Competition
Match phase
Regular phase
Round
15ª Jornada
Data
Sun, 23 February, 2025, 15:00
Estado
Played
Tv broadcast
SportingTV

 

DIVISÃO DE PONTOS EM DÉRBI FRENÉTICO


Num dérbi muito disputado e intenso, o Benfica empatou com o Sporting (2-2), na 15.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, disputada neste domingo, 23 de fevereiro, no Pavilhão João Rocha. As águias mantêm-se na liderança da prova.

 

O encontro teve um início frenético com a bola a rondar as duas balizas logo nos primeiros segundos. Decorrido minuto e meio, foi assinalada grande penalidade favorável à equipa da casa. Pedro Henriques travou o remate de Alessandro Verona, que pouco depois atirou ao ferro.

 

O dérbi eterno esteve interrompido alguns minutos para assistência a Rafael Bessa que embateu com a cabeça na tabela (a equipa médica encarnada também prestou auxílio ao jogador leonino). Por considerar que houve ação faltosa de Gonçalo Pinto, foi exibido cartão azul ao avançado, decisão que motivou muitos protestos das águias.

 

Gonzalo Romero encarregou-se de executar o consequente livre direto e fez o 0-1, aos 3'.

 

Com muita velocidade em pista, o Benfica reagiu e Ângelo Girão negou o golo a Diogo Rafael, aos 4'. O guarda-redes do Sporting voltou a aplicar-se perante as tentativas de Roberto Di Benedetto e de Pau Bargalló, aos 6'. Em busca da igualdade, as águias carregaram e Diogo Rafael atirou ao poste pouco depois.

 

Que intensidade em rinque!

 

De meia distância, Henrique Magalhães criou outra situação de perigo para a baliza encarnada com uma bola que embateu no poste.

 

Porém, a rotação efetuada por Edu Castro deu frutos. Zé Miranda, com um passe diagonal, assistiu Lucas Ordoñez, que fez balançar as redes (1-1, aos 10'). Muita festa dos adeptos encarnados que se deslocaram ao Pavilhão João Rocha!

 

O Benfica teve depois a possibilidade dar a volta. Gonzalo Romero travou Roberto Di Benedetto e foi admoestado com azul. Na marcação do livre direto, Lucas Ordoñez não conseguiu bater Ângelo Girão. Em powerplay, as águias tentaram faturar, mas o resultado manteve-se no período em que contaram com mais uma unidade.

 

Gonçalo Pinto dispôs de mais uma chance aos 18', ao direcionar uma stickada para o ferro da baliza dos rivais. O Benfica assumiu o controlo do dérbi, mostrou-se mais rematador, sem conseguir ser eficaz.

 

A fechar o 1.º tempo, Nil Roca foi sancionado com cartão azul e, na execução do livre direto, Gonzalo Romero partiu para a bola e viu Pedro Henriques opôr-se com classe. Ao intervalo, igualdade a uma bola.

 

Iniciando a 2.ª parte em underplay, o Benfica manteve a baliza fechada. As duas equipas procuraram a baliza e os guarda-redes mostraram qualidades. Aos 32', Alessandro Verona atirou ao ferro.

 

Aos 35', numa transição, Roc Pujadas fez o 2-1, vantagem que não durou muito, pois, aos 36', Lucas Ordoñez recuperou a bola (Henrique Magalhães escorregou) e bisou (2-2).

 

Com o duelo muito dividido, o Sporting beneficiou de uma grande penalidade. Facundo Bridge atirou ao lado (38'). A 10 minutos do final, Roberto Di Benedetto foi travado em falta, a 10.ª dos leões, o que motivou livre direto a favor das águias. Na marcação, Pau Bargalló não conseguiu levar a melhor sobre Ângelo Girão.

 

O Benfica passou a construir jogadas mais elaboradas, com circulação de bola segura. A dois minutos final, Gonçalo Pinto foi derrubado na área leonina. Assinalada grande penalidade, João Rodrigues não marcou e, na recarga, Ângelo Girão defendeu.
 

O Benfica atingiu a 10.ª falta e Pedro Henriques, mais uma vez, travou o livre direto anotado por João Souto. Até ao final houve chances de o marcador mexer, mas tal não aconteceu. Com este empate (2-2), o Benfica segue líder isolado com um ponto de vantagem sobre os verdes e brancos.

 

Na próxima jornada, o Benfica recebe o Candelária, em jogo agendado para as 14h30 de domingo, 2 de março. Antes, na quinta-feira, 27 de fevereiro, as águias defrontam a AD Valongo, fora de portas, às 21h00, no fecho da fase de grupos da WSE Champions League.

 

DECLARAÇÕES


Edu Castro (treinador do Benfica): "[Satisfeito?] Quando és o treinador do Benfica, não se fica satisfeito com o empate. Agradecer aos adeptos do Benfica que nos vieram apoiar e desejar que Rafael Bessa tenha uma recuperação o mais rápida possível. Satisfeito, sim, porque a equipa adversária é uma grande equipa, que nos dificultou as coisas. Poderia ter caído para os dois lados. Houve possibilidades para tal. Do ponto de vista particular, conseguimos ter vantagem frente ao Sporting, em caso de igualdade pontual, tendo em conta a vitória, por 3-1, em casa. Há que ver o que podemos melhorar, como sempre, e felicitar os jogadores pelo esforço tremendo que fizeram numa partida tão difícil como a de hoje."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto

 

Suplentes: Bernardo Mendes (NJ), José Miranda (J), Diogo Rafael (J), Lucas Ordoñez (J) e João Rodrigues (J)

 

Marcadores do Benfica: Lucas Ordoñez (2)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/02/23/hoquei-em-patins-jogo-sporting-benfica-15-jornada-1-fase-campeonato-nacional

 

Coming soon


By Universo Benfica on Wednesday, 26 February 2025