Sporting CP 4 - 5 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Final
    Data
    Fri, 1 September, 2023, 19:45
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    TVI

     

    RECUPERAÇÃO E CRENÇA AGARRARAM A SUPERTAÇA!

     

    O Benfica venceu o Sporting, por 4-5, após prolongamento, e conquistou a 9.ª Supertaça do palmarés do Clube.

     

     

    Que noite e que vitória a do Benfica! Numa exibição em crescendo, em que a equipa recuperou e acreditou até final, o Glorioso venceu o Sporting por 4-5, após prolongamento, e ergueu a 9.ª Supertaça do palmarés do Clube.

     

    Sexta-feira, 1 de setembro, noite de decisão no Pavilhão Multiusos de Sines, com a entrega da Supertaça 2023 em discussão no primeiro dérbi da temporada. De um lado o Benfica, vencedor da Taça de Portugal 2022/23, do outro o Sporting, campeão nacional em título.

     

    Nota para as ausências na equipa encarnada: Nilson, Silvestre, André Sousa e Rocha (baixa de última hora) devido a lesão; Arthur por motivos de doença; e Lúcio Rocha a disputar o Europeu Sub-19.

     

    Assim, Mário Silva fez alinhar Léo Gugiel, Bruno Coelho, Ivan Chishkala, Afonso Jesus e Jacaré no cinco inicial.

     

    Reunidos todos os ingredientes, em recinto com lotação esgotada, perspetivava-se um grande espetáculo da modalidade, e assim foi!

     

    Apito inicial... e começou o dérbi, com a estreia do suporte de vídeo à arbitragem nas fases decisivas das competições de futsal. Bruno Coelho fez a primeira investida, travada, com segurança, por Henrique Rafagnin. Aos 2', o Sporting chegou à vantagem por Taynan, que anotou o 1-0, e, aos 3', Zicky ampliou: aproveitando uma subida de Léo Gugiel no terreno, o pivô segurou o esférico e rubricou o 2-0.

     

    O Benfica voltou a ter uma boa oportunidade aos 5', após uma reposição de bola do guarda-redes encarnado, que serviu Jacaré pela esquerda. O camisola 99 das águias encontrou Chishkala ao centro, em boa posição, mas o internacional russo não chegou a tempo de encostar com sucesso.

     

    Ainda no minuto 5, com a equipa do Benfica subida na quadra, Henrique Rafagnin fez o 3-0. Ciente das circunstâncias, Mário Silva mandou parar a partida e reorganizou as tropas.

     

    Investida atrás de investida, o Benfica tentou de tudo para chegar ao golo, e esteve muito perto de o fazer aos 9', por Chishkala, e aos 10', através de Higor de Souza, mas bola teimava em não entrar...

     

    Mais ao ataque, as águias carburaram e, por fim, aos 12', chegaram ao golo! Depois de uma boa ocasião criada por Afonso Jesus, que serviu Carlos Monteiro à boca da baliza, para defesa do guardião contrário, Jacaré encheu o pé e reduziu para 3-1. O pivô brasileiro esteve muito perto do 3-2 aos 16', mas o esférico saiu por cima.

     

    Aos 17' Diego Nunes atirou para o 3-2 e o pavilhão ficou ao rubro! O duelo estava em aberto e ainda era possível vencer, mas era preciso jogar com a cabeça e gerir as emoções.

     

    Antes do intervalo, grandes intervenções de Léo Gugiel a travar os intentos de Alex Merlim e Tomás Paçó. O tempo inaugural fechou com um potente remate do guarda-redes encarnado, sem alterar o resultado, o qual se manteve em 3-2.

     

    Sinal mais do Glorioso no reatar do encontro, com boas construções de jogo. Aos 23', combinação de Diego Nunes, Bruno Coelho e Carlos Monteiro, com o último a não reagir a tempo de ferir as redes leoninas.

     

    Estava intensa a disputa, com o Benfica a fazer por igualar. No minuto 28, Carlos Monteiro esteve muito perto do golo. O ala recebeu a bola no canto esquerdo da baliza de Henrique Rafagnin e atirou à barra.

     

    Em cima da meia hora de jogo (30'), o Sporting apontou o 4-2, num remate de Diogo Santos. A defender de forma mais compacta após o golo, os verdes e brancos não permitiam a chegada dos encarnados à baliza. Mas o Benfica não se rendeu.

     

    Aos 35' Chishkala rematou para defesa do guardião leonino e, na recarga, atirou ao poste. No minuto seguinte (36'), Léo Gugiel subiu no campo e começou uma jogada promissora... para golo! Do lado direito de Henrique Rafagnin, Jacaré rematou certeiro para o fundo das redes e reduziu para 4-3!

     

    No último minuto do tempo regulamentar (39'), Mário Silva apostou em jogar com Bruno Coelho a guarda-redes avançado e, depois de alguma persistência e crença, Carlos Monteiro rematou e igualou o marcador em 4-4, levando a partida para prolongamento. Que reação do Benfica no decurso dos 40 minutos!

     

    As águias entraram para os 10 minutos que se seguiram com sangue na guelra e a deixar vários avisos ao guardião leonino. Aos 42', Carlos Monteiro colocou a bola a rasar a baliza contrária e, no minuto seguinte, Diego Nunes atirou ao poste.

     

    Carlos Monteiro voltou a tentar a sua sorte, bloqueada por Henrique Rafagnin. Na recarga, Edmilson Sá também viu o guarda-redes travar-lhe as intenções.

     

    Com os jogadores a acusarem cansaço, os últimos 5 minutos tiveram várias paragens. A 50 segundos do fim, com o Sporting disposto em 5x4 na quadra, Jacaré intercetou o esférico, correu e, com a baliza desprotegida, atirou para o 4-5 final, instalando a festa vermelha e branca no Pavilhão Multiusos de Sines!

     

    Na raça, com muita crença e resiliência, o Sport Lisboa e Benfica conquistou a 9.ª Supertaça de futsal do palmarés do Clube!

     

    Terminado o encontro, e antes da entrega do troféu, Jacaré, autor de três dos golos do Benfica, recebeu o prémio de melhor jogador da final, e Diego Nunes o prémio fair play.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Mário Silva (treinador do Benfica): "Como todas as vitórias, sabe muito bem. É uma descarga emocional grande, uma mistura de sentimentos e emoções. Poder viver um jogo de emoção até ao fim, só engrandece a nossa modalidade. São duas equipas que se equivalem muito, estão talhadas para ganhar. Fomos melhores em tudo no jogo, nos melhores e nos piores momentos. Quando o resultado estava 3-0, tínhamos tido mais oportunidades de golo. Só tínhamos oito atletas, perdemos dois jogadores para o desafio durante a manhã. Os adeptos foram incansáveis no apoio e levaram-nos para a frente. O Benfica é detentor da Taça da Liga, Taça de Portugal e da Supertaça."

     

    Bruno Coelho (capitão do Benfica): "Tivemos muitas adversidades, este é o melhor jogo de futsal do mundo. Demonstrámos que são duas equipas que se superam. Entrámos mal no jogo, recuperámos de 3-0 para 3-2 antes do intervalo. Depois, conseguimos criar, porém, sem marcar. Sofremos o 4-2 e voltámos a recuperar e a igualar o encontro. Fomos para prolongamento e virámos o jogo. Só uma grande equipa consegue dar a volta desta forma. Dedicamos esta vitória aos jogadores que se lesionaram, às nossas famílias e aos adeptos, que nunca nos deixaram de apoiar, mesmo estando a perder por 3-0. Os adeptos foram incansáveis, por isso temos os melhores adeptos do mundo. É por eles que vencemos, mas isto não acaba aqui. Temos mais 10 meses e quatro competições que queremos ganhar."

     

    Jacaré (pivô do Benfica): "Estávamos preparados, fomos uns justos vencedores, e obrigado aos adeptos pelo apoio incansável. Estivemos concentrados e muito unidos. Temos muita confiança no futuro."

     

    Afonso Jesus (fixo do Benfica): "Acredito que o segredo começou quando começámos a trabalhar. O jogo não começou como queríamos. Não desistimos até ao último segundo. Foi uma vitória justa da nossa parte. Acredito que é um início de época muito positivo pelo título e pelo trabalho. Podemos continuar a ganhar mais vezes. O objetivo é dar alegrias aos Benfiquistas e fazer de tudo para que o Benfica ganhe títulos."

     

    Léo Gugiel (guarda-redes do Benfica): "Conseguimos manter a cabeça no sítio certo, fomos evoluindo e recuperámos golo a golo a desvantagem que tínhamos. No final, conseguimos uma grande vitória. Foi um jogo de superação, trabalhámos muito. Infelizmente, sem alguns jogadores, demos o máximo por eles."

     

    Edmilson Sá (ala do Benfica): "Sempre trabalhei para regressar, agora é manter e conquistar mais títulos. Trabalhamos muito para isto, estou pronto para ajudar a equipa em tudo. O segredo foi acreditar, conseguimos."

     

    Carlos Monteiro (ala do Benfica): "É um sentimento inexplicável, este grupo já merecia há muito tempo. Conseguimos dar a volta, não entrámos como pretendíamos. A sorte não estava do nosso lado, mas o final foi feliz. Isso é que importa. Vamos todos fazer o melhor para conquistar mais títulos e honrar o símbolo do Benfica."

     

    Higor de Souza (pivô do Benfica): "Tive um ano muito difícil, voltei num jogo importante. Foi um jogo de sacrifício. Começar a ganhar é sempre importante."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/09/01/futsal-sporting-benfica-jogo-final-supertaca-2023

     

    FICHA DE JOGO

     

    5 inicial: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Bruno Coelho, Ivan Chishkala e Jacaré

     

    Suplentes: Martim Figueira (J), Gonçalo Sobral (NJ), Edmilson Sá (J), Bruno Cintra (NJ), Carlos Monteiro (J), Higor (J) e Diego Nunes (J)

     

    Golos: Jacaré (11' e 49'), Diego Nunes (16'), Pany Varela (35' p.b.) e Carlos Monteiro (38')

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Monday, 5 February 2024