Fonte
www.slbenfica.pt
João Pereira
O despontar de um talento
O jovem ala direito do Benfica é mais um produto dos escalões de formação do nosso Clube. De águia ao peito desde o tempo dos infantis, João Pereira passou todo o seu período de formação no nosso Clube. Hoje com 19 anos, o jogador concretizou o sonho de criança e começa a ganhar cada vez mais destaque na equipa principal.
O número 47 do Benfica estreou-se em jogos oficiais no Estádio do Bessa, a 17 de Agosto deste ano no empate sem golos frente ao Boavista, logo na 1.ª jornada da Superliga. João Pereira substituiu Geovanni aos 61 minutos, mostrando uma enorme maturidade e uma grande atitude competitiva. Este pormenor não passou despercebido aos sócios nem a José Antonio Camacho, e desde então tem sido uma das opções do técnico principal e um dos jogadores mais acarinhados pelos sócios benfiquistas.
No entanto, o primeiro jogo pela equipa A ocorreu no particular frente ao Fátima, no dia 4 de Setembro de 2002. Não foi titular, mas entrou aos 59 minutos para substituir Hélder e ajudou na vitória por 8-2. Desde então não mais João Pereira havia integrado uma convocatória na equipa principal, mantendo-se ao serviço da equipa B, onde era o “capitão”. Até que a 10 de Agosto, Camacho voltou a surpreender e chamou o jovem internacional português para o importante embate frente à Lázio, para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Mesmo sem jogar, a sua presença passou a ser uma constante, tanto nos treinos como nos jogos. Até ao momento, João Pereira já disputou oito partidas: Cinco no campeonato, um na Taça de Portugal e dois na taça UEFA, integrando por três ocasiões o “onze” titular. Os dois golos que apontou foram celebrados de forma efusiva. O primeiro, frente ao Belenenses, foi o coroar das boas exibições que havia efectuado anteriormente. Já o segundo, frente ao Estrela da Amadora, foi fulcral, uma vez que abriu caminho à vitória por 3-1 para a Taça de Portugal e foi o seu primeiro golo no novo estádio da Luz.
A opinião do técnico (Carlos Gomes)
«João Pereira é um profissional dedicado. A sua conduta é elogiada por todos os que o conhecem. Dificilmente se lesiona e demonstra uma enorme dedicação nos treinos, que nunca falha. A sua entrega ao trabalho não tem limites e a sua vontade de vencer está bem patente. O contacto com a equipa sénior acelerou o seu processo de evolução como futebolista.»
Carlos Gomes, actual coordenador de todo o futebol de formação do Benfica, não tem dúvidas sobre o valor do jovem. «É um jogador rápido. Consegue executar em velocidade e gosta de jogos “vivos”. No um contra um consegue criar desequilíbrios. Tem a raça de um jogador à Benfica, penso que terá um grande futuro pela frente porque tem sempre vontade de fazer mais. Mas ainda está num processo de afirmação na equipa A, portanto é um jogador a precisar de tempo, pois tem muito a evoluir.»
As épocas de João Pereira:
(Jogos na equipa principal)
2002/2003 - 1 jogo (Jogo particular com o Fátima vitória por 8-2)
2003/2004 - 8 jogos 2 golos (até ao momento)
Texto: João Pedro Barata