Fonte
SIC.PT
Reinaldo Guerra Madaleno é acusado de oito crimes de burla qualificada e um de associação criminosa. O candidato à presidência do Benfica está a aguardar julgamento depois do Tribunal de Loulé ter fechado há um mês o processo de instrução com a pronúncia de Madaleno. Este não é primeiro problema de Guerra Madaleno com a Justiça: em 1998 foi afastado da Ordem dos Advogados por falta de idoneidade moral para o exercício da profissão..
A acusação parte do Ministério Público. Neste momento Reinaldo Guerra Madaleno e mais dois colaboradores são arguidos num processo que decorre no tribunal de Loulé e estão a aguardar julgamento.
Diz o despacho proferido pelo juiz de instrução, ao qual a SIC teve acesso, que "o candidato à presidência do Benfica é acusado de ser co-autor de nove crimes: oito de burla qualificada e um de associação criminosa". Tanto num como noutro caso estão implícitas penas de prisão até oito anos.
Durante a investigação, Guerra Madaleno ainda tentou apresentar provas para desfazer a acusação, mas sem sucesso
No processo a acusação diz que Guerra Madaleno e os outros dois colaboradores, um homem e uma mulher, contraíam ilicitamente empréstimos bancários em nome de indivíduos em situação carenciada.
Depois, compravam em nome de terceiros apartamentos no Algarve que arrendavam, ao mesmo tempo que deixavam de pagar aos bancos as prestações dos empréstimos.
De acordo com a acusação, o procedimento arrastava-se até à chegada dos apartamentos a hasta pública, garantido a Guerra Madaleno proveitos económicos considerados ilícitos.
O candidato à presidência do Benfica defende-se: alega que todos os empréstimos já foram liquidados e que os atrasos nos pagamentos são comportamentos normais em sociedade.
Vale e Azevedo Parte2