Fonte
www.record.pt
O BENFICA pretende contratar o ponta-de-lança lituano Edgaras Jankauskas, actualmente na Real Sociedad. A prioridade era o jugoslavo Darko Kovacevic, mas as recentes complicações no processo negocial levaram os responsáveis benfiquistas a virarem atenções para o possante dianteiro dos espanhóis.
Nesta fase, já decorrem conversações com a Real Sociedad tendo em vista a cedência do jogador por empréstimo. As pretensões benfiquistas vão no sentido de ter o avançado no plantel até ao final da presente temporada.
Alto e possante (1,92 m de altura e 86 kg de peso), Jankauskas tem o perfil definido por Luís Filipe Vieira e equipa técnica dos encarnados no sentido de formar dupla com Mantorras.
O internacional lituano jogou ontem frente ao Bétis, de Calado e João Tomás, mas o encontro não lhe correu de feição, alinhando apenas 36 minutos em virtude de se ter lesionado. "Sofri uma entorse na perna direita e tive de ser substituído", explicou, estimando que daqui a uma semana já esteja em condições de regressar.
Refira-se que o Benfica só decidiu avançar para esta contratação depois de ver goradas as hipóteses de contar com Kovacevic, da Lazio. O facto de o Atlético de Madrid (clube que compraria o jogador e o colocaria por empréstimo na Luz) ter desistido do negócio veio deitar por terra as esperanças dos encarnados. Curiosamente, a Real Sociedad afigura-se como o destino mais provável do jugoslavo, que se notabilizou precisamente em San Sebastian. Mas o Maiorca também está na corrida.
Praticamente gorada ficou também a aquisição de Ivan de la Peña. Não só devido ao recuo do Atlético de Madrid, mas igualmente devido ao interesse do Newcastle. Os encarnados ainda tentaram negociar um empréstimo directo junto da Lazio, mas a percentagem do ordenado que o Benfica estaria disposto a pagar não satisfez os romanos, que têm melhor proposta do Newcastle.
De resto, e, face à possível aquisição de Jankauskas, os responsáveis benfiquistas decidiram optar pela aquisição de um médio de características diferentes de De la Peña. Não um "número 10" puro, mas um médio-centro que também defenda, permitindo à equipa evoluir num 4x4x2.