SerBenfiquista na matéria darão a sua opinião!

Força BENFICA!


Lista das etapas da 69ª Volta a Portugal:
Prólogo: Sábado, dia 4: Portimão - Portimão (CRI) 6,8 kms
1ªetapa: Domingo, dia 5: Portimão - Beja 196,4 kms
2ªetapa: Segunda, dia 6: Vila Viçosa - Castelo Branco 169,3 kms
3ªetapa: Terça, dia 7: Idanha-a-Nova - Gouveia 176,3 kms
4ªetapa: Quarta, dia 8: Guarda – Santo Tirso 222,1 kms
5ªetapa: Quinta, dia 9: Felgueiras - Fafe 167,7 kms
Descanso: Sexta, dia 10.
6ªetapa: Sábado, dia 11: Celorico de Basto - Srª da Graça 143,0 kms
7ªetapa: Domingo, dia 12: Lixa - Gondomar 168,0 kms
8ªetapa: Segunda, dia 13: Aveiro – São João da Madeira 157,1 kms
9ªetapa: Terça, dia 14: Oliveira do Bairro - Torre 154,2 kms
10ª etapa: Quarta, dia 15: Viseu - Viseu (CRI) 38,8 kms

Equipa do Benfica na Volta a Portugal:

Dorsal/Nome/Nacionalidade
31 – José AZEVEDO (Por)
32 – Javier BENITEZ (Esp)
33 – Bruno CASTANHEIRA (Por)
34 – Pedro LOPES (Por)
35 – Rui LAVARINHAS (Por)
36 – Hélder MIRANDA (Por)
37 – Mikel PRADERA (Por)
38 – Danail PETROV (Bul)
39 – José Antonio Pecharroman (Esp)
Director Desportivo: Orlando Rodrigues (Por).