Fonte
www.abola.pt
O Benfica já decidiu: a inauguração oficial do novo Estádio da Luz vai ter lugar a 25 de Outubro, tendo já recebido a anuência do Marítimo para o adiamento da nona jornada da SuperLiga, prevista para esse fim-de-semana. O programa, bem como o adversário, estão ainda em fase de estudo, para que nada falte a uma festa histórica.
Recorde-se que a primeira ideia dos responsáveis do Benfica apontava para a inauguração oficial da nova catedral para 28 de Fevereiro de 2004, dia em que os encarnados celebram o seu centenário. Apesar de o primeiro jogo inicialmente previsto ser com o Gil Vicente, da oitava jornada da SuperLiga, a 19 de Outubro de 2003.
Os planos iniciais acabaram por sofrer uma alteração de fundo, já que, depois de alguma ponderação de datas, ficou decidido que a inauguração oficial terá lugar a 25 de Outubro, um sábado. Com toda a pompa e circunstância de uma verdadeira inauguração.
Marítimo compreensivo
Para que o desejo dos responsáveis encarnados pudessem ser uma realidade, o clube da Luz contou com a boa vontade do Marítimo. Os insulares receberam do Benfica um pedido para o adiamento do jogo da nona jornada, que teria lugar no Funchal, nesse mesmo fim-de-semana. Os insulares nem demoraram muito a responder afirmativamente, entendendo os ponderosos argumentos do Benfica, a solenidade do acto e a importância histórica do evento. A Liga, por seu lado, também não colocou entraves ao adiamento. Neste momento, o Marítimo está a equacionar qual a melhor alternativa para a realização do encontro, como clube anfitrião, sendo certo que, depois, será a vez do Benfica não colocar qualquer entrave, a melhor maneira de responder à cortesia do Marítimo.
Grande festa em preparação
Neste momento, o Benfica está a ultimar o programa de inauguração do novo estádio. Previsivelmente à altura da importância do acontecimento. Com muito espectáculo, festa e cor. Mas ainda no segredo dos deuses, pelo menos enquanto todas as situações não estiverem resolvidas, nomeadamente a escolha do adversário (ver peça à parte). A título de curiosidade refira-se que o primeiro jogo da SuperLiga que se realizará no novo estádio será disputado com o Beira-Mar. Jogo relativo à 10.ª jornada e que está agendado para 2 de Novembro, salvo qualquer alteração.
Vilarinho cumpre sonho
A inauguração do estádio acontecerá a seis dias do próximo acto eleitoral para os órgãos sociais do Benfica. Com isto, o presidente Manuel Vilarinho cumpre um dos seus assumidos sonhos, o de presidir à inauguração do Estádio. Dificilmente desejaria melhor despedida ao fim de três anos de gestão difíceis, em que teve de inverter uma realidade reconhecidamente negativa.
Milan de Rui Costa é o padrinho desejado
Ainda não está definido o adversário do Benfica para o jogo de inauguração do novo estádio, mas estão já em cima da mesa os nomes mais desejados pelos responsáveis do clube encarnado por forma a garantir um cartaz apetecível, casa cheia e um espectáculo inesquecível. Claro está que nesta lista encontram-se os maiores clubes europeus, com dois no topo das preferências: Real Madrid e Milan, emblemas com boas relações com o Benfica.
No caso da turma treinada por Carlos Queirós, é inequivocamente a equipa que mais mexe com o público adepto do futebol. Ter os galácticos na inauguração seria, sem dúvida, sinónimo de festa rija. O problema é que os merengues já se deslocaram à Luz na temporada passada, numa das paragens do campeonato. O Milan, além de ser igualmente um colosso, é o campeão europeu em título e tem nas suas fileiras aquele que é talvez o jogador mais idolatrado pelos adeptos benfiquistas: Rui Costa. Seria bonito ter a ex-águia na festa da nova catedral. Esta é, de resto, a opção com maior força no momento. Em qualquer dos casos, tudo dependerá acima de tudo de uma questão de calendário que não se afigura fácil de ultrapassar.