José António Camacho - O Jogador

Submitted by K_POBORSKY on
Como jogador de futebol, Camacho alinhou à frente dos guarda-redes. Foi na posição de defesa que o espanhol deu os primeiros passos neste mundo do futebol. Na época 71/72 estreou-se no Albacete Bal. como juvenil e no ano seguinte daria o salto para o grandioso Real Madrid, ainda que continuasse no mesmo escalão. Mas uma época bastou para que o espanhol entrasse nos quadros do Real, mas foi sol de pouca dura, até porque na época seguinte Camacho representou o Castilla C.F. da segunda divisão. Entre 1975 e 1989, voltou a representar o clube de sua eleição, o Real Madrid. Realizou 414 partidas, através das quais apontou 9 golos.

O seu palmarés desportivo como jogador está recheado de títulos. Ao todo, foram 9 as vezes que Camacho festejou um campeonato da Liga. Ganhou 3 Taças, festejou 1 Taça da Liga, 1 Super Taça de Espanha e 2 Taças UEFA. Foi sub-campeão europeu uma vez ao serviço do Real Madrid e sub-campeão da Taça das Taças. Ao serviço da selecção espanhola, foi também sub-campeão europeu no campeonato da Europa de 84.

José António Camacho é o jogador com mais partidas efectuadas ao serviço da sua selecção – ao todo, 81 jogos realizados -, tendo também realizado duas partidas ao serviço da selecção olímpica, três ao serviço dos Sub-18 e uma ao serviço da selecção do resto do Mundo.

Ainda assim, Camacho tem na sua carreira como jogador um episódio triste que o afastou em definitivo, dos relvados. Foi precisamente no dia 1 de Janeiro de 1978, durante um treino, {mostrarimagem("jug_4_gran.jpg","right","$legenda")}que o jogador se lesionou gravemente, devido a uma rotura dos ligamentos cruzados e extirpação do menisco da sua perna esquerda.

A 1 de Maio de 1990 celebrou-se uma partida em sua homenagem. Real Madrid e Milão mediram forças, sendo que os brancos saíram vencedores por 2-1.