Competition
Match phase
Group phase
Round
5ª Jornada
Data
Wed, 27 November, 2024, 14:00
Estado
Played
Tv broadcast
BTV

 

FORCING FINAL MERECIA OUTRO DESFECHO


A equipa jovem do Benfica sofreu, nesta quarta-feira, 27 de novembro, a primeira derrota nesta fase de liga da UEFA Youth League 2024/25. No terreno do Mónaco, na 5.ª e penúltima jornada da prova, os encarnados viram-se em inferioridade numérica logo aos 18', e, apesar da pressão final, acabariam por perder por 1-0.

 

A 1.ª parte do encontro ficaria marcada pela expulsão de Olívio Tomé, que, aos 18', viu o cartão vermelho direto, na sequência de um lance com Ilane Touré, deixando a equipa encarnada reduzida a 10 elementos.

 

Com alguma dificuldade em chegar à baliza de Stawiecki, a formação liderada por Vítor Vinha consentiu o 1-0 mesmo em cima do intervalo (44'). Num lance algo fortuito, Lucas Michal arriscou o remate, a bola sofreu um desvio no corpo de Martim Ferreira e acabou por trair Arnas Voitinovicius.

 

À entrada para a 2.ª parte, e obrigado a reorganizar-se, o Benfica apresentou-se com Guilherme Gaspar no lugar de Francisco Neto.

 

Numa fase em que os encarnados iam chegando com mais regularidade à área monegasca, e numa tentativa de reação, Leandro Santos conseguiu, à passagem do minuto 61, o cruzamento pela direita, e encontrou Gustavo Varela, que, por muito pouco, não desviou para a baliza do Mónaco.

 

Vítor Vinha promoveu uma tripla substituição aos 72', fazendo entrar Eduardo Fernandes, Gustavo Ferreira e Gonçalo Moreira para os lugares de Leandro Martins, Gustavo Varela e Tiago Freitas, respetivamente.

 

Em contrarrelógio, e em crescendo no encontro, o Benfica teve, aos 79', uma boa oportunidade para lograr o empate. Gonçalo Moreira rematou cruzado, e, não fosse o corte de Mokabakila, estaria feito o 1-1. No minuto seguinte (80'), boa iniciativa de Gustavo Ferreira, que atirou de pé esquerdo à malha lateral, deixando à espreita, mais uma vez, a igualdade no marcador.

 

Numa altura em que os jogadores do Mónaco iam jogando com o fator tempo, mais um lance de perigo gizado pelas jovens águias. Grande jogada de Eduardo Fernandes, que conseguiu o cruzamento, aos 90', mas não encontrou um companheiro para finalizar.

 

Com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o Benfica soma oito pontos na fase de liga da UEFA Youth League, competição para a qual volta a entrar em campo no próximo dia 11 de dezembro (quarta-feira) com a receção ao Bolonha, em duelo da 6.ª jornada. O apito inicial está marcado para as 11h00, no Benfica Campus.

 

DECLARAÇÕES


Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Obviamente que há um jogo até à expulsão [18'] e depois há outro jogo, porque, neste contexto de Youth League, jogar 10 contra 11 é muito difícil. Com a qualidade e com a capacidade técnica e física que o adversário tem, é muito difícil. A maior ressalva que tenho a fazer é o empenho, a alma, a organização que tivemos, a capacidade de saber sofrer quando tínhamos de sofrer, e depois, mais na parte final, arriscar tudo para chegar ao empate, e se calhar com oportunidades para algo mais. Muito orgulhoso destes rapazes. Perdemos, é certo, e temos de estar tristes pelo resultado, porque é esta a nossa mentalidade e a nossa forma de estar no Clube, temos de ter esta exigência. Mas, ao mesmo tempo, tudo o resto, fantástico. Soubemos jogar o jogo, o que é uma coisa muito importante no crescimento dos jogadores. Soubemos organizar-nos para defender e, depois, na hora certa, ir em busca de outro resultado. Criámos essas oportunidades, mas, na hora da verdade, voltámos a falhar no capítulo da finalização. O jogo fica marcado um pouco por isto: eles marcaram um golo e nós não conseguimos marcar. A finalização é um capítulo que, se calhar, tem sido o nosso maior defeito. Com a quantidade de oportunidades claras que temos para marcar, devíamos ter mais golos e mais pontos. Assim não é, temos de fazer o nosso caminho, continuar a trabalhar, continuar a evoluir, e pensar já no próximo, temos outra final em breve."

 

Martim Ferreira (médio do Benfica): "Devemos salientar a prestação da equipa, tudo o que fizemos ao longo do jogo. Obviamente que o [cartão] vermelho foi um lance que marcou o jogo, é um [jogador] expulso muito cedo, mas, mesmo assim, continuámos a lutar, acabámos por sofrer um golo. Na 2.ª parte não demos assim tantas oportunidades com menos um, continuámos à procura do golo, criámos oportunidades para fazer o empate e, se calhar, ainda pensar em algo mais. Há que destacar esta entreajuda, a forma como nos unimos e como demos tudo até ao último minuto. Acho que crescemos muito neste jogo. A nossa mentalidade é ser uma equipa à Benfica, sempre à procura de mais, sempre à procura da vitória. Saímos tristes, porque merecíamos algo mais, mas agora estamos de cabeça erguida, vamos pensar no próximo jogo, e certamente que é para ganhar, em casa."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/27/futebol-formacao-jogo-monaco-benfica-jornada-fase-de-liga-uefa-youth-league

 

Coming soon


By Universo Benfica on Thursday, 28 November 2024