Benfica 0-1 Gondomar: Intempérie arrasa na Luz...

Submitted by K_POBORSKY on
A festa da Taça esteve de regresso à Luz. O sorteio da IV eliminatória ditou um Benfica x Gondomar que teve a presença de 5 mil adeptos, sendo que 3 mil vieram de Gondomar para apoiar a equipa do norte. A intempérie que se fez sentir na região de Lisboa, atingiu também a equipa da Luz que saiu derrotada desta partida e debaixo de um enorme descontentamento por parte dos adeptos.

1ª Parte: Gondomar entra a dominar em «casa»... do Benfica

Jesualdo Ferreira fez alinhar de início o seguinte “onze”: Nuno Santos na baliza; Armando, Hélder, João Manuel Pinto e Cabral na defesa; Andrade, Petit, Roger e Zahovic no meio-campo; Fehér e Nuno Gomes na frente do ataque.

Curiosamente, após o apito inicial de António Taia, foi o Gondomar que entrou a dominar na partida e com um remate de Ernesto aos 6 minutos que poderia ter acabado em golo, não fosse a bola passar ao lado das redes de Nuno Santos. A equipa da Luz apresentava-se algo desorganizada em campo, com Roger e Zahovic a jogarem muito juntos e sem extremos de raíz.

Aos 10 minutos o golo do Gondomar gelou os cerca de 2 mil espectadores do Benfica que estavam sentados nas bancadas da Luz perante um frio arrasador e debaixo de chuva intensa. Cílio aponta um livre directo sobre a esquerda e no remate directo, faz balançar as redes de Nuno Santos que via a bola entrar na sua baliza, sem qualquer tipo de defesa ao remata fortíssimo do brasileiro. Estava feito o 0-1 para alegria dos gondomarenses que se deslocarama Lisboa para darem apoio à sua equipa.

O Benfica tentava responder, mas sem êxito. Roger chegou mesmo a levar a bola a passar junto do poste de Nuno Claro. A equipa de Gondomar estava em campo determinada a conseguir fazer história na Taça e apresentava jogadas bem estudadas e um esquema de jogo organizado.

Aos 23 minutos, o Benfica esteve perto do golo, mas Fehér não acerta na bola, após excelente jogada de entendimento entre Roger, Fehér e Nuno Gomes. Depois da chuva, o Sol espreitava na Luz e o Benfica tentava dar a volta ao resultado. Aos 26 do primeiro tempo Roger desmarca Fehér e o húngaro - com muito azar esta tarde – remata ao lado.

Esta era sem dúvida uma tarde para esquecer, para os da Luz. Aos 30 minutos, Roger lesiona-se e vê-se obrigado a sair das quatro linhas e a dar o seu lugar a Drulovic. Roger era dos melhores elementos em campo e Drulovic estava já em exercícios de aquecimento, fazendo-se prever a saída de Zahovic que passou completamente ao lado desta partida.

A defesa gondomarense era sólida e estava atenta aos ataques benfiquistas. Aos 38 minutos, Cabral – que esteve bastante apagado esta tarde – entra na área tenta a colocação da bola no centro da área, mas o guarda-redes Nuno Claro, fez-se ao lance e atirou-se ao relvado, segurando a bola.

A festa na Luz, pertencia aos adeptos do Gondomar que faziam a onda nas bancadas e acompanhavam as jogadas da sua equipa com «olé’s» aos jogadores benfiquistas... Aos 47 minutos, Nuno Gomes de novo perto do golo, mas de novo sem êxito. Chegaria então o intervalo e já Jesualdo Ferreira via lenços brancos nas bancadas. Os jogadores da casa despediram-se do primeiro tempo com muitos assobios.

2ª Parte: Benfica com outra atitude, mas mesmo assim... pouca ambição!

Para o segundo tempo, Jesualdo Ferreira substituiu Cabral por Mantorras. Inicialmente, o técnico da Luz iria colocar em campo Carlitos, mas o n.º18 da Luz lesionou-se nos exercícios de aquecimento. Armando passaria então, a jogar sobre a esquerda, Hélder sobre a direita e Andrade recuava para o centro da defesa. Mantorras entrou para fazer o corredor direito, mas mesmo assim, o Benfica não chegava ao golo.

Aos 6 minutos, já o Gondomar, num lance de contra-ataque criava perigo numa jogada que poderia terminar no 0-2. O Benfica tentava responder, por intermédio de Fehér, que após centro de Mantorras cabeceia com força para a baliza de Nuno Claro, mas a bola embateu no poste e acabou nas mãos do guarda-redes dos visitantes. Começava-se então a ver algo do Benfica, mas muito pouco...

O Benfica procurava o golo que insistia em não aparecer e terminou a partida com Nuno Santos no meio-campo, João Manuel Pinto e Hélder ao ataque e com Mantorras e Nuno Gomes à defesa nos lances de contra-ataque do Gondomar. Uma autêntica confusão na equipa comandada por Jesualdo Ferreira que viu muitos lenços brancos e ouviu os descontentamentos dos adeptos da Luz.

O Gondomar fez história na Luz, onde venceu por 0-1, com um golo de Cílio aos 10 minutos do primeiro tempo. A equipa da Luz tentou (pouco), mas não conseguiu dar a volta ao resultado e disse adeus da competição. Os ânimos na Luz, exaltaram-se com os adeptos a concentrarem-se perto da sala de imprensa, a mostrarem o seu descontentamento com palavras dirigidas ao técnico da Luz e respectiva direcção. E agora?...

Reportagem na Luz de: Rafael Santos (textos) / Hugo Manita (fotos)