Competition
Match phase
Semi finals
Data
Sat, 29 March, 2025, 14:00
Estado
Played
Tv broadcast
Canal 11

 

APURAMENTO PARA A FINAL CARIMBADO COM GARRA E MATURIDADE


As equipas femininas de futsal do Benfica e do Futsal Feijó mediram forças neste sábado, 29 de março, na meia-final da final four da Taça de Portugal, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. As águias venceram, por 4-2, e estão na final da prova-rainha, que se realiza neste domingo, 30 de março. O Nun'Álvares é o adversário.

 

Depois de a equipa masculina, que na sexta-feira, 28 de março, venceu o Leões Porto Salvo, por 6-3, também a formação feminina garantiu o acesso à final da Taça de Portugal, após derrotar um adversário que nunca desistiu de lutar.

 

Sem nada a perder, o Futsal Feijó entrou bastante atrevido no jogo, embora a primeira grande chance de golo pertencesse ao Benfica, com Fifó a passar pela guarda-redes adversária, mas a ver uma oponente, na hora H, a tirar a bola em cima da linha de golo.

 

Após duas ofensivas à baliza encarnada, em que Ana Catarina respondeu bem, com um par de intervenções (6' e 7'), a equipa da Margem Sul do Tejo chegou mesmo ao golo, aproveitando uma infelicidade de Sara Ferreira, que, na tentativa de controlar o esférico, o encaminhou para a própria baliza (0-1, aos 7')

 

Em desvantagem, as águias aumentaram a sua intensidade, tentando, imediatamente, chegar à igualdade. Depois de algumas tentativas que esbarraram ou numa adversária – como aconteceu com Maria Pereira, aos 12' – ou na guarda-redes Madalena Galhardo – também aos 12', a sair-se bem a Inês Fernandes –, o Benfica conseguiu não só o empate como a cambalhota no marcador.

 

Aos 12', Janice Silva respondeu bem a um remate de Maria Pereira, travado pela guardiã adversária, e fez o golo na recarga. Segundos depois, foi Raquel Santos, com um excelente tiro, a fazer a bola entrar no canto superior direito da baliza do Futsal Feijó (2-1, aos 13'). Reação à campeã!

 

Com o controlo do jogo nos pés, aos 17', as águias ficaram perto do 3-1. Bruna Carolina, em posição frontal, rematou forte, mas ligeiramente ao lado.

 

Dois minutos volvidos foi Lívia Andrade a tentar aumentar a contagem, mas Madalena Galhardo, corajosa, foi ao chão e conseguiu negar o golo, fazendo com que ao intervalo o resultado fosse de 2-1 a favor do Benfica.

 

Pouco depois do reatamento, descaída no lado esquerdo do ataque, Raquel Santos, novamente de meia distância, viu Madalena Galhardo fazer uma enorme defesa, evitando o terceiro tento encarnado (22').

 

Não marcou o Benfica, marcou o Futsal Feijó, por intermédio de Beatriz Sanheiro (2-2, aos 23'), a emendar uma bola à boca da baliza.

 

Após um período em que o perigo foi pouco, Raquel Santos, aos 33', finalizou uma jogada muito bem desenhada pela equipa orientada por Alex Pinto. Janice, de calcanhar, deixou na cara da guarda-redes a ala encarnada, esta não desperdiçou, e fez o 3-2.

 

A três minutos do final, Lívia Andrade, com um grande remate alto e cruzado, aumentou a vantagem das águias e deixou a final muito mais perto (4-2, aos 37').

 

O 5-2 podia ter surgido aos 49', altura em que Fifó, numa iniciativa individual, tirou uma adversária do caminho, tentou servir Maria Pereira, mas a bola foi intercetada por uma oponente, impedindo que a universal fizesse o golo.

 

Pouco depois o jogo terminou. O Benfica selou a passagem à final da Taça de Portugal e, neste domingo, 30 de março, às 17h00, vai lutar pelo seu 9.º troféu da prova-rainha, o 2.º consecutivo.

 

Pela frente estará o Nun'Álvares, equipa que, na outra meia-final, afastou o Torreense – finalista vencido a última edição –, ao triunfar por 5-1.


DECLARAÇÕES


Alex Pinto (treinador do Benfica): "Marcamos presença na final [domingo, 30 de março, às 17h00], vencemos num jogo bastante equilibrado. Por demérito nosso, que entrámos com demasiada apatia, não fomos o Benfica que queremos ser durante os 40 minutos. Tivemos momentos bons, mas também tivemos alguns momentos muito aquém daquilo que podemos fazer. Mérito, também, ao Feijó, uma equipa extremamente organizada, que nos surpreendeu aqui na forma como encarou o jogo, não sendo tão pressionante, nem tão agressiva a defender, tal como tinha sido na Taça da Liga. Os momentos de variabilidade tática, com a guarda-redes subida, ou de 5 para 4, nós já estávamos precavidos para isso. E, mesmo assim, tivemos uma falha grave defensiva e permitimos o empate. Mas esta equipa tem muita maturidade e, após estar a perder, após virar para 2-1, e ter sofrido novamente o empate, conseguiu, paulatinamente, ganhar confiança, ganhar tranquilidade e chegar à vantagem de dois golos."

 

Janice Silva (pivô do Benfica): "Antes de mais, dar os parabéns à equipa do Feijó, que nos criou bastantes dificuldades. Já sabíamos o que o outro lado gasta, até porque na última final four da Taça da Liga apanhámos o Feijó. Mas estamos de parabéns, porque conseguimos o objetivo, que era passar à final. Agora é desfrutar e pensar no jogo de amanhã, que vai ser um jogo superdifícil."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/29/futsal-feminino-benfica-futsal-feijo-meia-final-final-four-taca-de-portugal

 

Coming soon


By Universo Benfica on Sunday, 30 March 2025