Fonte
www.maisfutebol.iol.pt
Cerca de vinte personalidades estiveram na obra em fase de acabamentos
Visita VIP à nova Luz: Filomena Pinto da Costa entre as águias
Sorriam, sorriam, sorriam muito, apesar de os capacetes e os coletes fluorescentes destoarem um pouco da vestimenta escolhida. Cerca de 20 personalidades do mundo do espectáculo - e não só - efectuaram esta sexta-feira a última visita ao novo estádio da Luz, já em fase de acabamentos. Notada foi a presença da ex-mulher do presidente do F.C.Porto, Filomena Pinto da Costa. Os jornalistas bem tentaram arrancar-lhe algumas explicações sobre a «misteriosa» presença ali, mas limitou-se a confirmar que tinha sido convidada para a visita. Tirou fotografias, sorriu e esquivou-se à maioria das perguntas.
Ao meio-dia começou a visita, debaixo de um sol abrasador e que convidava a mandar o capacete de protecção «às malvas». Entra-se na bancada principal e já parece que está feito. Faltam algumas cadeiras vermelhas em metade do anel superior, mas a cobertura, larga e abrangente, já está praticamente pronta. Ao longo do anel VIP grande parte dos vidros já estão colocados e a tribuna presidencial caminha a bom ritmo. A relva começa a crescer e já se nota algum verde nos cantos.
Ana Wilson, tal como todos os convidados, ficou impressionada com o que viu, mas não conseguiu descrever a obra ao pai Mário Wilson : «Ele tem de vir cá ver, isto é fantástico. Quero ver vitórias e estou desejando ver golos do Nuno Gomes e do Simão.»
Depois de uma volta pelo estádio chegou-se à porta principal e encontrou-se uma das poucas coisas que não foi construída para o novo recinto: a águia que estava por cima da entrada principal espera ainda para poder ser lá colocada. Aproveitou-se para mais uma fotografia de grupo - todo o lado é bom para uma foto com os amigos - debaixo das asas da águia.
Falta a entrada dos verdadeiros artistas
O calor continuava e não há alívio com a passagem pela piscina. Afinal ainda é só betão e muitas aberturas, como acontece com o pavilhão. Quem não levou calçado apropriado para uma zona de obras, e foram muitas as senhoras a ficar com a sandália presa, começou a cansar-se, e quiçá a arrepender-se. O que vale é que estava quase a acabar. Sofia Aparício não se deixou enganar e calçou uns práticos chinelos. Vermelhos, claro. E não teve grandes dúvidas sobre qual seria a melhor coisa a que poderia assistir na Nova Luz: «Seria óptimo dar um 5-0 ao Porto!»
Libertados finalmente do material de protecção, uma hora depois de visitas e explicação, Mário Zambujal era o espelho da satisfação: «Já tinha estado aqui a meio da obra e de lá para cá não me tinha apercebido que as obras tinham corrido tão rapidamente. É muito bonito, parece quase praticamente feito. A maior alegria que eu poderia ter aqui seria ver o Benfica ser campeão outra vez.» O estádio velho ficou para trás:«Não sou saudosista, este é melhor, está mesmo aqui ao lado. É imponente, acolhedor, confortável para os espectadores. É uma imagem do progresso, como todos os outros estádios e marca um grande passo no futebol português.»
Henrique Viana também não poupou elogios ao novo palco, aliás, tudo foi aprovado, a poucos meses da conclusão do projecto: «É grande, bonito, à medida do Benfica. Agradou-me tudo, não vi nada que me tivesse desagradado. Vai ser cómodo e funcional, não tem comparação com o antigo estádio, porque o outro já era degradado e entre obras no outro e um estádio novo, sempre fui por um recinto de raíz. O outro deu-nos muitas alegrias, mas é passado. Os artistas não faltam, é preciso é que entrem possam cá entrar para animar esta grandiosa obra.»