Benfica vence com inteligência e magia...

Submitted by K_POBORSKY on

O Benfica da era Camacho é sem dúvida diferente daquele que era o de Fernando Santos. E se dúvidas haviam, essas ficaram dissipadas esta noite de sábado na Luz, onde o Benfica venceu e já convenceu. A estreia de Edcarlos era uma das atracções da noite, mas de imediato as atenções centraram-se em Cristiano Rodríguez e Di Maria, aos quais se juntaram Rui Costa e Petit, com este último a ter um final de jogo infeliz, ao sair por lesão no joelho direito.

1.ª Parte 

Os «encarnados» até tiveram um princípio de jogo algo diferente do que Camacho pretende, mas a forte pressão criada pelos visitantes era resultado de um esquema bem estudado para a visita a Luz por parte de Francisco Chaló que queria criar surpresa num Estádio da Luz com cerca de 35 mil espectadores nas bancadas em vésperas de deslocação a Itália.

Os primeiros 15 minutos foram então dominados pelos visitantes, valendo no entanto a atenção de Quim e seus companheiros. Camacho tentava corrigir erros, dando instruções para dentro das quatro linhas e parece ter resultado. Aos 23 minutos eis que surge uma jogada bem construida por parte dos homens da casa. A jogada começou nos pés de Luís Filipe, seguindo para Di Maria, que no centro do terreno observa a desmarcação de Rodríguez com este a rematar forte e cruzado para o fundo das redes navalistas. Estava feito o 1-0 na Luz e com marca de «cebola».

O Benfica tomou então conta do jogo e aos 35 minutos eis que surge o golo da noite, num momento único de magia... mais um, de Rui Costa que voltou a marcar e a provar que ainda é útil a este Benfica. E que lindo golo do camisola 10. Depois de receber a bola, o «maestro» rodou sobre si mesmo e rematou rasteiro com o pé esquerdo, deixando desde já a marca daquele que será provavelemente um dos melhores golos da época 2007/2008.

Se a Naval tinha ideias de provocar alguma surpresa na Luz, essas iam-se dissipando à medida que os golos do Benfica iam aparecendo, acabando assim por contradizer um pouco com a forma como a equipa se apresentou na Luz. Esperava-se uma reacção dos visitantes para o segundo tempo.

2ª Parte

E a segunda parte começou como a primeira, ou seja, com domínio dos visitantes que logo ao reatar do jogo tiveram nos pés de Mário Sérgio, através de Livre a oportunidade de reduzirem a desvantagem, mas valeu a defesa de recurso de Quim, primeiro com as mãos e depois com os pés.

Na resposta, o Benfica através de Nuno Gomes chegava aos 3-0, após um cabeceamento certeiro depois de uma jogada de conjunto que começou nos pés do «maestro», que solicitou Rodríguez com o uruguaio a cruzar milimétricamente para a cabeça de Nuno Gomes.   

A festa tomava conta das bancadas da Luz que vibrava com este Benfica com nova chama ao jeito de Camacho, e com Rui Costa, ao ponto da massa adepta do Benfica gritar «E salta Rui e salta Rui...», com este a corresponder e a saltar. Um momento único no futebol que só o Benfica nos dá.

A festa contudo, quebraria um pouco à passagem do minuto 75 após lesão de Petit numa disputa de bola com Davide. O camisola 6 do Benfica torceu o joelho direito e foi obrigado a sair estando ainda por se saber a gravidade da lesão, mas que à partida o colocará de fora dos planos de Camacho para a deslocação a Milão.

No Benfica jogaram ainda Romeu Ribeiro, Fábio Coentrão e Nuno Assis, numa noite em que Edcarlos mostrou estar completamente adaptado à equipa, ao pais e ao futebol português. Esteve bem o central brasileiro que teve no seu eixo um homem de seu nome, Léo que esta noite também decidiu não dar uma única oportunidade ao adevesrário.

Agora o pensamento está na deslocação a Milão. O Benfica conquista mais três pontos na liga portuguesa e continua sem sofrer golos, tendo obtido pela segunda vez consecutiva um resultado positivo com diferença de 3 golos.