GCR Nun'Álvares 3 - 4 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Final
    Round
    Jogo 4
    Data
    Sat, 17 June, 2023, 21:30
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    Canal 11

     

    HEXACAMPEÃS NACIONAIS!

     

    O Benfica venceu o Nun'Álvares por 3-4, no jogo 4 da final do play-off da Liga Feminina Placard, conseguindo assim conquistar a prova e o pleno de troféus em 2022/23.

     

     

    A equipa feminina de futsal do Benfica sagrou-se Hexacampeã Nacional ao bater o Nun'Álvares, por 3-4, neste sábado, 17 de junho, no Pavilhão do Grupo Nun'Álvares, em duelo referente ao jogo 4 da final do play-off da Liga Feminina Placard. Isto numa época em que também venceu a Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal.

     

    A intensa disputa por cada posse de bola foi um traço dominante em todo o jogo, daí que o equilíbrio tenha sido a nota dominante nos primeiros minutos. Mas durou pouco a supremacia das defesas face aos ataques.

     

    Foi a equipa da casa a primeira a marcar (1-0), graças a um golo de Taninha, aos 4', respondendo a um disparo perigoso de Fifó um minuto antes, que obrigou Maria Odete Rocha a uma boa defesa.

     

    Fifó tinha ameaçado e concretizou com enorme classe aos 6'. Ainda antes do meio-campo, a ala bateu na bola e fez um chapéu à guarda-redes contrária (1-1). Pisko, aos 11', e Cátia Balona, aos 16', levaram perigo para as redes de Ana Catarina, que neste último lance fez uma excelente defesa.

     

    Mas o minuto 18 foi diabólico! Primeiro foi Sara Ferreira que disparou fora da área para uma parada de categoria de Maria Odete Rocha; depois, no canto subsequente, Angélica Alves, ao segundo poste, encostou a bola para o fundo das redes contrárias (1-2).

     

    Atordoadas, as atletas visitadas cometeram um erro que levou a novo golo das águias. Ainda no mesmo minuto, um livre indireto concedido por atraso indevido para a guarda-redes Maria Odete Rocha permitiu que Fifó, a passe de Raquel Santos, ampliasse a vantagem das encarnadas (1-3).

     

    Porém, até ao intervalo ainda se viu mais um golo. Carla Vanessa, de cabeça, aos 20', reduziu (2-3), num lance contestado pelas águias.

     

    Na segunda parte, viram-se poucas oportunidades de golo nos primeiros minutos e só aos 7' surgiu um novo lance de perigo, com a bola a terminar na baliza do Nun'Álvares. Jogada de insistência do ataque do Benfica, com Angélica Alves a marcar, mas a equipa de arbitragem considerou que, antes dessa última ação, a benfiquista terá cometido falta sobre Maria Odete Rocha.

     

    Aos 29' coube a Maria Pereira atirar com perigo ao lado e logo a seguir, um excelente trabalho coletivo na bola parada, permitiu a Angélica Alves ampliar a vantagem do Benfica (2-4).

     

    Cátia Morgado, aos 31', concluiu com sucesso um contra-ataque colocando de novo um golo a separar as duas equipas (3-4).

     

    No minuto 35 brilharam as duas guarda-redes, primeiro Ana Catarina a negar o empate e, no contra-ataque, Sara Ferreira surgiu na cara de Maria Odete Rocha, mas esta desviou a bola com a perna direita. Aos 36', Fifó rematou com perigo ao lado e, aos 37', foi Ana Catarina a tapar o caminho da sua baliza perante a ameaça de Carla Vanessa.

     

    Fifó voltou a alvejar as redes contrárias aos 38', com Maria Odete Rocha a fazer uma excelente defesa e, aos 40', quando a formação da casa explorava o 5x4, Carla Vanessa rematou forte e a bola esbarrou na barra. O resultado não se alterou e as dezenas de Benfiquistas presentes no recinto celebraram efusivamente mais uma conquista, após 40 minutos de incessante apoio.

     

    O Benfica sagrou-se assim Hexacampeão Nacional, conseguindo assim o pleno de troféus em 2022/23, uma vez que a equipa feminina de futsal já tinha vencido Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Alex Pinto (treinador do Benfica): "O Nun'Álvares fez-nos a vida muito difícil nesta final. As minhas jogadoras estão de parabéns pela competitividade que tiveram de ter perante um adversário muito difícil e que também tem muita qualidade. Está de parabéns o staff e toda a gente que está por trás destas grandes jogadoras. São elas que suam, que todos os dias dão o máximo em cada treino e em cada jogo. Este título é delas e também de todos os Benfiquistas, os que ficaram em casa e os que estão aqui connosco e que nos acompanham a todo o lado. É um título de Benfiquistas para Benfiquistas. O segredo é o trabalho diário e a qualidade que elas têm."

     

    Inês Fernandes (capitã): "É um regresso à conquista de todos os títulos. Queríamos subir a fasquia e ganhar todas as competições em disputa. É a confirmação do nosso trabalho e daquilo em que acreditamos. É um trajeto muito comprido. Algumas estão cá desde o início desta conquista, outras foram-se juntando. É um plantel ainda novo, tem muitos anos de futsal pela frente, mas já é muito vencedor, com muitos anos de Benfica. Aquilo que queremos é conquistar a hegemonia do futsal feminino e mantê-la."

     

    Fifó (ala): "Agradecer ao nosso público que nos acompanhou de Lisboa até aqui e também a partir de casa. Dar os parabéns também ao Nun'Álvares, porque é um justo vencido. É uma equipa com qualidade, embora a nossa tenha conseguido demonstrar mais qualidade e resiliência durante estes quatro jogos. Sabíamos que ia ser uma final de play-off muito difícil. Agora, queremos celebrar muito porque foi para isto que andámos a trabalhar durante 10 meses. Fico feliz por marcar golos, mas fico ainda mais feliz por conseguir o Hexacampeonato, isso é que importa."

     

    Janice (pivô): "É um sentimento único. Todas nós demos o nosso melhor em campo. Agora, é festejar. Acima de tudo, é o título dos adeptos que estiveram connosco desde o início da época até ao fim. Obrigado Benfica, o melhor clube do mundo!"

     

    Angélica Alves (pivô): "É sempre especial. É um Hexacampeonato fruto de muito trabalho recorrente e daquilo que o Benfica tem feito ao longo dos anos. Desde que estou cá, os adeptos foram sempre incansáveis. São sempre mais um apoio, dão-nos cada vez mais força quando estamos em campo e quando estamos a precisar."
     

    Ana Catarina (guarda-redes): "Acho que só daqui a uns anos é que vamos ter noção dos feitos e da forma como temos escrito história no futsal feminino. Agradecer aos adeptos do Benfica porque, mesmo jogando fora, jogamos sempre em casa. Torna-se cada vez mais difícil representar o Benfica, porque a responsabilidade aumenta cada vez mais e é por isso que este título sabe tão bem. Vamos festejar como nunca."

     

    Sara Ferreira (ala): "Estou muito feliz por esta equipa, por tudo o que batalhámos durante o ano. É um título que sabe muito bem. Este grupo merece por todo o esforço que teve durante a época. A nossa união é que faz a diferença. Somos muito intensas a treinar e o resultado está aqui."

     

    Raquel Santos (ala): "É mais um ano a ganhar pelo Benfica. São sempre diferentes, mas são sempre bons. É inexplicável. Obrigado ao Benfica por me proporcionar isto."

     

    Maria Pereira (ala): "É um sentimento de alegria porque ganhar com esta equipa e com estes adeptos é algo inexplicável. Isto não é só para nós, este troféu é deles. Sinto-me feliz e só quero festejar com eles."


    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/06/17/futsal-feminino-nun-alvares-benfica-jogo-4-final-play-off-liga-feminina-placard

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Saturday, 6 January 2024