Assim se constrói um grupo vencedor

Nos dias 18 e 19 de Dezembro, aproveitando a paragem competitiva de todos os campeonatos, as três equipas de Iniciados, “A”, “B” e “C”, disputaram entre si a I Edição do Torneio de Natal 2007, a realizar no Centro de Estágio e Formação Caixa Futebol Campus. 


Com objectivos bem delineados, era altura de definir o regulamento do Torneio. Sendo assim, as três equipas de Iniciados foram divididas em seis selecções, disputando jogos entre si de forma a apurar o vencedor final, numa Liga com cinco jornadas. As contas eram simples. Quem no final dos cinco jogos conseguisse o maior número de pontos, vencia este Torneio de Natal.

As equipas, eram as seguintes:

Brasil

João
Luís Félix
Flávio Luz
Vladislav
Leandro Mofreita
Marco Grilo
Filipe Costa
Tiago Silva
Carlos Daniel
Pedro Rosário

Portugal

Hernâni Abreu
Iuri Santana
Gonçalo Nunes
Belchior Menezes
Tomás Aguiar
João Marques
Bernardo Silva
Dorivaldo Quinvula
Valdomiro (Estrela)
Jacinto Monteiro

Alemanha

Zé Costa
Marcelo Féria
Diogo Lemos
Fábio Rebelo
Guilherme Carvalho
Pedro Torrado
Guilherme Matos
Rodrigo Parreira
Miguel Herlein
Pedro Oliveira

Inglaterra

David Marques
David Carvalho
João Tavares
João Simões
Gerson Fidalgo
João Teixeira
Luís Leite
José Henrique
Ricardo Horta
Luís Lucas

Itália

João Guedes
Jorge Gama
Fábio Vieira
Daniel Martins
Ângelo Martins
Fábio Lopes
Jorge Mendes
Marcelo Lopes
Martim Águas
Hélder Costa

Camarões

Bruno Varela
André Rodrigues
Fábio Cardoso
João Cancelo
Bruno Santos
João Santos
Pedro Dias
Miguel Cardoso
Sancidino Silva
Pedro Carnoto



No primeiro dia, jogos de meia hora, em campos de onze. Os campos 4 (relva natural), 5 e 6 (relvado sintético) do Seixal foram os palcos dos embates entre as várias selecções. Na primeira jornada, a Selecção dos Camarões adiantou-se na corrida, ao bater a Inglaterra por 2-0. Brasil (1-0 vs. Itália) e Alemanha (1-0 vs. Portugal) foram os outros vencedores da jornada. No final de cada jogo, os atletas dispuseram de sete minutos de intervalo para se hidratarem antes do jogo seguinte. Jornada essa em que a Alemanha carimbava a passagem ao jogo seguinte no primeiro lugar, ao bater a Inglaterra por 2-0 que assim somava a segunda derrota na prova. Portugal e Brasil empataram a uma bola, enquanto os Camarões perderam por um golo sem resposta frente aos “italianos”.

Na última jornada do dia, o Brasil bateu a Alemanha por 2-0, a Itália goleou a Inglaterra por 4-1 e os Camarões regressaram às vitórias, por 1-0, frente a Portugal. Quarta-Feira, 4ª e 5ª jornada por disputar, com a chuva a ser novamente nota dominante nos trabalhos. Ainda com várias selecções com hipóteses de serem “campeãs”, Portugal fugiu ao último lugar, com uma vitória por 2-1 frente à Itália, e os Camarões davam um passo decisivo rumo ao primeiro lugar ao baterem a Alemanha por 1-0. Por seu turno, o Brasil perdia a liderança, ao ver a Inglaterra vencer, por dois golos sem resposta, naquela que seria a primeira vitória “inglesa” no Torneio.

Estava assim tudo em aberto na entrada para a quinta e última jornada da competição. Portugal e Inglaterra encontraram-se, com a formação lusa a sair derrotada por 3-0. A goleada da prova foi mesmo os 5-1 protagonizados pela Alemanha, ao derrotar a formação de Itália. No entanto, a decisão do Torneio estava no encontro a disputar entre Brasil e Camarões.



A formação “africana” era favorita, embora o Brasil apresentasse na força do colectivo a sua principal arma. Os Camarões conseguiram uma vitória por 1-0, golo de Sancidino Silva, que selou as contas do Torneio, tendo o Brasil, nos últimos minutos, procurado o empate que por pouco não surgiu.

A selecção dos Camarões foi a grande vencedora da I Edição do Torneio de Natal 2007, embora todos tenham sido os verdadeiros vencedores. A coordenação da Iniciação e as equipas técnicas das três equipas de Iniciados, realizaram este Torneio com o intuito de lhe dar competitividade, jogos saudáveis onde é necessário saber ganhar e perder, suscitar nos atletas uma atitude de permanente organização e responsabilização pelas suas tarefas (os capitães de ambas as selecções ministraram os aquecimentos e os esquemas tácticos) e, sobretudo, a interligação entre todos. Este último ponto, assim como todos os outros, foram amplamente cumpridos, com duas tardes de futebol alegre, convívio saudável e muita união, que culminaram nas entregas de prémios a todos os participantes e uma reunião de “família”, onde todos saíram satisfeitos e com a vontade de regressar à competição o mais cedo possível, para continuar a dignificar o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Parabéns a todos, Boas Festas!

Resultados:

1ª Jornada

Portugal 0-1 Alemanha
Inglaterra 0-2 Camarões
Brasil 1-0 Itália

2ª Jornada

Portugal 1-1 Brasil
Camarões 0-1 Itália
Inglaterra 0-2 Alemanha

3ª Jornada

Brasil 2-0 Alemanha
Itália 4-1 Inglaterra
Camarões 1-0 Portugal

4ª Jornada

Portugal 2-1 Itália
Inglaterra 2-0 Brasil
Camarões 1-0 Alemanha

5ª Jornada

Portugal 0-3 Inglaterra
Brasil 0-1 Camarões
Alemanha 5-1 Itália

Classificação Geral:

1- Camarões, 12 pontos
2- Alemanha, 9 pontos
3- Brasil, 7 pontos
4- Inglaterra, 6 pontos
5- Itália, 6 pontos
6- Portugal, 4 pontos

André Sabino.